[WIP] LEGO Dojo

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[WIP] LEGO Dojo

Mensagem por CyberX »

Tenho andado a brincar com umas coisas electrónicas que achei que poderiam acrescentar algum interesse ao Mindstorms.

A minha primeira prova de conceito baseia-se nesta ideia do [member=6635]Reekardoo[/member]  que surgiu no tópico 3 mosqueteiros - a prisão do homem da máscara de ferro...

Imagemskirmish by Reekardoolego, on Flickr

Daqui a uns dia espero mostrar-vos algo mais elaborado e documentado, com Mindstorms EV3 em vez de um PC. A ideia é o EV3 contabilizar pontos (toques de espada no peitoral) e por exemplo atribuir a vitória ao primeiro jogador com 10 pontos.

Como sempre, sugestões e críticas são bem vindas.
Última edição por CyberX em 06 jul 2015, 23:50, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Re: LEGO Dojo

Mensagem por PocasNuckie »

Epá espectacular  :clapping:
Imagem
Reekardoo
Full Member
Full Member
Registado: 23 set 2012, 21:36

Mensagem por Reekardoo »

Genial!!!! Quando sair a versão definitiva quero 1 :D    :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe: :fixe:
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Arranjo para todos os que quiserem mas infelizmente a versão final não vai ficar barata, um EV3 custa uns €200, o Makey Makey  €55 e um frasco de tinta condutora uns €23.

A montagem em si é bastante simples e eu vou disponibilizar instruções detalhadas a pensar em adolescentes/oficinas escolares. Por isso quem quiser pode comprar em lojas online e montar por si para funcionar com um PC, sempre sai um pouco mais barato - e este vai ser dos meus raros projectos que funciona também em Windows por isso se alguém tiver um Magalhões que ainda funcione deve dar (provavelmente Macs tb mas não tenho para testar).

A tinta condutora, quem tiver paciência, pode ser feita com pó de carvão de lápis, sempre se poupam uns euros.
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

O conceito está muito bom  :clapping:
Mas pelo que dizes parece-me um pouco expensive para quem não tenha as peças necessárias..  :-\
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

É verdade.

Mas uma vez que uso apenas 2 contactos penso que é possível dispensar o Makey Makey e fazer uma ligação directa ao Mindstorms, usando as minifigs como sensores de toque. Depois hei-de aprofundar melhor essa ideia, se estiver certo é possível usar com EV3, NXT e até mesmo RCX (e agora arranjam-se RCX por cerca de 20 EUR).

E também é possível usar um Raspberry Pi, custa apenas uns 40 EUR. Também vou considerar.
Jorge Pereira
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Pois isso com um Rasp é que era bem esgalhado.  :fixe:
Imagem
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Primeira versão funcional... mas alguma coisa não deve estar bem que o meu miúdo ganha-me sempre :D

Próximos passos:
- disfarçar a cablagem, sobretudo a parte de contacto nas minifigs
- reforçar a fixação à base das minifigs... caem no meio do combate... kragle ou massa adesiva é muito tentador, algumas ideias menos radicais e mais inteligentes?
- melhorar o código, dar voz ao árbitro...
- pedir à marida para fazer fotos e video decentes e focar-me para tentar ganhar ao menos um jogo
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator

Mensagem por gads »

Hahaha!
Muito bom  :clapping:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Melhorei (opinião discutivel) o aspecto dos bastoes:

ImagemDojo02 by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemDojo03 by Jorge Pereira, on Flickr

A minifig já se mantém mais firme no bastão e o elástico (à semelhança do sistema dos guarda-redes) impede a minifig de tombar para os lados (mas falta arranjar uma forma melhor de impedir que o elástico fuja).

Nas fotos não há ainda ligação da espada e da armadura à ficha LEGO 9V mas não será difícil com pequenos pedaços de fio eléctrico soldados aos contactos da ficha e colados à espada/armadura com algum tipo de cola condutora (nem que seja a própria tinta condutora às carradas).
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator

Re: [WIP] LEGO Dojo

Mensagem por gads »

Sempre a andar  :clapping:
Estou com vontade de experimentar isso  :fixe:
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Estou com vontade de experimentar isso  :fixe:
Lamento refriar entusiasmos mas a experiência de jogo não é grande coisa. Em parte porque as minifigs são idênticas e por isso se estiverem articuladas na mesma posição o resultado é quase sempre o mesmo. Talvez se o jogo se desenrolar por varios sets e entre cada set se permita mudar a posição  das minifigs a coisa melhore.

Outra hipótese é as minifigs não serem idênticas mas isso obriga-me a ter uma catrafada de armaduras e armas pintadas com tinta condutora e arranjar uma forma as ligar de forma não permanente à ficha LEGO 9V. Como não quero usar os crocodilos do Makey Makey (são muito grandes, acho que fica feio) tinha que arranjar um tipo qualquer de micro-plugs, talvez micro-bananas.
Esta é ainda assim a melhor hipótese, permitia aos jogadores costumizar o seu guerreiro um pouco à maneira dos Ninjago Spinjitzu e dos Beyblades.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Afinal não preciso de micro-plugs, as fichas LEGO 9V servem perfeitamente. Embora ao preço que andam os cabos de 9V no Bricklink qualquer dia mais vale usar apenas Power Functions.

Numa próxima revisão acho que vou usar um ficha para a armadura e outra ficha para a espada, ligando cada uma apenas a um contacto (por exemplo as espadas usariam o positivo e as armaduras o negativo). Assim podiam-se trocar apenas as armaduras ou apenas as espadas.

ImagemDojo04 by Jorge Pereira, on Flickr

ImagemDojo06 by Jorge Pereira, on Flickr

Na próxima revisão vou também lembrar-me de medir os cabos antes de os colar, para não ter aquele caracol de cabo nas costas do guerreiro.
Usei a própria tinta condutora como cola mas não me inspira muita confiança, talvez cubra com verniz acrílico incolor para proteger.
Jorge Pereira
Responder