Antes do Peeron e BrickLink

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Antes do Peeron e BrickLink

Mensagem por Conchas »

Pois é... na sequência de uma brincadeira e um post noutro tópico (http://www.plug.pt/forum/http://localho ... 362#p16362) decidi colocar aqui uma cópia de algo já com uns bons anos.

Muito antes de existirem Preeon e BrickLink, ou de as building instructions da LEGO, conterem uma partlist do set correspondente, já lá em casa sentiamos a necessidade de ter os sets inventariados, quanto mais não fosse para poder verificar que as peças ainda estavam todas ou não...
Sim, porque mesmo que se perdessem não seria nada fácil repô-las como acontece nos dias de hoje. Não haviam mercados de peças como existem hoje, tipo Pick-a-Brick e BrickLink.
Aliás, ainda me lembro que no meu 8860, faltou uma tile 1x8 preta e só a consegui porque na altura estava a participar num concurso de construtotres de LEGO júniores e tive assim contacto com um funcionário da LEGO em Portugal, que me fez chegar a peça por correio. Sim já na altura (principios dos anos 80) faltavam peças nos sets...

Bom, mas voltando ao que interessa...
Podem ver na figura em baixo um inventário de peças do 8860 batido por mim à máquina, tb no início dos anos 80. É portanto, uma relíquia com mais de 25 anos ;).
Sim, na altura nem computadores havia em casa do pessoal, e se queriamos uma coisita com melhor aspecto, tinha de ser mesmo batendo à máquina de escrever. Como tb não conhecia ou não havia correctores de tinta como existem hoje, se me enganasse... toca de bater tudo de novo.
E tinha de ser a formatação (nº de linhas, colunas, espaços, etc...) tudo muito bem planeado antes de começar, para caber no papel.
Nem sei que raio de papel era este na altura, pois não é A4 nem 'Letter' e só serviu para me complicar o scan, pos não cabia no scanner. Lá foi de corte e costura... ::)

[align=center]Imagem[/align]

Engraçado, é ver os nomes que tive de inventar para as peças ;D.
Que pensam vocês!? Não havia a cultura LEGO que existe hoje, nem informação disponível sobres as peças como temos agora nos nossos bem conhecidos Peeron e BrickLink.
Então toca de inventar, o melhor que se conseguia e que a idade/conhecimento permitia.
Escusado será dizer que tb não havia Wikipedias, 'How Stuff Works' e outros que tais. Portanto o acesso ao conhecimento era um pouco mais difícil e demorado. Como mudaram tanto as coisas, em tão pouco tempo! ::)

Imagem Veios > TECHNIC Axle

Imagem Abraçadeiras > TECHNIC Connector

Imagem Casquilhos > TECHNIC Bush

Imagem Ligadores > TECHNIC Pin without Friction Ridges Lengthwise

Imagem Ligoveios > TECHNIC Axle Pin without Friction Ridges Lengthwise

Imagem Centro Transmissor > TECHNIC Gear Differential

Imagem Ligação de Veios > TECHNIC Universal Joint

Imagem 2x2 curvas 2 nós (normais) > Brick, Round Corner 2 x 2 Macaroni

LoL... É só rir... :D :D :D

E os sufixos...:
-  'f', tinha como significado os bricks furados, que hoje conhecemos por 'TECHNIC Bricks'
- 'L', referia-se a peças rasas (plates) lisas, i.e. sem studs, que hoje conhecemos por 'Tiles'

Mais uma coisa interessante posso concluír. O meu inventário tinha 683 peças enquanto o Peeron e o BrickLink têem hoje respectivamente 662 e 668...

http://www.peeron.com/inv/sets/8860-1
http://www.bricklink.com/catalogItemInv.asp

Conclusão,... já ninguém tem os sets completos como de origem e na altura a LEGO sempre colocava mais algumas peças de spare, do que hoje em dia.

E este foi um hábito que ganhei com o meu pai, que fazia o mesmo para todos os sets que me oferecia.
Eram normalmente mais pequenos mas ainda lá estão em casa, dentro ou colados no fundo das caixas de origem.
No caso deste 8860, já o inventário foi feito integralmente e somente por mim.

[align=center]Imagem

Imagem[/align]
Última edição por Conchas em 02 out 2007, 11:05, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Re: Antes do Peeron e BrickLink

Mensagem por BionicDroid »

Grande trabalheira que voçês tinham, fantástico, adoro ver estas reliquias, engraçado é a palavra Rasas que utilizavas para defenir as Plates, bem como outras tipo "Pneus Gigantes, LigoVeios, Casqulhos,  :D, mas não eras só tú, eu tb aplicava nomes curtidos tipo ao 3062a Brick 1 x 1 Round with Solid Stud chamava-lhes Pipinhas e aos Slope Brick chamava-lhes telhas
Carlos Ribeiro
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

LoL

Também tenho umas 'telhas' e 'telhas invertidas' na lista, para designar o que chamamos hoje de slopes.
FCorreia

figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Isso é que era paciencia!
Tambem tenho algumas coisas guardadas de quando brincava com os comboios, principalmente os desenhos que fazia das linhas e a disposição das placas que compunham a minha cidade da altura.
Nunca me dei ao trabalho de fazer o inventário das peças porque comprei muitos sets em segunda mão e normalmente iam para peças.
Curiosamente o 8860 foi daqueles sets que me lembro ter sido mais dificil comprar, custou 10 Contos (Na altura era muito dinheiro!) e que guardei sempre montado!
xico666
Sócio
Sócio
Registado: 14 set 2006, 11:12
Contacto:

Mensagem por xico666 »

a coisa k eu fazia qd era puto era recortava os sets k gostava d ter, colava em cartolina e brincava c eles, fazia d conta k tinha os sets, lol coisas d crianças com 4 anos..... :-[
até lego ;)

Glorioso S.L.B  :D
Alex
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 18:05

Mensagem por Alex »

Conchas, porque não envias esses inventários para o Bricklink e para o Peeron? (não as folhas escritas à máquina claro)  :P
Imagem Imagem
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="Alex"]
Conchas, porque não envias esses inventários para o Bricklink e para o Peeron? (não as folhas escritas à máquina claro)  :P
[/quote]

Porque não!?
Vou voltar a montar o carro no fds (desta vez para ficar montado com os restantes supercarros), verificar a lista e veficar se as peças que ficam a mais, batem minimamente certo com o delta entre a minha lista e as outras informações disponíveis.
Depois tenho de familiarizar com o processo de submissão de dados de inventário nesses sites, e aferir se vale o esforço ;)
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Quando eu era novo, houve uma altura em que escrevia baboseiras à máquina, mas nunca se me ocorreu fazer uma "folha de Excel" destas! 8) Provavelmente porque desde cedo montava algum set novo e passado pouco tempo ia em peças para o balde... (balde esse que ainda tenho; é para onde vão as peças grandes que não cabem nas caixas)
[quote="Conchas"]
Imagem Abraçadeiras > TECHNIC Connector[/quote]
Não me lembro do nome que dava às outras peças, mas a essas lembro-me que lhes chamava "capacetes", por causa de me fazerem lembrar escafandros. :D
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Mensagem por Jorge Reis »

Achei este trabalho muito engraçado, também me fez lembrar outras maneiras como eu brincava com o Lego. Fazia muitas construções (mocs) e passado algum tempo voltava a montar os originais para ver se não tinha perdido nenhuma peça.
Mas isto têm outra explicação: toda a gente encontra coisas na rua! Já encontrei chaves, dinheiro e muito tralha, mas o que mais encontrava era peças Lego, corria para elas como se fossem notas de 1000$00  ;D ;D
Parabéns Fernando pela tua organização, sim, porque isto é organização!

O set 8860 não custava esse balurdio, isso hoje era mais de 500€.
Esse set custava 3000$00  ou mais qualquer coisa!

Jorge Reis
Imagem
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Sim é verdade, custava 3.000$00, mas tenho ideia que o consegui comprar numa loja por um valor entre 2.800$00 e 2.900$00.

Penso que quando o João falou em 10.000$00, queria dizer que o terá comprado já bastante mais tarde.

Obrigado pelos "elogios" :-[ :D
FCorreia

figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Eu  comprei o meu #8860 numa loja que se chamava "Ali Papá!" que já fechou em 85/86.Esta loja ficava numa rua entre o Martim Moniz e o Rossio e ainda hoje existe mas como loja de ferragens.
Curiosamente ao lado desta loja existe hoje uma grande Loja de brinquedos que não vende LEGO mas é a representante da Marca "JOAL"em Lisboa que comercializa entre outros modelos, Máquinas de Construção,Camiões,Autocarros,etc...
Tenho quase a certeza que me custou 10 contos ???
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="figueifoto"]
Tenho quase a certeza que me custou 10 contos ???
[/quote]

Nesse caso, é estranho! Devem mesmo ter sido é 3 contos!...
FCorreia

JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

Que trabalheira fantástica! Eu nunca tive essa ideia de inventariar as peças, talvez porque elas nunca foram assim tantas, e por isso eu sabia praticamente de cor as que tinha.
O que me dava realmente trabalho era desenhar (à mão, já se vê), em papel quadriculado, as "instruções" para montagem dos meus MOCs (claro que este palavrão não existia na altura - estamos a falar dos anos 60-70).
Para simplificar um bocado a coisa, os desenhos eram em alçado e planta, não em perspectiva, e eu não incluía os studs (também nesse tempo ainda não havia tiles, por isso não dava confusão ver as peças todas "lisas").
Difícil era acertar a altura das plates para que três delas dessem exactamente a altura de um quadradinho.
Tenho pena de não conservar pelo menos alguns desses desenhos, mas posso assegurar que fazê-los me dava quase tanto gozo como a construção propriamente dita!
Como dizem os velhotes  :D - belos tempos!...
Última edição por JMCampos em 03 out 2007, 09:37, editado 1 vez no total.
#EuCáNãoUsoHashtags
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="JMCampos"]
Que trabalheira fantástica! Eu nunca tive essa ideia de inventariar as peças, talvez porque elas nunca foram assim tantas, e por isso eu sabia praticamente de cor as que tinha.
O que me dava realmente trabalho era desenhar (à mão, já se vê), em papel quadriculado, as "instruções" para montagem dos meus MOCs (claro que este palavrão não existia na altura - estamos a falar dos anos 60-70).
Para simplificar um bocado a coisa, os desenhos eram em alçado e planta, não em perspectiva, e eu não incluía os studs (também nesse tempo ainda não havia tiles, por isso não dava confusão ver as peças todas "lisas").
Difícil era acertar a altura das plates para que três delas dessem exactamente a altura de um quadradinho.
Tenho pena de não conservar pelo menos alguns desses desenhos, mas posso assegurar que fazê-los me dava quase tanto gozo como a construção propriamente dita!
Como dizem os velhotes  :D - belos tempos!...
[/quote]

... ai, ai... o saudosismo é bom! ::)
E é bom poder partilhar estas coisas com os mais novos, mas especialmente com os que viveram tempos mais distantes como nós ;).

PS: Ouvi dizer que tens um pneu todo marado que inclusivamente já deve ter sido substiuído por em condições.
É que eu tenho uma mini-colecção de peças com defeito de fabrico.
Se houver alquma circunstância ou condição em que estejas disposto a desfazer-te dele, apita ;).
FCorreia

Ricardo S
Sócio
Sócio
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Contacto:

Mensagem por Ricardo S »

Também gastava muita folha mas a desenhar layouts e lembro-me de uma vez ter feito moldes em cartão como se fossem os edificios que queria construir. O inventariar também nunca me deu porque o LEGO era partilhado por mim e pela minha prima, dai que ela quando tinha algo novo era para o caixote de peças. Mas em termos de "nomenclatura", a construir quando um era "assistente" do outro dizia - "dá-me uma fina de 4" - (brick 1 x 4). Se não tivesse dizia "tens de fabricar" e lá iam duas finas 1 x 2 (brick 1 x 2). As plates 2 x 3 chamavamos finas 2 x 6. Já os brick 2 x ... eram as grossas. Realmente bons tempos, estou a ficar velho :P (já lá vão quase 15 anos desde essa altura)

[glow=navy,2,300]Viva a PLUG[/glow]
:plug: :brincka: City Landscaping Team
Responder