De certa forma o set BOOST que saiu está a fazer 1 ano é já "Powered Up". O sistema LEGO EDUCATION WeDo 2.0 nem por isso, vamos dizer que é um protótipo.
Os novos comboios são já Powered Up, assim como um set do carro do Batman. Há ainda novos comboios DUPLO que não são anunciados como Powered Up mas na verdade são-no.
Haverá muito provavelmente outros conjuntos a incluir Powered Up mas não perguntem por Technic nem MINDSTORMS, isso ainda está no segredo dos deuses nórdicos.
Para quem não sabe, o Powered Up é de certa forma um SBrick bem mais complexo (incluindo o SBrick+). Consiste em caixas semi-inteligentes (os "Smart Hubs") aos quais podemos ligar motores, sensores e outros dispositivos, infelizmente todos eles usando uma nova ficha de 6 pinos e um protocolo novo.
O BOOST tem um Smart Hub com 2 motores embutidos e duas fichas parta dispositivos externos. Tem também mais alguns dispositivos internos (como um sensor de orientação "tilt" e um LED multicor).
Os comboios e o carro do Batman trazem um novo Smart Hub do qual ainda não conheço o nome oficial, vou por isso chamá-lo de "Hub NO.4" que é como ele se apresenta por Bluetooth quando é ligado.
Há uma thread no Eurobricks onde se discute um bocado este novo dispositivo e modéstia à parte o meu trabalho de reverse engineering do BOOST foi bem empregue, já apareceram aplicações para Apple (Swift) e Node.js.
Eu desta vez começo tarde mas como continuo a ser o único maluco a usar MINDSTORMS EV3 com este tipo de produtos mantenho-me o lider isolado na minha competição
O "hub NO.4" é, até prova em contrário, o "Smart Hub" do BOOST reduzido ao essencial: um LED multicor e duas fichas. Naquilo que a um programador interessa, é exactamente o mesmo. Daí que os meus exemplos em linux bash, python e App Inventor funcionem todos com muito poucas modificações.
Nas próximas semanas vou andar a partir pedra para recondicionar a minha library de python para fundir o BOOST Smart Hub e o "HUB NO.4" e pelo meio conto ir mostrando alguns exemplos com MIT App Inventor 2 para quem queira fazer a sua aplicação em Android. Talvez volte ainda a pegar no Scratch ou no Snap! se o tempo o permitir.
Para os que se perguntam se isto substitui o SBrick respondo já que não. A malta que usa o SBrick espera potência e 4 dispositivos, o "HUB NO.4" não corre nesse campeonato. Mas é uma questão de tempo até surgir outro Smart Hub qualquer para o universo Technic.
Por agora deixo-vos a primeira vez que um MINDSTORMS EV3 controla a versão Powered Up de um motor M ligado a um "HUB NO.4":