LEGO vortex cannon (aka Airzooka) [WIP]

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

LEGO vortex cannon (aka Airzooka) [WIP]

Mensagem por CyberX »

Há muito muito tempo, quando os animais falavam e nos escritórios havia coisas como camaradagem e boa disposição, floresceu na jovem World Wide Web um nicho de mercado designado como "Office Warfare" com um catálogo que incluia coisas sofisticadas como "zarabatanas com mira laser" e "granadas sonoras".

Durante muitos anos (demasiados) labutei num open space onde o Lado Negro das Redes se tentava destacar face à Suprema Sabedoria dos Sistemas recorrendo a truques baixos como arremessar um Macaco Chiador por cima das divisórias. O escalar do conflito levou-me a adquirir uma Airzooka que acabou estragada por excesso de uso de um consultor habitual:

Imagem

Isto mais não é do que um balde sem fundo com um saco de plástico preso à boca e um pequeno estreitamento na saída do ar, o que provoca um fenómeno conhecido como vortex (remoínho) em que o ar disparado se enrola formando um anel ou donut mais denso que é percebido pela "vítima" como uma pequena ventania e que se usarmos fumo em vez de ar comum, se consegue visualizar:

Imagem

O meu projecto é conseguir projectar pequenos anéis de névoa (fog) apenas recorrendo a LEGO (e, claro, um gerador de névoa)

Na teoria parece simples: um cilindro oco, se possível cónico, por onde se força a circulação súbita de ar com um ligeiro estrangulamento à saída.
Na prática é um inferno: ar e névoa são fluídos, tal como a água. E se fazer um balde em LEGO que não perca água por entre as peças já é lixado então ar...

Por agora 4 versões, apenas recorrendo ao que tenho por casa:

Primeira tentativa: um cilindro com round bricks 4x4, um êmbolo com um eixo Tecnhnic e round plates 6x6 forrado com round tiles e uma capa (salvo erro de um Darth Vader articulado) enrolada à volta do cilindro:

nope, o pano da capa é demasiado poroso

Segunda tentativa: uma folha de autocolantes enrolada à volta do tubo [às 3 pancadas]:

ligeiramente melhor, por isso vamos lá por autocolantes nas juntas dos bricks:

yeap, bastante melhor mas parece-me que é melhor aumentar o comprimento do canhão e do êmbolo:

v0.4:

Próximos passos: desmanualizar o canhão e acertar com a forma da boca para conseguir um vortex decente
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Responder