[Ideia] Super-bateria kosher / para puristas

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[Ideia] Super-bateria kosher / para puristas

Mensagem por CyberX »

Parece-me uma ideia tão simples que me admira ainda não ter visto em mais lado nenhum - por favor digam-se se já tiverem visto em algum lado.

A minha ideia é enfiar uma bateria recarregável de alta currente dentro de uma caixa 9V/PP3 (4760c01):
Imagem
Imagem

Se usar uma LiPo de 2 células (2S) tenho 7.4 V, semelhante à LiPo Power Functions.
Se usar uma LiPo 3S tenho 11.1 V o que para motores PF XL, PF Train ou 9V RC é considerável mas como quero usar com o SBrick devo acrescentar um diodo de alta corrente para baixar para uns 10.5 V [que não tenho a certeza se será tb seguro para usar com os comandos PF IR, tenho de reler umas coisas no Philo].

Em ambos os casos, livro-me da limitação interna das baterias Power Functions que cortam em torno dos 800 mA - com as baterias que tenho em vista consigo sem problemas 10A constantes o que deve ser mais que suficiente para derreter o isolamento dos cabos 9V.

Não envolve qualquer modificação da caixa LEGO, apenas preciso de garantir que a bateria Lipo tenha uma ficha do tipo PP3. Portanto pacífico até mesmo entre os adeptos mais puristas do Bright Side, não? E por consequinte sem qualquer procedimento disciplinar :)
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Re: [Ideia] Super-bateria kosher / para puristas

Mensagem por CyberX »

A ideia é esta:
ImagemSuper-battery kosher/purist by Jorge Pereira, on Flickr

De momento só tenho duas baterias LiPo que cabem lá dentro, esta (7.4V/450mAh) e uma um pouco maior, salvo erro 600 mAh que cabe à conta mas depois tenho alguma dificuldade em enfiar a ficha PP3 e fechar a tampa.

450 mAh é apenas 40% da capacidade da PF LiPo por isso a ideia só é útil para quem quer correntes altas em vez de grandes autonomias. Desta bateria em concreto não tenho mais dados técnicos mas é razoável assumir 10C portanto 4500 mA de corrente constante e um bocado mais de pico, suficiente para alguns abusos com o SBrick.

Entretanto ando à procura de baterias de 3 células (3S, 11.1V) pequenas mas está dificil encontrar em fontes seguras.
Jorge Pereira
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Mensagem por Jorge Reis »

Continua essa experiência e depois falamos.

Se pensares em usar o x-acto penas nas caixas de pilhas novas! Pode ser uma grande solução
Imagem
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

X-acto? :) desta vez não

Para danificar alguma coisa para além dos cabos 9V e Power Functions então mais vale fazer as minhas próprias peças em resina epoxy ou polymorph ou até esferovite+acetona, enquanto o Pai Natal não me traz uma impressora 3D (este ainda não é o ano).
Jorge Pereira
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

[quote="CyberX"]
Entretanto ando à procura de baterias de 3 células (3S, 11.1V) pequenas mas está dificil encontrar em fontes seguras.
[/quote]

E qual é o tamanho máximo?
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Estou a usar como referência uma PP3 da Duracell,
48.5 mm x  26.5 mm x 17.5 mm

Encontrei no site hobbyking.com apenas três 3C que se adequam:
Turnigy nano-tech 450mAh 3S 65C Lipo (E-flite Compatible Blade 180CFX EFLB4503SJ30) (49x28.5x16mm)
Rhino 360mAh 3S 11.1v 20C Lipoly Pack (42x20x23mm)
Turnigy nano-tech 180mah 3S 25~40C Lipo Pack (35x20x15mm)

A primeira é de longe a melhor mas é rés-vés-campo-de-ourique e não sei se sobra espaço para enfiar um díodo de potência que reduza de 11.1V para ~10.5V para jogar pelo seguro. Mas se couber seriam 6A constantes (o máximo que os díodos de potência que eu arranjo aguentam) ou cerca de 60 Watt úteis, o que também é mais ou menos o limite do SBrick.

Por enquanto vou-me ficar pela da foto, tenho de fazer algumas experiências para demonstrar o interesse da coisa.
Jorge Pereira
namogel
Newbie
Newbie
Registado: 03 set 2014, 16:26

Mensagem por namogel »

A ideia está muito boa. Parabéns ;)
Os meus lego e as minhas apostas
Responder