Tucker Talisman

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
Drexer
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 28 fev 2007, 18:23
Contacto:

Tucker Talisman

Mensagem por Drexer »

Imagem
Carreguem para ver a galeria assim que pública.

Pois bem, após muito tempo desaparecido debaixo das profundezas do planeta terra, rastejando por entre recantos obscuros e onde pouca luz brilha, consegui voltar então a fazer um simples MOC.

Na verdade,a  parte principal deste MOC, ou seja, o chassis com os motores, rodas, receptor de IV e caixa de baterias funcionais já estava construido mais ou menos há dois meses. Só que apenas nas ultimas duas semanas é que eu ultrapassei a minha preguiça e me decidi dedicar a construir um aspecto exterior o melhor possível. Devido a escala anormal e a forma, tentei compensar dando-lhe uma r apresentável e 'cool' ao mesmo tempo.

Claro está que quando acabei, lembrei-me do eterno Tucker Talisman da história 'Needful Things' do Stephen King,e  ai o nome impôs-se.

Em questões técnicas, basta dizer que este pequeno carro funciona com os motores pequenos do 8275, além de usar também um receptor IV, e a respectiva caixa de baterias. Os motores estão ligados indirectamente às rodas traseira por uma mudança de ângulo de 90º com knob wheels para não perderem nenhuma rotação, e estas estão então ligadas às rodas dianteiras por rodas dentadas. O método de condução é diferencial, e embora  haja uma grande distância entre as rodas traseiras e frontais não há grande problema de viragem(ainda hei-de fazer um filme para mostrar tal coisa).

Para as fotos mais importantes das que estão na galeria, vejam estas imagens:

Frente
Lado
Lado e  traseira
Vista traseira
Frente, próximo
Close-up nas engrenagens e motores

Falta uma foto do mecanismo de ligação dos motores às rodas, mas como apenas dá para ver tal mecanismo bem desmontando o chassis quase todo, fiz-me de preguiçoso ;D.

Bem, basicamente é só isto. Perguntas, duvidas, impressões, criticas construtivas?

PS: Estava a brincar no inicio. So me tenho estado a ajustar ao ritmo da faculdade ;).
Última edição por Drexer em 21 nov 2007, 20:20, editado 1 vez no total.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Tucker Talisman

Mensagem por Conchas »

Realmente gostava de ver o video com isso a andar e especialmente virar.

Uma experiência que fiz com o NXT e condução diferêncial sobre quatro rodas, resultou muito mal...

Boa mocada!

Compraste o Buldozer?
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
REDSKIN
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 03 mar 2007, 09:03

Mensagem por REDSKIN »

eHHHHHHHH LAAA
Quando é que vou aí a tua casa conduzir esse lindo moc :P
ou entao trás cá para casa pa andar com o carro atrás da minha gata xD LOOOL

Realmente esta muito atractivo, o chassi está realmente fixe ;)
Acho ue fizeste finalmente um MOC que é capaz de agradar a tudo e todos :D LOOL

;) KEEP THE GOOD WORK ;)

bye bye ;) 
Imagem
Imagem
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Para já e pelo que é possivel ver como modelo estático gosto do design que fizeste no geral.
Pela descrição que fizeste suponho que tenha bastante força de tracção o que me deixa com muita curiosidade de ver o "tucker" a puxar ou a subir! :)
Bom Trabalho!
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Interessante, isso nem é bem Bionicle...

E devo dizer que tem muito bom aspecto, quanto à tracção é ver para crer  ::)
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
zebarnabe
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 08 nov 2007, 02:13
Contacto:

Mensagem por zebarnabe »

[quote="Conchas"]
Uma experiência que fiz com o NXT e condução diferêncial sobre quatro rodas, resultou muito mal...
[/quote]

O meu 'rover' sofria do mesmo mal....

Quanto à MOCada.... está catita, embora simples ... mas o look do bicho tá porreiro
Building your life since 1991...
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="zebarnabe"]
[quote="Conchas"]
[/quote]

O meu 'rover' sofria do mesmo mal....

Quanto à MOCada.... está catita, embora simples ... mas o look do bicho tá porreiro
[/quote]

Por algum motivo a solução utilizada nos carros de produção ainda hoje é a de rodas direccionais ;).
E ainda mais sofisticado nos detalhes do que isso, como por exemplo a geometria de Ackerman.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Muito giro, e com um aspecto original! :) Mas fico com a impressão que, com a parte da frente assim "vazia", parece como que um trono sobre rodas... ???

E, quanto às direcções diferenciais, são mesmo mais complicadas do que parecem em 4 rodas... as escavadoras skid steer deslocam-se na prática sobre 2 rodas de cada vez, o que alivia o problema: quando estão descarregadas, o motor atrás faz com que o peso fique apoiado nas rodas de trás; quando estão carregadas, o peso da carga faz a escavadora apoiar-se nas da frente.
Mas é claro, se se quer saber alguma coisa sobre máquinas de construção, neste caso "bobcats", este é o sítio óbvio para ir. ;)
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Bem, se o principio é aplicado tanto nas rodas da frente, como nas de trás e principalmente se as rodas rodam em sentido inverso aquando da mudança de direcção (como nos videos da Jeniffer Clark) começo a acreditar que funcione.

Não sei contudo se toda esta "tecnologia" está aplicada no MOC do Drexer.
Mas se ele aplicou os elementos PF da Bulldozer, conforme parece, é natural que tenha adoptado os mesmos príncipios de funcionamento desta e que a coisa funcione.
Na realidade e agora que estamos a discutir o assunto, não me parece que ele tenha feito outra coisa, senão isso!
FCorreia

Drexer
Sr. Member
Sr. Member
Contacto:

Mensagem por Drexer »

Para resolver estas confusões, nada melhor que um simples esquema de 5 minutos no paint, não acham?

Imagem

Pois be, acho que assim já conseguirão perceber. Cada um dos motores Power Functions está ligado directamente  a uma roda do seu lado, só que antes passa por uma roda dentada. Essa roda dentada está ligada a outra, e esta a outra, e assim sucessivamente como podem ver. Os números dentro das rodas indicam o seu nº de dentes, o numero por baixo o numero de rotações que dão por cada rotação do motor(lembrem-se que as knob wheels conservam todas as rotações), e ainda mais abaixo está o sentido em que giram.

Foi assim que eu consegui fazer a da frente e de trás girarem portanto em concordância. Já tinha feito bastantes experiências para saber que o sistema de diferencial apenas funcionam com todas as suas rodas a exercer força. Ou isso, ou com as outras rodas ou temporariamente suspensas, ou com um efeito desprezável ;).

Em relação ao aspecto. Eu inicialmente ainda pensei em transformar isto num tipo de camião, mas devido a não saber por onde começar e como aquelas peças laranjas do Exo-Force ficaram tão bem, decidi partir dai. Não consegui arranjar uma maneira de preencher a parte frontal, como fiz para as lâminas para a parte traseira, mas se me lembrar de alguma coisa irei certamente experimentar ;D.

Mais duvidas? :)
Última edição por Drexer em 22 nov 2007, 20:33, editado 1 vez no total.
zebarnabe
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 08 nov 2007, 02:13
Contacto:

Mensagem por zebarnabe »

[quote="AVCampos"]
Muito giro, e com um aspecto original! :) Mas fico com a impressão que, com a parte da frente assim "vazia", parece como que um trono sobre rodas... ???

E, quanto às direcções diferenciais, são mesmo mais complicadas do que parecem em 4 rodas... as escavadoras skid steer deslocam-se na prática sobre 2 rodas de cada vez, o que alivia o problema: quando estão descarregadas, o motor atrás faz com que o peso fique apoiado nas rodas de trás; quando estão carregadas, o peso da carga faz a escavadora apoiar-se nas da frente.
Mas é claro, se se quer saber alguma coisa sobre máquinas de construção, neste caso "bobcats", este é o sítio óbvio para ir. ;)
[/quote]

Sim, isso eu também já sabia, para resolver o problema criei o 'Roller' um bot de 2 rodas motrizes em que o centro de gravidade está muito perto do ponto entre as rodas - funciona extremamente bem ...

Uma outra possivel soluçao seria direcção às 4 rodas ... mas essa levanta o problema de como enfiar tracção e direcção na mesma roda ... são necessarias certas peças para um design compacto...

A solução deste MOC funciona pois tem tracção às 4 mas ... 'gasta' o pneu rapidamente (no caso dos legos deve demorar um bom bocado pra gastar)...

[quote="Drexer"]
Pois bem, acho que assim já conseguirão perceber.
[/quote]

Sim eu já tinha percebido qual o funcionamento do MOC... mas essa solução nao funciona muito bem num veiculo muito comprido...
Building your life since 1991...
Drexer
Sr. Member
Sr. Member
Contacto:

Mensagem por Drexer »

[quote="zebarnabe"]
[quote="AVCampos"]

[/quote]

Sim, isso eu também já sabia, para resolver o problema criei o 'Roller' um bot de 2 rodas motrizes em que o centro de gravidade está muito perto do ponto entre as rodas - funciona extremamente bem ...

Uma outra possivel soluçao seria direcção às 4 rodas ... mas essa levanta o problema de como enfiar tracção e direcção na mesma roda ... são necessarias certas peças para um design compacto...

A solução deste MOC funciona pois tem tracção às 4 mas ... 'gasta' o pneu rapidamente (no caso dos legos deve demorar um bom bocado pra gastar)...

[quote="Drexer"]
Pois bem, acho que assim já conseguirão perceber.
[/quote]

Sim eu já tinha percebido qual o funcionamento do MOC... mas essa solução nao funciona muito bem num veiculo muito comprido...
[/quote]
Sim, já na minha opinião, o tamanho deste MOC é o máximo para uma condução diferencial. E mesmo assim, tal só dá porque as rodas ainda têm um tamanho médio, anteriormente tinha umas rodas ligeiramente mais pequenas, e a simples mudança mudou ainda em bastante a performance.

Se eu voltar a pegar novamente neste projecto provavelmente será para o transformar mais num jipe ou camião, e ai sim tentarei um bom método de rodas direccionais. Embora isso seja mais difícil de criar um bom interface com o comando IV do Power Functions, eu anteriormente já tinha começado a trabalhar num esquema para mudar o comando para uma plataforma com controlo tipo 'volante'. Assim que tiver tempo(o que sera umas 3 semanas no mínimo, provavelmente), hei-de ver tal coisa.

PS: Há também que ter em conta que é preciso um método para que a sensibilidade da viragem das rodas não seja muito grande... provavelmente ai usarei um motor XL ligado a um parafuso sem fim...
Responder