Muito antes de existirem Preeon e BrickLink, ou de as building instructions da LEGO, conterem uma partlist do set correspondente, já lá em casa sentiamos a necessidade de ter os sets inventariados, quanto mais não fosse para poder verificar que as peças ainda estavam todas ou não...
Sim, porque mesmo que se perdessem não seria nada fácil repô-las como acontece nos dias de hoje. Não haviam mercados de peças como existem hoje, tipo Pick-a-Brick e BrickLink.
Aliás, ainda me lembro que no meu 8860, faltou uma tile 1x8 preta e só a consegui porque na altura estava a participar num concurso de construtotres de LEGO júniores e tive assim contacto com um funcionário da LEGO em Portugal, que me fez chegar a peça por correio. Sim já na altura (principios dos anos 80) faltavam peças nos sets...
Bom, mas voltando ao que interessa...
Podem ver na figura em baixo um inventário de peças do 8860 batido por mim à máquina, tb no início dos anos 80. É portanto, uma relíquia com mais de 25 anos
Sim, na altura nem computadores havia em casa do pessoal, e se queriamos uma coisita com melhor aspecto, tinha de ser mesmo batendo à máquina de escrever. Como tb não conhecia ou não havia correctores de tinta como existem hoje, se me enganasse... toca de bater tudo de novo.
E tinha de ser a formatação (nº de linhas, colunas, espaços, etc...) tudo muito bem planeado antes de começar, para caber no papel.
Nem sei que raio de papel era este na altura, pois não é A4 nem 'Letter' e só serviu para me complicar o scan, pos não cabia no scanner. Lá foi de corte e costura...
[align=center]
[/align]Engraçado, é ver os nomes que tive de inventar para as peças
Que pensam vocês!? Não havia a cultura LEGO que existe hoje, nem informação disponível sobres as peças como temos agora nos nossos bem conhecidos Peeron e BrickLink.
Então toca de inventar, o melhor que se conseguia e que a idade/conhecimento permitia.
Escusado será dizer que tb não havia Wikipedias, 'How Stuff Works' e outros que tais. Portanto o acesso ao conhecimento era um pouco mais difícil e demorado. Como mudaram tanto as coisas, em tão pouco tempo!
Veios > TECHNIC Axle
Abraçadeiras > TECHNIC Connector
Casquilhos > TECHNIC Bush
Ligadores > TECHNIC Pin without Friction Ridges Lengthwise
Ligoveios > TECHNIC Axle Pin without Friction Ridges Lengthwise
Centro Transmissor > TECHNIC Gear Differential
Ligação de Veios > TECHNIC Universal Joint
2x2 curvas 2 nós (normais) > Brick, Round Corner 2 x 2 Macaroni LoL... É só rir...
E os sufixos...:
- 'f', tinha como significado os bricks furados, que hoje conhecemos por 'TECHNIC Bricks'
- 'L', referia-se a peças rasas (plates) lisas, i.e. sem studs, que hoje conhecemos por 'Tiles'
Mais uma coisa interessante posso concluír. O meu inventário tinha 683 peças enquanto o Peeron e o BrickLink têem hoje respectivamente 662 e 668...
http://www.peeron.com/inv/sets/8860-1
http://www.bricklink.com/catalogItemInv.asp
Conclusão,... já ninguém tem os sets completos como de origem e na altura a LEGO sempre colocava mais algumas peças de spare, do que hoje em dia.
E este foi um hábito que ganhei com o meu pai, que fazia o mesmo para todos os sets que me oferecia.
Eram normalmente mais pequenos mas ainda lá estão em casa, dentro ou colados no fundo das caixas de origem.
No caso deste 8860, já o inventário foi feito integralmente e somente por mim.
[align=center]

[/align]