Aqui está ela!
Galeria do BS (quando moderada): http://www.brickshelf.com/cgi-bin/gallery.cgi?f=350274
[align=center]
[/align]Não tenho muitas fotografias da máquina no seu geral nem uma boa "primeira fotografia", mais tarde publico mais, depois do evento da SIC!
Começo por apresentar o video explicativo que fiz juntamente com um grande amigo meu que me ajudou:
[align=center][/align]
Os desenhos no display do NXT são também obra deste meu amigo, Luis, que eu acho um mimo! :] O programa de administrador (lá muito para a frente no video) é talvez o que eu destaco nas alterações da programação em relação à versão anterior. Adicionei também uma função que avalia (de certa forma) se tem ou não troco disponível. Deixo em anexo o programa em NXC (como é só para mim pode estar um pouco confuso, "mais ao meu jeito").
E penso que fica quase tudo explicado!
Especificações: (apesar de estar em inglês, penso que se percebe bastante bem)
[align=center]
[/align]A principal renovação foi a mudança de todo o sistema RCX para maioritariamente NXT. Digo maioritariamente porque mantive mecanismos onde recorria já na versão 2 a motores 9v dos antigos.
[align=center]Multiplexers da MindSensors[/align]
É então tudo controlado apenas por um NXT, simplificando a programação, à partida. Para obter todas as funcionalidades anteriores tive que usar dois multiplexers da MindSensors, um de motores e outro de sensores, respectivamente:

[align=center]Suporte para Copos[/align]
A maior novidade à primeira vista é a possibilidade de pedir água ou qualquer outro líquido armazenado no interior a ser servido em copo, como está bem explícito do lado direito da máquina.

Na base desta nova funcionalidade está um compressor pneumático de ar, que é enviado para um recipiente herméticos, criando pressão sobre o líquido que por sua vez há de escorrer por outro tubo mais largo até ao exterior. Através de um motor, activo uma válvula (pneumatic switch) para um lado ou outro, correspondendo a dois recipientes independentes.
O eixo que faz rodar válvula pneumática é o mesmo de um pole reverser que determina quando o motor RC Buggy bombeia ar para dentro dos recipientes.

Quis também assegurar-me de que ninguem inundava a minha Vending e adicionei um sensor de luz que me avisa se está lá o copo ou não!

Por baixo sai um pequeno tubo que evita (muito ligeiramente lol) que o liquido se derrame desviando-o.
[align=center]Detector de Moedas[/align]
Uma das alterações no interior foi a introdução de sensor de luz à entrada das moedas (mecanismo semelhante e original do grande Philo: Light Barrier ):

Com isto, consigo detectar qualquer coisa que entre, seja moeda ou não, e em função de ser moeda ou não (com outro sensor) assim recolho a moeda ou a mando para fora. Assim, permite-me também para pedir no display ao utilizador para esperar pelo reconhecimento, imediatamente a seguir a introduzir a moeda.
[align=center]Interface para Cabos NXT e de Alimentação[/align]
Coloquei também dois conectores de cabos NXT e um adaptador para a alimentação do NXT que puxei desde ele próprio até à parte de trás da máquina, para me ser mais acessível quando divido a máquina em partes e desligo os cabos. Para o caso dos cabos NXT utilizei sockets da Mindsensors.

[align=center]Iluminação do Display com Luzes PF[/align]
Com as novas luzes PF, tentei mais uma vez iluminar o ecrã (desta vez do NXT). O resultado não é o ideal, mas pronto, fica engraçado e ilumina qualquer coisa.

[align=center]Bloco Traseiro[/align]
Na parte de trás da máquina passo a usar menos recursos, graças aos motores NXT terem incorporado sensor de rotação (e são bastante mais precisos que os antigos e muito mais fiáveis). Uso assim 2 motores NXT para o deslocamento vertical. Para me cingir a apenas um output (saída do NXT) usei um Port Splitter da MindSensors. Para evitar dupla contagem de rotações e problemas alheios, tive de utilizar dois cabos convertores NXT<->RCX em série, limitando-me a alimentar com 9v o segundo motor, baseando-me apenas no posicionamento de um.
Para lançar os produtos uso agora um RC Buggy Motor, por ser mais potente, (sendo que o consumo é externo pelo multiplexer da mindsensors, não me falta energia em lado nenhum).

[align=center]Estética[/align]
Fiz ligeiras modificações, nomeadamente esta mariquice!

Comprei também novos acrílicos no AKI (aconselho antes a Plásticos do Sado, mas isto é outra conversa lol ).

É possível que me tenham escapado pormenores. Qualquer dúvida ou crítica, estejam à vontade!