Sei que não é novidade, o Philo tem no site dele duas formas diferentes de ligar um regulador DC a um NXT/EV3 para não andar a gastar pilhas ou para se garantir uma alimentação constante ao longo de todo o tempo de utilização.
Mas duvido que alguém alguma vez tenha usado um rebite num EV3
Instruções detalhadas no meu blog, fotos de cada passo no meu espaço Brickshelf (assim que disponível).
Jorge Pereira «De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Isso é o tipo de coisa que já há muito que queria ter feito para os meus pBricks, mas nunca calhou fazer.
É preciso é cuidado com o RCX e com o EV3, para não desligar a alimentação à bruta: o primeiro porque estraga o condensador que mantém os programas e o firmware em memória, e o segundo porque precisa de algum tempo para fazer "shutdown" correctamente e não corromper os seus dados.
No caso do RCX não sei, nunca tive a sorte de ter nenhum, mas no caso do EV3 como estou a fazer o boot de um cartão micro-SD com o ev3dev, não me preocupo - ficheiros abertos ficam simplesmente por fazer o commit para o file system que como é ext3 pode ser corrigido tirando o cartão para fora e fazendo um fsck no meu portátil (ext3 já tem um journal, não é 100% indestrutível mas já tem alguma robustez, ainda há dias recuperei um disco com uma estrutura semelhante de um PC industrial no terreno há 8 anos e que passava a vida a ir abaixo devido a cortes de energia causados por ladrões de cobre).
E claro que faço backups regulares, a minha vida é muito monótona
Jorge Pereira «De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»