LEGO e o compromisso com a qualidade

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Alex
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 18:05

Re: LEGO e o compromisso com a qualidade

Mensagem por Alex »

[quote="Conchas"]
E aí temos que admitir, o serviço de apoio ao cliente da LEGO é bom!
Mesmo que se enganem por vezes, estão lá sempre para reparar a situação.
[/quote]

Se calhar são bons por isso mesmo...já tiveram tantas reclamações que já tem muita experiência no assunto...  :P
Imagem Imagem
DavidAzevedo
Hero Member
Hero Member
Registado: 19 jun 2006, 22:52
Contacto:

Mensagem por DavidAzevedo »

Pois, pelo que que sei quando pedimos peças que faltavam na caixa (ou outro item qualquer) eles são rápidos a enviá-las. Tão rápidos que se enganam nas peças, quantidades, cores, etc... Acho que não têm tempo de confirmar se a encomenda está correcta e preferem receber outro contacto a dizer: "olhe, eu recebi a encomenda, mas ainda faltam peças" e voltamos outra vez ao mesmo, mais despesas de tempo (sim, porque a pessoas que atendem o telefone e que põem as peças no envelope são pagas para tal) mais portes, etc...
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Os meus problemas com trocas e peças defeituosas foram sempre resolvidos em bom tempo e no meu caso tenho pouco a dizer mal.
Mas depois de falar com quem de direito percebi que a chave está na insistencia com que se pede alguma coisa á LEGO para se obter respostas...ou não!
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Definitivamente continuam os problemas de qualidade >:(

Acabei de tentar montar um set antigo (não muito) que comprei MISB (um 8455)
Set fantástico este!!!, mas digo tentei pq não consegui acabar...
Desta vesta aconteceu-me uma que ainda não tinha acontecido. Faltavam quatro peças Technic iguais, que vinham trocadas com outras muito semelhantes mas um stud mais compridas.
Vinham quatro 'Liftarm 1x4 Thin' a mais em vez de 'Liftarm 1x4 Thin'...

Lá vou eu reclamar novamente para o 'Costumer Service'...
Qualquer dia fico na lista negra e começam a pensar que me ando a armar em esperto :(
É que com tanto set que tenho comprado agora ao saír da minha Dark Age, começa a ser rara a semana que não tenho reclamações para colocar e envelopes a chegar a casa...

Com isto acho que já me aconteceu quase de tudo:
- Peças em falta
- Peças trocadas
- Peças defeituosas
- Manuais defeituosos (páginas em falta e outras repetidas)
- Manuais colados no fundo no fundo da caixa...

Definitivamente, não dá para comprar sets e manter guardados indefinidamente sem os montar. Existe um risco demasiado elevado de haver ali um problema escondido :(.

O manual deste 8455 ainda tinha a particularidade de ter umas boas gafes.
Este set tem um sistema de pneumáticos bastante complexo e não muito fácil de montar. A dada altura há tubinhos por todo o lado com as pontas soltas.
Eles lá vão marcando os livros de instruções com cores diferentes nas pontas para a malta não se perder. Mas quem se perde são eles e por mais do que uma vez trocam as cores entre pontas... >:( :o ;D 
Última edição por Conchas em 08 abr 2007, 23:49, editado 1 vez no total.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Mensagem por figueifoto »

Tambem tenho esse set,mas correu bem a montagem porque estava tudo certo!
Se calhar és tu que tens pontaria para as caixas com problemas! :P
Namath
Hero Member
Hero Member
Registado: 16 set 2006, 17:29

Mensagem por Namath »

Esse set é o auge, deixo aqui o pedido que alguem o leve para o proximo plugfest para eu brincar com ele :D
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Esteve na Plugfest do Cartaxo. Não o viste?
Fartei-me de brincar com ele :D
Acho que foi o Jorge Reis que o levou.

Estava hoje a montá-lo exactamente para ver se o levava. Vamos lá ver se tenho mais peças destas em casa, ou se as da LEGO chegam a tempo...
Última edição por Conchas em 08 abr 2007, 20:53, editado 1 vez no total.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Se se proporcionar a isso, por mim pode lá (tanto em Lisboa como no MdC) estar também o meu 8868, que, de todos os sets que já tive, é o que mais gozo dá para brincar. Também tem bastantes funções pneumáticas, e nem é preciso dar à bomba. :) É só dizerem-me o que é preciso fazer para lá estar.

Aliás, no caso dele, a minha dificuldade ao montar foi com o dono anterior (foi comprado no eBay... o set, não o dono): o sujeito pintou por cima das corezinhas que os tubos têm nas instruções! >:(
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Os tubos pneumáticos não têem corzinhas como nas instruções.
São fornecidos numa única peça comprida por cor, que se vai cortando à medida das necessidades.
As cores que aparecem nas instruções são ilustrativas e servem de referência e para assim tentar facilitar a montagem.
FCorreia

AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Eu sei disso! :P O que o dono anterior pintou foi as instruções, por isso tive de andar para trás e para a frente nas ilustrações, para conseguir saber que tubos correspondiam a que cores. >:( Mas pelo menos consegui montar (faltava um axle 4, mas compensei com um dos que já tinha), e posso dizer que vale bem a pena. :)
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Queria acordar este tópico para colocar uma pergunta.

Estava a comparar as cores de dois sets, um novo e um antigo, "amarelos" pensando: “se eu misturar todas as peças dos dois sets, será que conseguia manter o mesmo tom amarelo se eu quiser reconstrui-los depois?”.
Estava a comparar a mesma peça no meu velho castelo (limpinho) 375 e neste set 6193 deste ano 2009.

Primeiro, como podem ver na fotografia, as cores são diferentes. Depois, deparei-me com uma diferença ainda mais chocante que podem ver também na foto.
Finalmente, este set de 2009 não me parece “encaixar” muito bem ; não fiquei muito satisfeito com a qualidade do set montado.

Portanto a minha pergunta é a seguinte: já notaram este tipo de diferenças nas peças ou será que existe diferentes qualidades de peças segundo o destino destas (set baratinho ou licenciado)?

Imagem
esquerda: 6193, direita: 375
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Não, não existem diferentes qualidades de peças consoante os sets.

No entanto é verdade que parece ter existido uma ligeira variação no plástico (ABS) ao longo dos anos. Isto nota-se fácilmente entre peças por exemplo dos anos 70/80 e as actuais, sendo que são ambas feitas já de ABS e não do plástico anterior (CA) que foi utilizado até +/- 1963.

Outra coisa que tem acontecido são pequenas alterações nos moldes de algumas peças, como a que podes ver na foto que colocaste.
As alterações que foram sendo feitas, são podem ser de diversas naturezas, como por exemplo:
- para tornar a peça mais resistente a situações de stress.
  Exemplos: 4273 e 4273a; 6538, 6538a, 6538b e 6538c
- para poupar (pouco que seja) alguma matéria prima (ABS), que é que acontece no caso que apresentas.
  Isto aconteceu não só com os bricks 1x2, mas também outros maiores (1x4, 1x8, etc...)
  Nalguns casos os studs passaram de solid a hollow (ocos).
  Exemplos: 4864a e 4864b

Nem todas estas diferenças estão devidamente catalogadas no BrickLink, mas muitas delas estão-no de facto.
Por isso é frequente veres referências de peças muito semelhantes com sufixos, tipo 'a', 'b', 'c', etc...
Última edição por Conchas em 07 jun 2009, 01:28, editado 1 vez no total.
FCorreia

giacomo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 10 out 2007, 17:01

Mensagem por giacomo »

[quote="Conchas"]

- para tornar a peça mais resiste a situações de stress.
  [/quote]

:D :D convém, porque as vezes fico mesmo stressado quando monto LEGO que é o efeito oposto que se procura normalmente num hobby.
Conchas
Direcção
Direcção
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Pois... não era a esse tipo de stress que me referia... ;D

Mas já que falas nisso é verdade. Especialmente qd estou nas vésperas de grandes eventos da PLUG a tentar montar coisas às pressas ou contra-relógio o LEGO não me faz nada bem...
Fico com stress danado. :(
FCorreia

Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu »

Ontem o meu pequenito partiu uma perna dum minifig novo ( nunca parti nenhuma na minha vida  ???)

Achei bastante estranho e não consegui encontrar explicação para o fenómeno a não ser na qualidade do plástico que já não deve ser o que era.

Imagino que estejam a utilizar uma percentagem  de plástico  reciclado na mistura o que torna as peças mais quebradiças.

Mas temos que salvaguardar sempre um pequeno pormenor: falamos dum brinquedo ;)

Relativamente afinação das cores a ideia que tenho é que nos últimos 30 anos foram banidos muitos pigmentos nomeadamente aqueles à base de chumbo ( só um exemplo mais conhecido e nem sei se a LEGO usou). COmo tal, a variação de cores ao longo do tempo compreende-se perfeitamente.

Já cores diferentes no mesmo set aí depende do método de fabrico e controlo de qualidade deficiente. A LEGO deve estar farta de conhecer esse problema e provavelmente é um mal necessário até.
Responder