[Powered Up] MINDSTORMS EV3 + Powered Up

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

[Powered Up] MINDSTORMS EV3 + Powered Up

Mensagem por CyberX »

Antes de mais, a LEGO decidiu trocar o nome "Power Functions 2" por "Powered Up".
De certa forma o set BOOST que saiu está a fazer 1 ano é já "Powered Up". O sistema LEGO EDUCATION WeDo 2.0 nem por isso, vamos dizer que é um protótipo.
Os novos comboios são já Powered Up, assim como um set do carro do Batman. Há ainda novos comboios DUPLO que não são anunciados como Powered Up mas na verdade são-no.
Haverá muito provavelmente outros conjuntos a incluir Powered Up mas não perguntem por Technic nem MINDSTORMS, isso ainda está no segredo dos deuses nórdicos.

Para quem não sabe, o Powered Up é de certa forma um SBrick bem mais complexo (incluindo o SBrick+). Consiste em caixas semi-inteligentes (os "Smart Hubs") aos quais podemos ligar motores, sensores e outros dispositivos, infelizmente todos eles usando uma nova ficha de 6 pinos e um protocolo novo.

O BOOST tem um Smart Hub com 2 motores embutidos e duas fichas parta dispositivos externos. Tem também mais alguns dispositivos internos (como um sensor de orientação "tilt" e um LED multicor).

Os comboios e o carro do Batman trazem um novo Smart Hub do qual ainda não conheço o nome oficial, vou por isso chamá-lo de "Hub NO.4" que é como ele se apresenta por Bluetooth quando é ligado.
Há uma thread no Eurobricks onde se discute um bocado este novo dispositivo e modéstia à parte o meu trabalho de reverse engineering do BOOST foi bem empregue, já apareceram aplicações para Apple (Swift) e Node.js.

Eu desta vez começo tarde mas como continuo a ser o único maluco a usar MINDSTORMS EV3 com este tipo de produtos mantenho-me o lider isolado na minha competição :D

O "hub NO.4" é, até prova em contrário, o "Smart Hub" do BOOST reduzido ao essencial: um LED multicor e duas fichas. Naquilo que a um programador interessa, é exactamente o mesmo. Daí que os meus exemplos em linux bash, python e App Inventor funcionem todos com muito poucas modificações.

Nas próximas semanas vou andar a partir pedra para recondicionar a minha library de python para fundir o BOOST Smart Hub e o "HUB NO.4" e pelo meio conto ir mostrando alguns exemplos com MIT App Inventor 2 para quem queira fazer a sua aplicação em Android. Talvez volte ainda a pegar no Scratch ou no Snap! se o tempo o permitir.

Para os que se perguntam se isto substitui o SBrick respondo já que não. A malta que usa o SBrick espera potência e 4 dispositivos, o "HUB NO.4" não corre nesse campeonato.  Mas é uma questão de tempo até surgir outro Smart Hub qualquer para o universo Technic.

Por agora deixo-vos a primeira vez que um MINDSTORMS EV3 controla a versão Powered Up de um motor M ligado a um "HUB NO.4":
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Re: [Powered Up] MINDSTORMS EV3 + Powered Up

Mensagem por CyberX »

Conforme referi, os exemplos anteriores para o BOOST funcionam com o Powered Up.
Em poucos minutos reconverti a aplicação que tinha feito para o BOOST Vernie com o MIT App Inventor de modo a funcionar com o "HUB NO.4":

Na prática foi apenas remover os blocos de código que tinha para o gatilho e para o sensor de cor e desanuviar o ecran de modo a poder aumentar o joystick.

A aplicação consiste nestes componentes visuais:
Imagem

e nestes blocos de "código":
Imagem

Mais detalhes no meu blog:
https://ofalcao.pt/blog/2018/making-an- ... powered-up

Se quiserem experimentar, exportei o project (.aia) de modo que podem importar para a vossa conta App Inventor 2.

Neste artigo explico um pouco melhor como criar a App:
https://ofalcao.pt/blog/2018/making-an- ... xplanation
Última edição por CyberX em 15 jul 2018, 20:05, editado 1 vez no total.
Jorge Pereira
gads
Administrator
Administrator
Registado: 11 set 2006, 23:58

Mensagem por gads »

Tudo muito fixe e de repente vi código com caixinhas e tive um calafrio  :-X >:D ;D
Guilherme Santos
www.historybricks.com
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Sintaticamente correcto. Zero erros de compilação. Que mais podes querer?  >:D

È bom para iniciantes. Que no caso de criar Apps é o que eu sou. Ainda tentei umas coisas com Kivy (python IDE cross platform) mas quando cheguei ao SBrick, ao WeDo2 e ao BOOST não suportavam BT BLE por isso não tendo cão caço com gato.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Java pá, Java!!... ;D

Muito bom, hacker man! :fixe:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Chalente trabalho de investigação e adaptação! :clapping: Tenho mesmo de reunir a coragem para me aventurar no App Inventor, não só para o PU como também para o MINDSTORMS (nesse caso, não para usar como comando mas sim para providenciar ao pBrick a panóplia de sensores do telemóvel).

[quote="CyberX"]
não perguntem por Technic nem MINDSTORMS[/quote]
Então e Technic? E quanto a MINDSTORMS? ;D

[quote="CyberX"]
A malta que usa o SBrick espera potência e 4 dispositivos, o "HUB NO.4" não corre nesse campeonato.[/quote]
Pelo menos os 4 dispositivos eu espero (especialmente tendo em conta que as fichas PU não são empilháveis), optimisticamente penso que esse é o motivo pelo qual o PU ainda não chegou ao Technic: dá mais trabalho acrescentar portas que retirar coisas ao hub Boost.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="AVCampos"]
[quote="CyberX"]
não perguntem por Technic nem MINDSTORMS[/quote]
Então e Technic? E quanto a MINDSTORMS? ;D
[/quote]

O senhor embaixador e ex-MCP podia fazer essas perguntas junto dos amigos ;)

[quote="AVCampos"]
[quote="CyberX"]
A malta que usa o SBrick espera potência e 4 dispositivos, o "HUB NO.4" não corre nesse campeonato.[/quote]
Pelo menos os 4 dispositivos eu espero (especialmente tendo em conta que as fichas PU não são empilháveis), optimisticamente penso que esse é o motivo pelo qual o PU ainda não chegou ao Technic: dá mais trabalho acrescentar portas que retirar coisas ao hub Boost.
[/quote]

Não dá trabalho nenhum. Tenho a certeza que eles têm pelo menos uma versão beta feita (por algum motivo este é o "HUB NO.4", se o WeDo2 for o número 1 e o BOOST o número 2 qual é o número 3? e certamente não terão parado no 4)  e nem devem ter problemas com a potência (afinal o SBrick usa os mesmos drivers de potência que o PF IR e o MINDSTORMS EV3). Quando muito terão problemas com o form factor, não sabem se colocam as pilhas junto dos drivers como neste hub ou se as separam como no PF IR.

Mas onde eles estão mesmo parados é a ver as reações. Estão a ser muito cautelosos e como no Technic o PF continua a vender não têm pressa.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Eu não percebi é porque dizes que o Hub WeDo 2.0 não é PU?
Fisicamente parece tudo a mesma coisa, os motores e as fichas são os mesmos, etc...

Por mim numa futura versão de 4 portos, separaria a alimentação do Hub. Acho que torna a utilização mais versátil e mais expansível (se for bem desenhado é claro...).
Até para se poder ter uma opção com pilhas AA em vez de AAA.

Está portanto tudo algo indefenido quanto ao futuro... Gostaria de ver um pack LiPo recarregável in loco que encaixasse no lugar das pilhas. Mas não creio que vá ser com este desenho, isto se alguma vez acontecer... Muito más decisões de desenho estas... :P

Por outro lado o que eu queria mesmo ver seria motores servo com um form factor adequado para robótica. Mais uma menssagem que nunca onsegui fazer passar naquelas cabeças duras... :P
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

[quote="Conchas"]
Eu não percebi é porque dizes que o Hub WeDo 2.0 não é PU?
Fisicamente parece tudo a mesma coisa, os motores e as fichas são os mesmos, etc...
[/quote]

Marketing e electrónica... mas não posso revelar as minhas fontes ;)

O smart hub do WeDo 2.0 não foi feito prevendo upgrades de firmware após a release. A electrónica permite mas apenas por ligação directa (pontos de solda ou terminais algures internamente) e não por OTA (over the air) ou seja através de App ou programas como o que eu fiz para o SBrick.

A minha primeira ideia quando soube disto foi "asneira! asneira!" mas tem a ver com o micro-controlador utilizado, não tem bootloader, bla bla. Se eu teria usado um controlador sem OTA num modelo comercial? Claro que não. Mas enfim.

Partanto o WeDo 2.0 até é PF2 mas não é PU.
Foi provavelmente o primeiro prototipo viável e nas questões internas entre a LEGO Educations e os outros departamentos saiu para a rua antes do PF2 estar fechado.

Já o BOOST e o Powered Hub suportam OTA. O BOOST já teve várias revisões de firmware para melhorar a gestão de energia, a conectividade e sabe-se lá mais o quẽ (não conheço release notes dignas desse nome). Este novo Powered Up também jé tem pelo menos uma revisão de firmware.

Como os motores do WeDo 2.0 não têm inteligência (são basicamente os motores PF-M com uma ficha nova) podem ser utilizados em qualquer versão que aceite aquela ficha desde que o código interno os preveja. Foi o que eu descobri no BOOST (e irritei a LEGO Education porque andavam a dizer que WeDo 2 e BOOST não eram compatíveis) e entretanto se confimou na preview set do carro do Batman, via-se nas fotos que os motores eram os mesmos.

Os sensores do WeDo 2.0 são mais tricky mas mesmo assim descobri(mos) que funcionam no BOOST.

Já quanto ao marketing... o BOOST saiu antes do nome Powered Up estar fechado... não há referência na caixa, provavelmente nunca se vai chamar Powered Up. Mas é.
Os novos comboios DUPLO também nunca vão fazer referência ao Powered Up, talvez para não assustar o alvo. Mas são (mesmo sem ficha PF2, a electróncia interna é Powered Up).

É esperar. Há coisas que não me agradam mas que não são exclusivo da LEGO: se perderes a conectividade a sessão BLE cai e ao fim de x segundos o controlador desliga-se. Também é assim com o SBrick e provavelmente com o BuWizz. O que significa que se tiveres um modelo longe (numa mesa ou na rua) tens de lá ir ligá-lo para poderes voltar a utilizar. Não estou a ver o Rui a fazer GBC com isto, nem eu vejo utilidade em meter isto na minha Casa do Portão DMC.

Para Technic (e sobretudo para MINDSTORMS) a coisa tem de ser muito bem ensaiada. Não pode ser apenas um smarthub dependente de um master (seja App, seja programa por mais complexa que seja a linguagem utilizada). Tem de ser autónomo e capaz de ser master de outros. E isso cheira-me que só com Bluetooth 5 que acabou de sair.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="CyberX"]
...mas tem a ver com o micro-controlador utilizado, não tem bootloader, bla bla.[/quote]

Bonito, bonito!...  :clapping: :clapping:

[quote="CyberX"]
e irritei a LEGO Education porque andavam a dizer que WeDo 2 e BOOST não eram compatíveis) e entretanto se confimou na preview set do carro do Batman, via-se nas fotos que os motores eram os mesmos.
[/quote]

Os broncos do costume. Acharam que seria muito dificil pegar num motor e experimentar... :P

[quote="CyberX"]
Há coisas que não me agradam mas que não são exclusivo da LEGO: se perderes a conectividade a sessão BLE cai e ao fim de x segundos o controlador desliga-se. Também é assim com o SBrick e provavelmente com o BuWizz. O que significa que se tiveres um modelo longe (numa mesa ou na rua) tens de lá ir ligá-lo para poderes voltar a utilizar.
[/quote]

Lá se foi o meu Blimp baseado em PU ou SBrick!...
Teria sido certamente um revisão muito mais eficaz em termos de peso, volume e hélio necessário... :P
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

O blimp!
Tb tenho um projecto desses, constantemente retardado. Com hélices Airjitsu :D

Eu vou propor ao meu contacto que o firmware tenha uma opção never-shutdown.

Não sei se viste uma comparação de range dos vários BLE... o Powered Up ganhou ao SBrick. Mas não com o controlador que vem com os combois novos, aquilo não vale nada. Com app. Para o teu blimp dava jeito.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Sim vi, mas aquilo não pode desligar assim sem mais nem menos!... :P

Com uma solução destas ne mestou a ver como posso lançar uma guita de salvamento em caso de perda de conetividade, tal como tinha no outro...
A unidade remota teria mesmo de ser master e correr código internamente. Não numa app a correr num telemóvel ou tablet... :P
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Conchas"]
Lá se foi o meu Blimp baseado em PU ou SBrick!...
Teria sido certamente um revisão muito mais eficaz em termos de peso, volume e hélio necessário... :P
[/quote]
A versão baseada em NXT como é que se comportava em caso de perda de sinal? Ia tentando repetir a conexão, aterrava, fazia "return-to-home" como os drones (era bom, era), outra coisa?

Alternativamente, com um dirigível PU/SBrick poderias simplesmente assegurar-te de que nunca te afastarias muito, e/ou que ele teria uma flutuabilidade muito ligeiramente negativa com motores necessários para o fazer subir, de maneira a que, se perdesse ligação e os motores parassem, ele baixasse gradualmente.

[quote="Conchas"]
A unidade remota teria mesmo de ser master e correr código internamente. Não numa app a correr num telemóvel ou tablet... :P[/quote]
O SBrick (mesmo a versão "Minus") não dá para correr código em resposta a perda de sinal? Se não dá, seria algo de interessante a sugerir à Vengit para um próximo firmware.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Se bem me lembro na versão NXT implementei um watchdog por software. Ao fim de X segundos sem conexão havia um motor que libertava um carreto com um fio que servia para puxar o dirigivel de volta.
Solução simples mas eficaz. Lembro-me que cheguei a fazer uso dela em Oeiras, antes de aquilo ter ido tudo pelos ares com grande estrondo. Segundo dizem... ;D

Na tinha maneira de tentar a reconexão automáticamente com aquela API e BT primário...

A flutuabilidade ligeiramente negativa seria uma solução também elegante, mas do que me lembro seria algo exasperante andar alí a tentar acertar com o "ligeiramente".

Quanto ao SBrick sei que aquilo dava para correr software internamente, mas creio que nunca chegaram a disponibilizar essa possibilidade ao utilizador.
FCorreia

Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Reparei agora (sim tenho andado meio distraido) nas instruções dos novos comboios que existe ou vai existir um kit de luzes PU (88005) tal como havia para o PF.
Alguém já viu isto, ou sabe quando vai estar à venda?

Não vem na nossa pricelist pelo que imagino que venha a estar disponível apenas como um acessório através da S@H.
Nesse momento provávelmente aparecerão listados também outros elementos PU (Hubs, Remote e Motores).
FCorreia

Responder