LEGO vortex cannon (aka Airzooka) [WIP]

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

LEGO vortex cannon (aka Airzooka) [WIP]

Mensagem por CyberX »

Há muito muito tempo, quando os animais falavam e nos escritórios havia coisas como camaradagem e boa disposição, floresceu na jovem World Wide Web um nicho de mercado designado como "Office Warfare" com um catálogo que incluia coisas sofisticadas como "zarabatanas com mira laser" e "granadas sonoras".

Durante muitos anos (demasiados) labutei num open space onde o Lado Negro das Redes se tentava destacar face à Suprema Sabedoria dos Sistemas recorrendo a truques baixos como arremessar um Macaco Chiador por cima das divisórias. O escalar do conflito levou-me a adquirir uma Airzooka que acabou estragada por excesso de uso de um consultor habitual:

Imagem

Isto mais não é do que um balde sem fundo com um saco de plástico preso à boca e um pequeno estreitamento na saída do ar, o que provoca um fenómeno conhecido como vortex (remoínho) em que o ar disparado se enrola formando um anel ou donut mais denso que é percebido pela "vítima" como uma pequena ventania e que se usarmos fumo em vez de ar comum, se consegue visualizar:

Imagem

O meu projecto é conseguir projectar pequenos anéis de névoa (fog) apenas recorrendo a LEGO (e, claro, um gerador de névoa)

Na teoria parece simples: um cilindro oco, se possível cónico, por onde se força a circulação súbita de ar com um ligeiro estrangulamento à saída.
Na prática é um inferno: ar e névoa são fluídos, tal como a água. E se fazer um balde em LEGO que não perca água por entre as peças já é lixado então ar...

Por agora 4 versões, apenas recorrendo ao que tenho por casa:

Primeira tentativa: um cilindro com round bricks 4x4, um êmbolo com um eixo Tecnhnic e round plates 6x6 forrado com round tiles e uma capa (salvo erro de um Darth Vader articulado) enrolada à volta do cilindro:

nope, o pano da capa é demasiado poroso

Segunda tentativa: uma folha de autocolantes enrolada à volta do tubo [às 3 pancadas]:

ligeiramente melhor, por isso vamos lá por autocolantes nas juntas dos bricks:

yeap, bastante melhor mas parece-me que é melhor aumentar o comprimento do canhão e do êmbolo:

v0.4:

Próximos passos: desmanualizar o canhão e acertar com a forma da boca para conseguir um vortex decente
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Re: LEGO vortex cannon (aka Airzooka) [WIP]

Mensagem por CyberX »

Sem ter feito propriamente alterações, consigo agora gerar vórtices (nem sempre, talvez 4 em 5):

a única alteração que fiz, para facilitar o "arremesso", foi colocar uns quantos round plates 6x6 a fazer de punho do êmbulo para lhe dar um tapa bem valente em vez de o empurrar enquanto agarrava com os dedos o eixo Technic 32L. E para facilitar a visualização encho o canhão mas depois movo-o para uma zona menos enevoada.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Entretanto experimentei o cilindro da betoneira Technic.

Prós:
- sem quaisquer truques perde muito pouco ar e o que perde é sobretudo pelo furo traseiro que é um pouco mais largo que um furo Technic

Cons:
- tem umas estrias internas, em espiral, que deixam apenas espaço livre para um êmbulo round 6x6 mas que desliza dificilmente ao longo destas estrias

O resultado é um projector de fumo denso a curta distância, talvez possa ter utilização mas não para aquilo que neste momento procuro.
Jorge Pereira
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Para fazer o cano do canhão, poderá funcionar uma série de aros 11x11 https://rebrickable.com/parts/77107/tec ... d-11-x-11/, ou perderá muito ar nas frestas entre aros?

Se as perdas não forem significativas, talvez funcione também com banana gears https://rebrickable.com/parts/24121/tec ... -35-teeth/ ou https://rebrickable.com/parts/78442/tec ... -15-teeth/ ?

Assim de cor não sei é de nenhuma peça LEGO redonda com diâmetro imediatamente abaixo dessas para fazer o êmbolo.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: Ontem, 23:16 Para fazer o cano do canhão, poderá funcionar uma série de aros 11x11 https://rebrickable.com/parts/77107/tec ... d-11-x-11/, ou perderá muito ar nas frestas entre aros?

Se as perdas não forem significativas, talvez funcione também com banana gears https://rebrickable.com/parts/24121/tec ... -35-teeth/ ou https://rebrickable.com/parts/78442/tec ... -15-teeth/ ?

Assim de cor não sei é de nenhuma peça LEGO redonda com diâmetro imediatamente abaixo dessas para fazer o êmbolo.
Pois, já pensei nisso. Quando descobrir uma forma decente de fazer um êmbolo avanço.

As perdas serão certamente menores que com os round bricks 4x4 que estou a usar, aquelas ranhurazitas só mesmo com os autocolantes deixaram de perder fumo. Entre as "Friend gears" e as "Banana gears" diria que as últimas perderam menos, só experimentando mas acho que a forma de fixação é melhor. De qualquer modo autocolantes não farão mal.

De qualquer modo nesta fase já não estou preocupado com as perdas, consigo armazenar névoa suficiente para parar a máquina, retirar o tubo, pegar no canhão e levar para outra ponta da mesa e disparar para um alvo com algum contraste:

O que estou mais preocupado agora:
- o deslizamento do êmbolo "arranha", são demasiados bricks com tendência para desalinhar, tenho 4 conjuntos de liftarm por fora a fazer "embracing" da pilha de bricks, não é suficiente
- o disco do êmbolo desmacha-se ou solta-se do eixo 32L com facilidade, acho que tenho de fazer um super-eixo (talvez as mesmas peças Technic 2x2 que usei no braço do gira-discos
- arranjar uma forma prática de injectar a neblina pela lateral para poder rearmar o canhão repetidamente sem ter de andar a tirar e repor o tubo da máquina de fumos (se o canhão for substancialmente maior, como já vi em videos por aí, o tubo pode ficar permanentemente na boca do canhão)

Outra coisa que infelizmente falhou... apesar de um dos componentes do líquido, a glicerina, ser suportamente de origem vegetal, não há qualquer reação da neblina à luz UV. Gostava de conseguir salientar o vórtex, a ver se encontro algum aditivo seguro.
Jorge Pereira
Responder