Eliminador de Pilhas

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Eliminador de Pilhas

Mensagem por AVCampos »

A terceira coisa mais interessante que o @vascolp deu a conhecer na BRInCKa (a seguir à X-Wing Technic branca com a plataforma de Stewart e à X-Wing Technic preta sem a plataforma de Stewart) foi a solução para não torrar pilhas em modelos estáticos: um "eliminador de pilhas".
Eliminador de Pilhas
Eliminador de Pilhas
889074d7098a28d93a9c93336101702e.jpg (15.99 KiB) Visto 48 vezes
Trata-se de uma fonte de alimentação (vulgo "transformador") em que a saída se faz através de uma pilha AA falsa. Resumindo como funciona:
  1. Mete-se essa pilha (transparente na imagem) no compartimento de pilhas do aparelho (caixa de pilhas, hub ou similar), na posição em que os pólos + e - seguem para dentro desse aparelho.
  2. Preenche-se o resto do compartimento com o resto das pilhas falsas fornecidas (verdes na imagem; não usar pilhas verdadeiras!), para completar o circuito eléctrico.
  3. Regula-se a tensão correcta na fonte de alimentação (normalmente 9V para LEGO)
  4. Liga-se à tomada eléctrica.
  5. Profit! 8)
Caso estejam interessados, fica aqui o link que encontrei mais barato à data em que escrevo isto. Como os preços flutuam muito, poderá de futuro deixar de estar aqui disponível e/ou haver mais barato nalgum outro vendedor, portanto recomendo pesquisarem antes de comprar.
https://aliexpress.com/item/1005002084300037.html

Isto é capaz de interessar especialmente ao @ruialmeida e ao @VascoAlmeida, para os seus inúmeros mecanismos de GBC.
Última edição por AVCampos em 29 abr 2026, 16:53, editado 1 vez no total.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Re: Eliminador de Pilhas

Mensagem por CyberX »

Atenção à corrente, esse é de 1.2 A... dá para um motor L mas provavelmente vai-se abaixo com um motor XL.

Eu usei 2 destes da Mauser de 3A e tenho um outro de 5A:
Imagem
https://mauser.pt/035-3586/fonte-de-ali ... -5-5x2-1mm

ligo aos bornes com pinças crocodilo mas podes facilmente fazer um adaptador para essas pilhas dummy (a Mauser tem uns "eliminadores de pilhas" que são a versão USB desse carregador que referes.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Hmm, tinha ideia de que 1.2 A seria mais que suficiente para motores LEGO mas um saltinho à respectiva página do Philo fez-me descer à realidade. :-\ Nestas situações, quando uma carga excede a corrente que a fonte consegue fornecer, a tensão fornecida cai e portanto a carga deixa de funcionar até voltar a portar-se bem e pedir corrente razoável, certo?
CyberX Escreveu: Ontem, 16:29 a Mauser tem uns "eliminadores de pilhas" que são a versão USB desse carregador que referes
Se for como os USB que vi no Expresso do Ali, esses só dão para substituir no máximo 3 pilhas (4.5 V) por causa dos 5 V da fonte USB, e também imagino que não consigam fornecer muito mais corrente.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Pronto... não escapamos ao ferro de soldar, para fazer adaptadores com corcodilos ou pilhas dummy... :P
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Bem, se a ficha "barril" for a mesma, pode-se combinar uma fonte de 3/5 A como as do @CyberX com um eliminador destes, e evita-se o ferro de soldar: https://aliexpress.com/item/1005007515885084.html

Mas também seria preciso comprar mais pilhas falsas para perfazer o total de 6.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Eu não soldei nada, usei fichas de barril com crocodilos que comprei algures (Mauser? PT Robotics?). Se as há para pilhas dummy, porreiro pá.

Mas tb podes usar adaptadores de fichas de barril para terminais de parafusos, cortar cabos com picças de crocodilo ou pilhas dummy e apertar com uma chave philips, no solder required.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: Ontem, 16:51 Hmm, tinha ideia de que 1.2 A seria mais que suficiente para motores LEGO mas um saltinho à respectiva página do Philo fez-me descer à realidade. :-\ Nestas situações, quando uma carga excede a corrente que a fonte consegue fornecer, a tensão fornecida cai e portanto a carga deixa de funcionar até voltar a portar-se bem e pedir corrente razoável, certo?
depende. se acionares um circuito de proteção (um fusível térmico por exemplo) vais ter de esperar que rearme. Na mesa Disney tinhamos o compressor do aquário com um motor XL, comecei com um adaptador USB para PF da PV produtions e estava sempre a "tripar". Em Braga tinha usado um regulador dos comboios de 9V mas aqui acabei por recorrer a um battery pack Power Functions 6xAA
AVCampos Escreveu: Ontem, 16:51 Se for como os USB que vi no Expresso do Ali, esses só dão para substituir no máximo 3 pilhas (4.5 V) por causa dos 5 V da fonte USB, e também imagino que não consigam fornecer muito mais corrente.
A ideia era cortar o cabo e aproveitar, deitando fora o USB (fiz isso no passado para a gaita de foles). Naõ tinha conhecimento dessa versão com barrel jack 5.5x2.1
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Estive a pensar um pouco nisto e acho que o tópico é de aproveitar por isso vou extendê-lo um pouco mais. Comentários dos geek/nerds do costume serão bem-vindos.

A minha experiência em anos anteriores tem sido um bocado frustrante no que diz respeito a "energia":
1. tomadas de 230 VAC
2. pilhas AAA e AA
3. baterias Power Functions
4. baterias EV3
5. baterias SPIKE / Robot Inventor
6. cenas

1. tomadas de 230 VAC
====================
- poucas
- distantes

A PLUG costuma contribuir com uma extensão com uma "tripla" que penso ser pelo menos sextupla mas é insuficiente para as minhas necessidades.

Solução: levo sempre um saco com extensões e "triplas".

Este ano, os Leões montaram caixas de energia bastante generosas, com umas 9 ou 12 tomadas e penso que até com proteção (se fizer porcaria não mando as restantes mesas a baixo mas não experimentei) mas o saco continuou a ser necessário por causa das distâncias e da porcaria da forma de alguns transformadores/carregadores inutilizarem pelo menos uma tomada vizinha

2. pilhas AAA e AA
====================

Em eventos anteriores quase todos os meus MOCs precisavam de pilhas.
AAA: os baseados em City Hub e Move Hub e ainda os comandos
AA: os baseados em Technic Hub (Control+)

já raramente uso Power Functions mas continuo a levar baterias PF recarregáveis, ocasionalmente battery packs PF 6xAA e no passado levei também transformadores de comboio 9V. E muitos cabos PF para poder ligar 9V/PF.

Este ano esforcei-me por reduzir. Os line followers por serem móveis continuam a precisar de bateria, um é SPIKE por isso é recarregado por USB mas o outro é Technic Hub por isso precisa de 6 pilhas AA. Também levei os passarocos Harry Potter (um deles Citu Hub, os restantes Technic Hub) mais o Orrery e o Ornitoptero (todos Technic Hub) e um comando Powered Up mas não tive tempo de preparação para depois os poder por a funcionar no evento, ficaram estáticos (acho que o Alexandre ainda ligou um deles).

Na minha mesa Musical em concreto tive o Grand Piano (City Hub) que podia beneficiar de um eliminador de pilhas mas tenho de estudar a coisa porque está colocado dentro do piano, fixo pelo lado inferior a um plate vertical, com uma porta lateral. Teria de ficar solto lá dentro, para poder fazer passar os crocodilos ou as pilhas dummy AAA ou algum eliminador de pilhas específico para City Hubs.

Solução: levar montes de pilhas recarregáveis AA e AAA NiMH e um ou mais recarregadores.
Mas aqui os eliminadores de pilhas são fundamentais, só não sendo úteis nos modelos autónomos como line followers e veículos.

Limitação: levei um recarregador de pilhas 16x AAA/AA ... mas é muito lento. Devia ter deixado um conjunto generoso de AAA já carregadas.
As pilhas que levei são Eneloop. Supostamente aguentam muitas recargas e têm uma resistẽncia interna muito baixa (pelo que são boas para robots que puxam muita corrente). Dentro de algums MOC encontrei pilhas Continente... e deitei fora 8, todas estragadas.

O Conchas tb tem montes de problemas com pilhas estragadas. Começo a pensar que algumas pilhas NiMH são como as de lítio: se descarregarem completamente já foram. Se assim for, as Eneloop terão uma vantagem por ter uma auto-descarga muito baixa, talvez aguentem de evento para evento se antes de desmontar tudo à pressa as tirar para fora e depois recarregar e guardar.

3. baterias Power Functions
====================

tenho 3 ou 4, uma dedicada ao MOC Lunar do meu #2. Há uns meses uma delas foi-se de vez, não a consigo recarregar. Será uma questão de tempo até acontecer o mesmo às restantes.

A melhor solução LEGO que encontrei foi levar reguladores de velocidade dos comboios 9V e cabos PF. Mas os reguladores são volumosos e o regulador de tensão interno acho que só aguenta 2A, quando me pus a brincar com a gaita de foles e fiz não sei quantos compressores LEGO com motores PF XL e NXT/EV3 Large tive de usar uma bateria de regulares de velocidade para assegurar tudo.

Para MOCs que não consumam muito, a melhor solução é usar um dos eliminadores de pilhas da PV Productions, alimentados por USB.

Mas para MOCs que consum muito ou muitos MOCs... a melhor solução mesmo é o regulador de tensão que indiquei acima, de 3A ou 5A ou mesmo mais Amperes. Ajusto para 9.5 V (o mesmo que 6 pilhas AA não recarregáveis fresquinhas) e uso splitters barrel para alimentar vários MOCs ou vários controladores Tecnhic Hub ou EV3 em simultâneo (a gaita de foles usa 4, o gira-discos por enquanto 2 mas vai crescer, o glockenspiel salvo erro 4 tb...).

Claro que para o caso concreto (Powr Functions) é necessário cortar um cabo PF e ligar 2 fios a um adaptador barrel jack - teminal de parafusos.

4. baterias EV3
====================

Tenho a sorte de te adquirido várias mas já começam a chegar ao fim de vida. Enquanto estão boas, uso-as como UPS, ligadas a um recarregador LEGO ou outro qq que dê 10..12 V e tenha uma ficha barrel compatível (há adaptadores).

Ainda assim descobri que quando a corrente é elevada a bateria descarrega mais rápido do que carrega e ao fim de um par de horas desliga-se. Sobretudo mas não apenas quando uso uma versão experimental do ev3dev que incorpora um kernel e um python mais recentes que a versão oficial que é já velhinha.

Solução: o dito transformador da Mauser, 3 a 5 A, e crocodilos ou dummy batteries.

Em modelos autónomos (como line folowers) a melhor solução continua a ser a ir ao pé do Conchas pedir para trocar baterias EV3. E identifcar as nossas para o Coordenador de Espólio depois não se passar.

5. baterias SPIKE / Robot Inventor
=============================

Uma treta. Uma verdadeira treta!
O recarregamento é por microUSB em vez de USB-C. Uma oportunidade perdida.

Solução: levo um saco com cabos USB-A -> microUSB longos (2 a 3 metros) e vários recarregadores USB com múltiplas fichas USB-A. Na mesa Technic+ deixei 1 com 3 cabos, 2 deles ligados directamente ao microGBC Spike Essentials e ao Color Sorter Robot Inventor e o outro livre para poder recarregar o Line Follower SPIKE. Na minha mesa usei 2 recarregadores, para conseguir chegar a todo o lado (ao Charlie que é Robot Inventor mas tb aos meus gadgets audio que ainda usam microUSB). Na mesa Disney pus um tb, apesar de não haver SPIKE/RI por lá os 2 módulos PV Productions que lá pus usavam microUSB (outra oportunidade perdida, mas eles pelo menos parecem estar a corrigir isso).

Os carregadores USB convém poderem fornecer 2A por ficha USB-A. Em geral os SPIKE não gastam muito mas há sempre um ou outro surto de corrrente quando se usam vários motores em simultâneo. Além de que em Viana descobri que o meu Color Sorter se descarregava mais depressa do que carregava quando estava a usar um carregador USB-A mais fraquito.

6. cenas
=======

Acho que isto só se aplica à minha pessoa :D

Gadgets áudio / MIDI, tablets, cenas PV Productions ou mesmo DIY (este ano midi2pu)... tudo usa USB-C ou microUSB. Num caso ou outro até miniUSB.

Solução: um saco com cabos USB-A -> USB-C / microUSB / miniUSB e USB-C -> USB-C e vários carregadores com multiplas fichas USB-A mas tb pelo menos um carregador USB-C com PD... que me fartei de andar à procura e a minha cunhada me veio devolver... ontem.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Tinha pelo menos mais uma extensão disponivel, se tivesses falado nisso.
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Obrigado.

Mas como disse não precisei, tinha 4 extensões puras de 3 metros no saco e mais algumas triplas. Um extensão emprestei à mesa Disney e a marida levou uma extensão de rolo para aí de 15~20 metros que deu muito jeito na Mar Em Lego para ir buscar à mesa ao lado.

O que me faz pensar que em eventos com menor preparação de energia talvez seja bom levar uma extensão de 20 metros, rolo ou simples.
Jorge Pereira
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Este evento até diria que tem sempre uma boa preparação de energia. Os pontos onde iria haver energia foram partilhados com todos na planta.
Mas pode sempre falhar qualquer coisa, até porque pela primeira vez mudou quem fez a instalação da energia.
FCorreia

CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Isto é um exemplo de "distribuidor" para as fontes de alimentação com ficha barrel jack:

Imagem

E isto um exemplo de adaptador de barrel jack para crocodilo:

Imagem

Eu tenho distribuidores de 4 e 8 vias. Infelizmente alguns, apesar de dizerem 5.5x2.1 não encaixam depois nos adaptadores que tenho para crocodilo que dizem ser do mesmo tipo. Por isso tenho um sortido de adaptadores 5.5x2.5 <-> 5.5x2.1 e no limite... corto e uso dados de junção (ainda não precisei fazer).

Também encontrei alguns adaptadores para crocodilo com fios demasiado finos, fiquei desconfiado que aguentassem 2A. É de usar tão grossos quanto possível. Os crocodilos em si, por menores que sejam, aguentam todos mais de 3A.
Jorge Pereira
Responder