Peço desculpa por incluir as fotos directamente no fórum mas a minha área brickshelf ainda continua à espera de ser pública.
Este projecto começou com 'pitagoras-elevator.jpg', algures em Janeiro de 2014. Um elevador (torre + cabina, 1 motor XL e 2 sensores de toque) controlado por Raspberry Pi [sim, podia ser Mindstorms... mas não era a mesma coisa - e alimento a esperança de um dia usar o Pi como uma plataforma simples de introduzir a miudagem nas Engenharias, coisa que o Mindstorms apesar de tudo ainda não é]
O filhote mais velho lançou nessa altura o bichinho logo com 2 perguntas:
«Pai, consegues fazer maior?»
«Pai, e se em vez de um boneco o elevador levasse berlindes como nos videos [i.e. GBC]?»
Após algumas encomendas e experiências, 'elevador01.jpg' foi montado neste fim de semana de 14-16 de Março) e teve grande participação do filhote (inclusive controlo de qualidade!). Tem de altura 8 beams de 15L = 120L, praticamente 1 metro. Falta terminar a cabina e toda a electrónica associada e fazer mais algum reforço... além de uniformizar as peças, não sei se já vos aconteceu descobrirem a meio que não têm as peças suficientes
'elevador02.jpg' mostra o pormenor do Homem-Aranha para dar uma ideia da escala.
O projecto está-se a revelar muito interessante por me obrigar a investigar estruturas de Engenharia Civil (treliças / trusses) por forma a garantir um mínímo de rigidez sem inflacionar ainda mais o número de peças. E aproveito e ensino disfarçadamente ao filhote algumas noções de geometria.