Como Começou E "Como acabou a vossa dark age?" (Resumo)

Para conversar sobre tudo o que tenha que ver com LEGO.
Responder
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Como Começou E "Como acabou a vossa dark age?" (Resumo)

Mensagem por N19h7M4r3 »

Ora viva... como alguns de vocês sabem eu estou a "participar" numa discussão para a Lego sobre dark age no sentido de aquela altura em que simplesmente paramos de ligar aos legos e que durante algum tempo nos afasta deste hobbie.

O meu pedido vem é meio de mediador já que nos foi pedido se possível que nos arranjássemos testemunhos de outros aficionados do lego, e mesmo aqueles que ainda não resistiram a dark age...

Peço então a todos os registados que se possível contem aqui como foi a vossa dark age num pequeno resumo... como começou  como acabou (resumo do outro tópico :fixe:) e se tem alguma ideia pela qual acontece a todos aquela fase em que paramos por instantes de ver o lego como O hobbie ;D
Se tiverem amigos que por exemplo como eu tenham parado de ligar aos legos se pudessem meter uns relatos sobre isso também agradecia.

Por favor evitem comentários em geral senão depois é uma trabalheira para organizar os posts de todos ;) e escrevam em português que eu depois trato da tradução (ja agora agradeço que metam algumas referencias especialmente temporais tipo idades e anos, nao preciso de nomes e afins 8))

Obrigado pela ajuda :bailinho:
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: Como Começou E "Como acabou a vossa dark age?" (Resumo)

Mensagem por Conchas »

Para vos facilitar a vida, aqui vai directamente em Inglês. ;)

I had many LEGO (for the time) during my childhood which my fathers had incentive me to play with. Had those times there was no internet like nowadays, which help a lot to improve yourself regarding your building abilities and also to socialize with others that also enjoy LEGO a lot.
I've participated at local LEGO contests, which was something very important and relevant for me as a teenager at those times.
The last set I remembered to buy was a magnificent 8860, which I bought with my "own" money. I should have about 13 at the time.
I've still played with LEGO but different young people actually. LEGO was different a lot as well people and times.

Once I went to the high-school, available time and interest to play as young man start to decrease. Also the responsibilities start to increase and continued with University, marriage, child, etc...
It is difficult for me to say when my Dark Age started (maybe 16!?) and probably because of that I always call it my "Gray Age" or "Catalog Age" as you will see ahead.
This because I never loose the interest by LEGO and every year went into shops looking for the new catalog and novelties. At home I always spent sometime 'dissecting' every new catalog and stored all them religiously.
LEGO was still VERY important for me, despite not playing with neither buying.
During this years it was also important to join money, for a car and house, etc... so there the LEGO interest continued to be appart.

However a few years later I could have broken this state anytime, specially when looking to large TECHNIC sets (always my bigger interest). But it didn't happen...

I bought some LEGO sets for my daughter, both nothing I would have interest to play with. Sometimes it was the kind of gift I bring back when traveling in business.
I needed to be waiting fo my 2nd child (the boy) the really breakthrough into the light again ;D
Saw an appealing set  (a large F1 car) at my 38 years (unfortunately it did happen before...), bought it for the boy (still to born), but soon realize and decided it was for me instead!
In hours I was glued at internet, visiting for LEGO website, eBay and many others LEGO related. Soon I started to look for the sets I've ever wished to have during the "Catalog Age" and bought almost everyone...
What definitly made me to stay after this return was finding the AFOL existing communities, forums and websites (mainly PLUG of course ;) )

FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

Onde é que foram pedidos os testemunhos? Não vi nada disso ....

Pocas
Imagem
N19h7M4r3
Hero Member
Hero Member
Registado: 08 fev 2007, 19:18
Contacto:

Mensagem por N19h7M4r3 »

"It would be super if you could gather also some information from e.g. class mates who are not that much into LEGO anymore to understand why."

primeiro post no topico das apresentações :fixe:
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores »

Ontem a minha Dark Age estava iminente. Acho que hoje o perigo diminuiu, mas nunca sabemos o amanhã...
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
JMCampos
Sócio
Sócio
Registado: 08 jul 2007, 21:26
Contacto:

Mensagem por JMCampos »

A minha DA terá começado mais ou menos quando casei (já lá vão 30 anos!!!), quando me desfiz de boa parte dos meus hobbies de juventude. Falta dizer que tinha na altura 24 anos.
Terminou no ano passado (2007) durante a PLUGfest de Marco de Canaveses, onde fui como simples curioso e acompanhante do meu filho, o Alexandre, ele já sócio da PLUG.
#EuCáNãoUsoHashtags
pesgores
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por pesgores »

Acho que o perigo passou por agora por aqui  ;D
Sócio PLUG nº71
[/align]
André Araújo
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 04 jan 2007, 21:03

Mensagem por André Araújo »

[quote="pesgores"]
[/quote]

LOLL  ;D
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Contacto:

Mensagem por Sujiro »

começou com: Gajas, saídas e playstation(ano 2000)
acabou com: deixar de fumar e males de amor (ano 2006)

de uma forma resumida e directa  ;D
pesgores
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por pesgores »

[quote="pesgores"]
[/quote]

Passou completamente! Estou livre de perigo durante mais algum tempo! ;D
Sócio PLUG nº71
[/align]
Ricardo S
Sócio
Sócio
Registado: 05 ago 2006, 01:11
Contacto:

Mensagem por Ricardo S »

Ricardo 29

What happened to me it's not a dark age but more like a far relationship. It started at the age of fourteen by parental imposition (what they thought it was best for me...) but I had a plan so I gave all my collection to my cousin. At seventeen, I started to buy some sets secretly and at eighteen, my father left home. I saw an opportunity to get my favourite toy back and made a proposal to my cousin: I'd buy her the new sets at the time, build her a small town and she returned me my 3rd and 4th LEGO sets (road baseplates) aswell as some emblematic minifigs and pieces.
She accepted... :jump:

From that time, everyday, I touch in LEGO pieces. It got worse when I knew other AFOLS which I have a great friendship :fixe:
Última edição por Ricardo S em 22 set 2008, 23:28, editado 1 vez no total.
:plug: :brincka: City Landscaping Team
Ribatagus
Sócio
Sócio
Registado: 21 jun 2006, 11:00
Contacto:

Mensagem por Ribatagus »

Boas! Não tinha ainda respondido neste tópico, mas podes encontrar a minha resposta mais "comprida" nesta mensagem: http://www.plug.pt/forum/http://localho ... p?p=29#p29

Mas para melhorar o texto, cá cai:

Vasco, 29 anos, Vale de Santarém

LEGO começou na minha casa cerca dos meus 6 anos, e desde essa altura não havia outro brinquedo que me interessasse. Todas as prendas que eu pudesse escolher, a escolha era sempre a mesma...

1991: Foi por volta meus 12 anos de idade que começaram a não querer dar-me LEGO como prenda, embora fosse o que eu continuava a pedir. Apesar de alguma contestação, a minha vontade prevaleceu. Durante os anos seguintes comecei também a ganhar outros interesses (música, desporto, raparigas, etc), mas apesar disso o LEGO era uma constante que nunca se alterou.
Nesta altura, participei num concurso de construções de LEGO, patrocinada pela própria marca, numa loja onde era cliente assíduo. Obtive um 4º lugar, mas o "pódio" foi duvidoso (no terceiro lugar ficou a filha de uma das pessoas do júri).
A "luta" constante (com os pais) por espaço e arrumação no quarto para lá manter a colecção agravou-se, mas ainda assim eu conseguia manter o LEGO por lá, embora a muito custo e muitas cedências. Embora o meu sentimento não se alterasse, havia por parte dos pais a ideia que "já não tinha idade para LEGO".
Na mesma altura muitas das lojas que eu era cliente assíduo, começaram a ter cada vez menos LEGO, e algumas "encomendas" que fazia vinham trocadas, ou demoravam eternidades a chegar. O exemplo disso que mais recordo foi a da nave 6973, encomendada com meses de antecedência. Para meu espanto quando chego à loja, estava lá a 6983, com o lojista a dizer-me que foi a LEGO que mandou esta e não o deixavam trocar...

1994-1996: a LEGO tinha dos temas que eu mais gostava. Era com agrado que olhava para o catálogo, com desejo de comprar Piratas, Western, ... Mas era com desagrado que chegava às lojas e nada encontrava... O facto de não encontrar os sets desejados fez com que deixasse de os comprar.
De vez em quando encontrava um dos sets "desejados", gastava o "mealheiro" todo nele sem hesitar  ;D.
Comboios, barcos "grandes" e o forte Western eram difíceis de encontrar (por isso nunca tive nenhum nessa altura).
Na mesma altura começaram a aparecer coisas "esquisitas" nos catálogos (ex: Time Cruisers) que me "assustaram"...

1998-2000: Foi também a altura em que a LEGO mudou de "atitude", que fez com que eu passasse a olhar para os catálogos com "nariz torto", por algumas aberrações (juniorizações) e outras coisas que eu olhava e ficava apreensivo.
Mais violência, mais agressividade... menos "céus azuis" nas caixas, coisas demasiado bélicas. O brinquedo passou de algo "positivo" para algo "agressivo" mais ao estilo "action men").
O "futebolismo" foi também algo que me desagradou. O desaparecimento do "SPACE", em deterimento dos "insectoids" foi algo desastroso para mim... A cidade parecia descaracterizada, esquisita, algo incompatível com tudo o que tinha até então.
Os aventurers era das poucas coisas que salvavam desta altura.

Na mesma altura era praticamente impossível de comprar LEGO, sem uma viagem a uma grande cidade. Todos os pontos de venda habituais (livrarias /papelarias) deixaram de ter LEGO. No meu caso, se não me deslocasse a Lisboa, era impossível adquirir LEGO. Mesmo nos pontos onde havia (Toys R'Us, grandes superfícies comerciais) a diversidade dos items era pouca ou nenhuma!

Esta altura coincidiu também com a minha entrada no mundo universitário. Como estudei longe de casa, não levei o LEGO comigo. Tinha um primo pequeno (4 anos) ao qual, na minha ausência, tudo disponibilizavam sem qualquer limite nem regra. Por querer ter a colecção conservada, montada e especialmente não partida nem mordida, fui obrigado a guardar  tudo dentro de um caixote , e arrumá-lo na cave. Tudo somado, deixei de ter LEGO "à mão" para poder brincar, e assim a minha idade "cinzenta"(gray) começou. Não lhe chamo "negra"(dark) porque ainda assim de vez em quando comprava um set, e brincava com lego em "papel": desenhava coisas para um dia construir, planeava cidades com baseplates, relembrando o que tinha no caixote arrumado.
2005: Num passeio ocasional por uma rua estreita onde não era costume andar, descobri um cartaz gigante com um Santa Fe em LEGO... Era a última loja em Santarém onde ainda se podia comprar LEGO. Rapidamente entrei e conheci pessoalmente os donos, com quem conversei sobre LEGO e o facto de nunca mais ter encontrado praticamente nada à venda. Fiquei a saber que a filha pertencia à PLUG. Foi ela que me arranjou uma lista de sites sobre o coleccionismo (ex: classic-castle), compras e vendas de peças (Bricklink), etc, e falou-me da associação. Recomendou-me também pesquisar o ebay para lotes de "kilo" e sets já não fabricados.
No final desse verão, eu e o meu irmão tinhamos já comprado para cada um, a partir do ebay, mais de 50 kilos em lotes, mais outros conjuntos variados!... Isto acabou com a dark age do meu irmão, e me tirou da "sombra" onde eu andava...! 
Em dezembro do mesmo ano participei pela primeira vez numa PLUGFEST (2005e) e assim me assumi como AFOL e me juntei à PLUG. Desde então a minha colecção cresceu dos 50 sets "originais" e um pequeno caixote de peças, para mais de 700 sets e umas centenas de kilo em peças, divididas e distribuídas por gavetas e caixas.
Cumprimentos LEG-AIS!!! :D
-------
Vasco Serranho
Sócio nº 20 da PLUG - ex-Administrador do Fórum
INSTAGRAM BRICKSHELF
Responder