Diorama Medieval colaborativo

Para os entusiastas das batalhas épicas da história universal!
Responder
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[quote="agadoijo"]
Certo, mas a baseplate mais barata de 16x16 em green é tipo 3.70 eur no Bricklink...
[/quote]

[quote="Conchas"]
No LUGBULK saem mais baratinhas... :)
[/quote]

[member=68]Conchas[/member]
Achas que ainda será possível encomendar estas baseplates pelo LUGBULK?
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Referia-me às plates.

Quanto à disponibilidade de baseplates tenho de ver noutra altura... :P
Lembra-me no Sábado.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Mais um teste, desta vez com muralhas "lisas" mas mantendo um balcão matacães (os tais arcos).
Relativamente à construção, gostei do efeito se for aplicado uma textura que quebre a monotonia do cinzento.
Curiosamente, como mantive o mesmo balcão e amuras, gostei da integração com as muralhas dos arcos.


Entretanto, lembrei-me do meu projecto do Castelo de Porto de Mós que já tem uns anos e que ainda não viu a luz do dia mas que encaixa perfeitamente neste tema medieval.
Estou a tentar construí-lo o mais "realista" possível e segundo o que consegui apurar, o castelo sofreu várias alterações ao longo dos anos mas tinha umas amuras bastante elaboradas.
Na imagem os arcos que se vem a tan, na verdade deveriam ser alaranjados pois os arcos eram em tijolo. O que não consegui perceber é se as amuras também seriam em tijolo ou se seriam em pedra.

Esta fortificação é bastante engraçada e foi parcialmente recuperada no tempo de Salazar (vocês sabiam que a maior parte das amuras que vemos nos castelos hoje em dia foram feitas ou reconstruídas pelo programa de governo do Salazar?) depois de ter sofrido grandes danos no terramoto de Lisboa em 1755.

Isto para dizer que nem todas as muralhas em Portugal (o castelo de Leiria é outro exemplo) tem de ser completamente lisas. Aliás, depende muito da época histórica que nos estamos a referir. No inicio da idade medieval as muralhas eram simples e nem amuras tinham. As torres de menagem, alambor, balcões, amuras, vários tipos de seteira, janelas, etc. foram sendo adicionados ao longo dos tempos e nem todos os castelos tinham.

Ou seja, dá para inventarmos muita coisa mesmo com alguma coerência histórica só temos é de optar por uma opção :)
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG). :)

Acho que assim dá espaço a todos para brilharem e fazerem um pouco ao seu gosto, com as penças que têm ou pensam adquirir. :fixe:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Tb gosto muito desse teste. E posto ao lado da versão mais moderna dá a sensaçao de ter havido um restauro da muralha.

Eu já encomendei uns quantos 2x2 LBG, hão-de servir para qualquer coisa e preciso de matéria prima para o portão com ponte levadiça.
Já tenhos umas ideias, tanto para o portão como para a grade (portcullis), farei uma primeira versão lisa para testar as engrenagens e depois preocupo-me com os acabamentos.

Comecei tb com um fosso, aproveitando as minhas BURPS.
@ gads, que planos tinhas para o fosso? Isto não dá para rodear uma muralha enorme com um fosso a toda a volta, ninguém tem BURPs suficientes. Temos que inventar um truque qualquer, como uma lagoa (castelo de Eilean Donan, do filme "Highlander"):
Imagem

ou então limitar o fosso a um pedaço da muralha, como no Castelo de S. Jorge (que acho que foi lá colocado só pelo romantismo de ter uma ponte levadiça, por sinal micro e quase dos fundos).
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

Bem, o que estava a pensar em termos de layout era termos o castelo elevado com um ou dois níveis de terreno (podíamos até ter uma parte mais elevada).

Para o fosso, estava a pensar fazer parte de um rio usando água real que passava em frente ao castelo e que desaguava numa baía do lago semelhante ao que tínhamos em Tomar.

Acho que será mais fácil mostrar o que tinha em mente com um esquema do pseudo-layout.
Vou tratar disso e publico aqui mais tarde.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7882
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Eu queria se fosse possível ficar responsável por duas torres. A minha ideia era fazer cada uma numa baseplate de 32x32, fazendo eu a torre e os 2 pedaços de muralha exactamente a seguir para cada um dos lados (ficando depois o remanescente 1/4 da baseplate livre para dentro da muralha).

Mas isto para já é preciso saber se se vai usar baseplates ou plates. E depois é preciso saber mesmo o desenho/textura das muralhas que sem isso não vale a pena avançar com nada.  :fixe:
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="PocasNuckie"]
Eu queria se fosse possível ficar responsável por duas torres. A minha ideia era fazer cada uma numa baseplate de 32x32, fazendo eu a torre e os 2 pedaços de muralha exactamente a seguir para cada um dos lados (ficando depois o remanescente 1/4 da baseplate livre para dentro da muralha).

Mas isto para já é preciso saber se se vai usar baseplates ou plates. E depois é preciso saber mesmo o desenho/textura das muralhas que sem isso não vale a pena avançar com nada.  :fixe:
[/quote]

Parece-me muito boa ideia :)
Eu também devo fazer uma torre.

Em relação à baseplate vs plate, será baseplate.
A textura da muralha será definida no máximo até inicio da semana que vem que o pessoal tem de começar a construir para haver tempo para tudo.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[quote="Conchas"]
Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG). :)
[/quote]

x2
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Avatar do Utilizador
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Mensagens: 7882
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Localização: Miranda do Corvo
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por PocasNuckie »

Siga  {plugfest}
Imagem
Avatar do Utilizador
gads
Administrator
Administrator
Mensagens: 6366
Registado: 11 set 2006, 23:58
Localização: Oeiras

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por gads »

[quote="AGarcia"]
[quote="Conchas"]
Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG). :)
[/quote]

x2
[/quote]

A sério que vocês preferem uma parede lisa LBG sem qualquer textura?
:-X
Guilherme Santos
www.historybricks.com
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

A malta do Technic tem a estética de um ogre. Eu vejo com bons olhos meia duzia de DBG e algum Light Gray antigo, e a textura à base de peças variadas sobretudo LBG. Sand green é q já não e ainda para mais custam os olhos da cara.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por Conchas »

Com textura sim, claro! Embora me tencione focar essêncialmente nos masonery bricks e algumas tiles sobressaídas (poucas).
Mistura de bricks DBG é que não - o contraste é demasiado grande.
Quando muito alguns Sand Green (poucos) - os que Jorge não gosta. :)

Pelo menos é assim que imagino agora a minha seção de muralha. :D
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
CyberX
Sócio
Sócio
Mensagens: 4536
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Localização: Mira Sintra
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por CyberX »

Vá lá temos consenso no LBG, ainda não veio ninguém com muralhas Friends :-)
Eu ainda faço uma secção em ruinas só pela textura...
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Avatar do Utilizador
AGarcia
Administrator
Administrator
Mensagens: 4975
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Localização: Peniche
Contacto:

Re: Diorama Medieval colaborativo

Mensagem por AGarcia »

[quote="gads"]
[quote="AGarcia"]
[quote="Conchas"]
Gosto muito desse teste!! Embora eu seja mais adepto de uma versão mono-cromática (LBG). :)
[/quote]

x2
[/quote]

A sério que vocês preferem uma parede lisa LBG sem qualquer textura?
:-X
[/quote]

Com textura sim, mas sem variações de cor, queria eu dizer.
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
Responder