LEGO WeDo 2.0

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

LEGO WeDo 2.0

Mensagem por CyberX »

O Jetro publicou ontem no TB um artigo sobre o novo WeDo (LEGO Education).

Curiosamente fizeram-me ontem chegar a novidade por e-mail um link do LEGO Education sobre a mesma coisa, onde encontrei 2 ou 3 pontos que me interessam particularmente e acrescento aqui.

Basicamente, o WeDo 2.0 SmartHub é um género de meio-SBrick com a possibilidade de usar sensores: 2 fichas que tanto podem ser saída (motores e luzes) como entrada (sensores). A comunicação é Bluetooth 4.0 (BLE, low energy) e podem ser usadas duas pilhas AAA ou uma bateria Li recarregável em formato LEGO.
Não sei porquê há uma limitação do software a usar no máximo 3 SmartHubs. Isso limita a um máximo de 6 motores, mais ou menos o mesmo que usar 3 comandos PF IR. Eu espero contornar essa limitação, se o preço me permitir ter mais 3 SmartHubs comigo.

Tal como o Jetro diz, os conectores PF e Mindstorms actuais parecem ser para acabar:
Q: What does that mean for the existing plug systems on other Power Function and MINDSTORMS products? Will they also be changed?
A: Yes, eventually we will convert to the new plug system after a transition period. The exact timing of this transition has not been determined.
Adaptadores não me cheira que venham a haver mas cabos são cabos e ferros de soldar são ferros de soldar :) Mas agrada-me que Power Functions e Mindstorms se fundam em termos de cablagem, embora a malta dos comboios e do Technic não vá achar muita piada no inicio. Deixa de haver motores de primeira e de segunda e a complicação dos adaptadores de um para o outro.

Os sistemas operativos do costume recebem um acrescento mobile, agrada-me sobretudo o Android. Sendo Bluetooth 4.0, se o Android fala com o WeDo 2.0 o Linux também e portanto o meu Ubuntu e o meu ev3dev também. Além disso a LEGO aposta (parcialmente) no open source:
Q: Is WeDo 2.0 open source?
A: WeDo 2.0 will provide an open source SDK, enabling programmers to communicate with the Smarthub via Bluetooth 4.0.
Além disso explicitamente referem o Scratch, que eu acho ser uma excelente aposta no mundo escolar.
Q: Is it Scratch compatible?
A: Yes, it is.
Por isso se o preço não for exorbitante o WeDo 2.0 é bastante interessante. Como a minha experiência com a LEGO e com a Education me diz que vai ser estupidamente caro, cheira-me a flop como foi o WeDo inicial mas ficam os dispositivos e a indicação das novas fichas.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
PauloS
Newbie
Newbie
Registado: 15 dez 2015, 21:23

Re: LEGO WeDo 2.0

Mensagem por PauloS »

Olá.
Também li este artigo e fiquei com curiosidade.
Como gostaria de dar o salto para algo mais que as PF via IV, fico a aguardar se realmente vale a pena investir no WeDo 2.0 ou não.

Conselhos serão bem vindos. :)
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Pareceu-me um kit interessante para o propósito que pretende atingir mas acho que poderiam ficar a ganhar se incluissem dois motores invés de apenas um.
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Ainda ficava mais caro, pelos vistos o kit inicial custa uns 150€ - em Portugal através do canal oficial portanto Portugal Didáctico, o site não faz referência mas disseram-me hoje que em Santarém já vendem a quem queira / consiga comprar.

2 motores seria realmente interessante, como nos Mindstorms, mas impedia o uso de sensores e por isso deixava de ser um robot e passava a ser um autómato ou um carro telecomandado. Não é que para os mais crescidos faça muita diferença mas a idea é ensinar miúdos a programar e por isso são necessários dispositivos de "input".

Eu acho 150€ um disparate. Vou tentar arranjar, claro que vou, mas se possivel só por partes (o SmartHub para começar).
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Para além disso, o Smarthub funciona com apenas 2 pilhas AA ou bateria de 3.7 V, que é 1/3 do que o Power Functions actual usa. Portanto este sistema actualmente só é útil para "trabalhos" leves... Não duvido que futuramente venham a aparecer componentes PF2 mais potentes.

Aqui está uma análise mais detalhada aos componentes: http://www.technicbricks.com/2016/01/we ... parts.html
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Os dispositivos em si tanto faz, o Wedo original é USB portanto 5 Volt e os motores PF funcionam razoavelmente (claro que que meter um XL num WeDo é um contrasenso, mas funciona) e ter algo que funciona com 3V até é bom, permite funcionar com paineis solares (deve com certeza sair um novo painel solar LEGO Education com nova ficha) e com geradores eólicos feitos em LEGO.

O que me preocupa é aquela fichazinha de 6 pinos de baixo perfil.. tenho algumas dificuldades em ver 1A a circular ali por isso não sei se vão haver novos motores "PF2" XL ou mesmo Mindstorms "EV4"Large.

Bom mesmo bom era novos micro-motores.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

A loja online LEGO Education tem estes artigos:

45301 WeDo 2.0 Smart Hub $59.95
  45303 WeDo 2.0 Medium Motor $21.95
  45304 WeDo 2.0 Motion Sensor $21.95
  45305 WeDo 2.0 Tilt Sensor $21.95
  45302 WeDo 2.0 Smarthub Recheargeable Battery $59.95
5004838 WeDo 2.0 Add-On Power Pack $79.55
  45300 WeDo 2.0 Core Set $159.95

há tb software, não listei aqui

O Core Set é caro. Só o Smart Hub tb acho caro, não tanto quanto comparado com o SBrick mas não joga no mesmo campeonato. O motor e os sensores em si já são aceitáveis.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Por enquanto o problema de se comprar só o Smart Hub é que não se consegue fazer nada com ele sem desmbolsar também em motores/sensores... :-\
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
Por enquanto o problema de se comprar só o Smart Hub é que não se consegue fazer nada com ele sem desmbolsar também em motores/sensores... :-\
[/quote]

Quase nada não é nada: o Smart Hub tem uma superficie cuja cor é controlavel, provavelmente um LED RGD. Portanto para testes básicos de protocolo serve.
Depois é arranjar um cabo e fazer um adaptador para os motores e luzes PF.
Mais depois é fazer um adaptador para sensores de toque.
E depois estamos lançados.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

A Portugal-Didáctico "tem" o Smart Hub por 58.95€  IVA incluído.
Ainda não tem é prazos de entrega, fiquei em lista de espera. Palpita-me que não chega a tempo do BRInCKa de Oeiras :(
Jorge Pereira
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

Esta LEGO sempre a mudar as normas de cabos e/ou ligações, não dá com nada!  :notcool:
#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG - Sanjoanense BRInCKa 2026 - 3 a 5 de outubro
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AGarcia"]
Esta LEGO sempre a mudar as normas de cabos e/ou ligações, não dá com nada!  :notcool:
[/quote]

Ainda por cima usam fichas não-standard. As "RJ12" do NXT/EV3 ainda havia forma de lhes dar a volta mas estas ainda não encontrei nada parecido. O que não quer dizer que eu não tenha já uma forma de lhes ligar qualquer coizita, mas andar a fazer a minha própria ficha cada vez que quero ligar uma cena nova é para esquecer.
Jorge Pereira
PauloS
Newbie
Newbie
Registado: 15 dez 2015, 21:23

Mensagem por PauloS »

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Acordo este tópico para comunicar aos potenciais interessados que já consigo controlar 1 motor WeDO 2.0 a partir do meu Ubuntu. Bolas, 2 semanas mais cedo e ainda fazia um hackathon em Paredes de Coura!

E antes de mais o meu muito obrigado à LEGO Education por nunca ter respondido aos meus mails e obrigar-me a varrer a NET à procura de fragmentos de código de gajos ainda mais geeks que eu!  :notcool:

Como logo hoje não me lembrei de trazer um EV3 fica para logo à noite a estreia mundial ao vivo e a cores de um Mindstorms EV3 a comunicar com um WeDO 2.0.

Para os mais geeks é tal e qual como com o SBrick: há uns quantos serviços (handles) BLE e para controlo dos motores usa-se o handle 0x3d, bastando enviar-lhe 4 bytes:

01 ou 02 para a porta
01 para o comando de accionar motor
01 para dizer que segue mais um byte (isto é parvo, mas enfim)
nn para dizer a velocidade, sendo que:

00h..64h dá velocidades de 0 a 100%
9Ch..00h dá velocidades de -100% a 0%

Da linha de comando de um Debian / Ubuntu / ev3dev / Raspbian isso faz-se assim:

Código: Selecionar todos

sudo gatttool -i hci0 -b A0:E6:F8:1E:58:57 --char-write-req -a 0x003d -n 01010164
sleep 1
sudo gatttool -i hci0 -b A0:E6:F8:1E:58:57 --char-write-req -a 0x003d -n 01010100
Hão-de se seguir os habituais exemplos em bash e python.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

O video prometido:

Arranjei finalmente uma library de python para Blueooth Low Energy (gattlib). Tem umas arestazitas e foi o cabo dos trabalhos para enfiá-la no EV3 mas lá consegui por isso o código, apesar de ter de ficar para mais tarde, fica mais poderoso (e posso depois aproveitá-lo para o SBrick).

Se alguém me arranjar o SDK do WeDO 2.0 fico-lhe eternamente agradecido. Preciso dele (ou pelo menos umas amostras de código) para descobrir como controlar o LED RGB do WeDo 2.0 Hub e como ler sensores - o indiano da Microsoft que encontrei na Net só tem informação útil para motores.
Jorge Pereira
Responder