Curiosamente fizeram-me ontem chegar a novidade por e-mail um link do LEGO Education sobre a mesma coisa, onde encontrei 2 ou 3 pontos que me interessam particularmente e acrescento aqui.
Basicamente, o WeDo 2.0 SmartHub é um género de meio-SBrick com a possibilidade de usar sensores: 2 fichas que tanto podem ser saída (motores e luzes) como entrada (sensores). A comunicação é Bluetooth 4.0 (BLE, low energy) e podem ser usadas duas pilhas AAA ou uma bateria Li recarregável em formato LEGO.
Não sei porquê há uma limitação do software a usar no máximo 3 SmartHubs. Isso limita a um máximo de 6 motores, mais ou menos o mesmo que usar 3 comandos PF IR. Eu espero contornar essa limitação, se o preço me permitir ter mais 3 SmartHubs comigo.
Tal como o Jetro diz, os conectores PF e Mindstorms actuais parecem ser para acabar:
Adaptadores não me cheira que venham a haver mas cabos são cabos e ferros de soldar são ferros de soldarQ: What does that mean for the existing plug systems on other Power Function and MINDSTORMS products? Will they also be changed?
A: Yes, eventually we will convert to the new plug system after a transition period. The exact timing of this transition has not been determined.
Os sistemas operativos do costume recebem um acrescento mobile, agrada-me sobretudo o Android. Sendo Bluetooth 4.0, se o Android fala com o WeDo 2.0 o Linux também e portanto o meu Ubuntu e o meu ev3dev também. Além disso a LEGO aposta (parcialmente) no open source:
Além disso explicitamente referem o Scratch, que eu acho ser uma excelente aposta no mundo escolar.Q: Is WeDo 2.0 open source?
A: WeDo 2.0 will provide an open source SDK, enabling programmers to communicate with the Smarthub via Bluetooth 4.0.
Por isso se o preço não for exorbitante o WeDo 2.0 é bastante interessante. Como a minha experiência com a LEGO e com a Education me diz que vai ser estupidamente caro, cheira-me a flop como foi o WeDo inicial mas ficam os dispositivos e a indicação das novas fichas.Q: Is it Scratch compatible?
A: Yes, it is.