[DIY] Power Adapter para NXT/EV3

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[DIY] Power Adapter para NXT/EV3

Mensagem por CyberX »

Sei que não é novidade, o Philo tem no site dele duas formas diferentes de ligar um regulador DC a um NXT/EV3 para não andar a gastar pilhas ou para se garantir uma alimentação constante ao longo de todo o tempo de utilização.

Mas duvido que alguém alguma vez tenha usado um rebite num EV3 :D

Imagem
Imagem

Instruções detalhadas no meu blog, fotos de cada passo no meu espaço Brickshelf (assim que disponível).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: [DIY] Power Adapter para NXT/EV3

Mensagem por AVCampos »

Isso é o tipo de coisa que já há muito que queria ter feito para os meus pBricks, mas nunca calhou fazer. :clapping:

É preciso é cuidado com o RCX e com o EV3, para não desligar a alimentação à bruta: o primeiro porque estraga o condensador que mantém os programas e o firmware em memória, e o segundo porque precisa de algum tempo para fazer "shutdown" correctamente e não corromper os seus dados.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Re: [DIY] Power Adapter para NXT/EV3

Mensagem por CyberX »

No caso do RCX não sei, nunca tive a sorte de ter nenhum, mas no caso do EV3 como estou a fazer o boot de um cartão micro-SD com o ev3dev, não me preocupo - ficheiros abertos ficam simplesmente por fazer o commit para o file system que como é ext3 pode ser corrigido tirando o cartão para fora e fazendo um fsck no meu portátil (ext3 já tem um journal, não é 100% indestrutível mas já tem alguma robustez, ainda há dias recuperei um disco com uma estrutura semelhante de um PC industrial no terreno há 8 anos e que passava a vida a ir abaixo devido a cortes de energia causados por ladrões de cobre).

E claro que faço backups regulares, a minha vida é muito monótona ;)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder