Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Para os entusiastas dos temas contemporâneos.
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Suntzu »

Não vou estar aqui a explicar do que se trata mas gostava de saber por exemplo quantas pessoas têm comboios destes por aqui e como fazem para limpar os contactos?

Eu sempre usei um lixa muito fininha. E Vcs?

Sei que não foram vendidos em PT e espanha tb não mas nunca se sabe se não há por aqui "colegas"  ;)

Não encontro nada sobre manutenção destes contactos na net :-(
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por AVCampos »

Na PLUGfest que houve no ano passado no Marco de Canaveses, alguém levou um 7745 (que até então só tinha visto num catálogo holandês), portanto há cá pelo menos uma pessoa com 12V. :)
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Suntzu »

Curiosamente estou a pensar comprar um destes no ebay.
Encontram-se relativamente em conta.
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Conchas »

É o Victor (spacemarine) que tem comboios de 12V e levou para Marco.
Isto sem prejuízo de haver outros que os tenham, mas desconheço.

De qq das formas a limpeza destas linhas, deve ser  problema idêntico às de 9V, que já foi falado por aqui algures.

Por exemplo aqui: http://www.plug.pt/forum/http://localho ... ic.php?t=9
MAs acho que há mais. É uma questão de procurar melhor.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Alex
Sócio
Sócio
Mensagens: 1972
Registado: 26 jul 2006, 18:05
Localização: Marrazes-Leiria

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Alex »

Tenho o 7735 e o 7740 e por acaso (e felizmente) ainda não tive problemas nenhuns com as peças. A maior preocupação é mesmo com os motores, convém dar alguma rodagem de vez em quando...

Tive um parado quase um ano e quando o voltei a pôr a funcionar andou uns belos minutos aos soluços.

Em relação aos contactos, se for uma questão de ferrugem, o Vasco costuma usar as borrachas de tinta (normalmente azuis) para eliminar esses vestígios... e parece que resulta bem  ;)
Imagem Imagem
spacemarine
Sócio
Sócio
Mensagens: 2675
Registado: 25 set 2006, 21:35

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por spacemarine »

É... a borrachinha é que é boa ::) Aquela de apagar o lápis, sabem??!! ;) essa mesmo... faz um jeitaço, tanto nos carris como nos pernos dos motores. Limpeza a sério :o

Quanto a eles andar aos soluços quando se ligam, acreditem que não é preciso estarem um ano sem andar, basta uma semana. Mas, meia dúzia de voltas ao circuito e ficam como novos.

12V, o melhor sistema de sempre... se contarmos com os acessórios, esses sim, eram verdadeiro modelismo! Os de agora... brinquedos pra putos >:D
Alex
Sócio
Sócio
Mensagens: 1972
Registado: 26 jul 2006, 18:05
Localização: Marrazes-Leiria

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Alex »

[quote="spacemarine"]

12V, o melhor sistema de sempre... se contarmos com os acessórios, esses sim, eram verdadeiro modelismo! Os de agora... brinquedos pra putos >:D
[/quote]

Por acaso é mesmo verdade...e o 7866 e o 7860 são bons exemplos disso... a ver se a Lego rectifica isso no novo sistema
Imagem Imagem
Avatar do Utilizador
AVCampos
Sócio
Sócio
Mensagens: 13803
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Localização: Barreiro
Contacto:

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por AVCampos »

Desconfio que é melhor não alimentar esperanças. >:(
Última edição por AVCampos em 18 nov 2008, 08:05, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Suntzu »

Obrigado pela dica da borracha! Estou receoso. Só vou ligar o meu no sábado à tarde. Já não funciona há mais de 10 anos espero que não esteja calcinado. De qq forma se estiver repara-se :fixe:

Quer dizer... talvez  aí uns 13 ou 14 anos bem contados  :o
Avatar do Utilizador
Conchas
Direcção
Direcção
Mensagens: 16116
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Localização: Feijó (Almada) / Sesimbra
Contacto:

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Conchas »

Então depois, dá novidades.
Estou a ficar curioso se sempre vai trabalhar ou não.

Tenho um comboio não LEGO, que esteve parado talvez entre 20 e 30 anos. Qd o fui por a trabalhar, lá trabalhou, mas custou um bocado...
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
Avatar do Utilizador
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 888
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Suntzu »

[quote="Conchas"]
Então depois, dá novidades.
Estou a ficar curioso se sempre vai trabalhar ou não.

Tenho um comboio não LEGO, que esteve parado talvez entre 20 e 30 anos. Qd o fui por a trabalhar, lá trabalhou, mas custou um bocado...
[/quote]

Tá depois meto umas fotos tb, mas tem que ser com calma! :-)
Avatar do Utilizador
figueifoto
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 1861
Registado: 28 jul 2006, 09:50

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por figueifoto »

Eu tenho alguns destes comboios e tambem recomendo o uso da "borrachinha" para limpeza dos contactos.
Quanto aos soluços acabam se passar um cotonete com vaselina nos contactos do motor depois de passar a borracha nos contactos das linhas. ;)
spacemarine
Sócio
Sócio
Mensagens: 2675
Registado: 25 set 2006, 21:35

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por spacemarine »

Eu não aconselho vaselina, é muito... :P
Avatar do Utilizador
Sujiro
Hero Member
Hero Member
Mensagens: 3346
Registado: 18 mai 2008, 22:54
Localização: sintra
Contacto:

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por Sujiro »

este é daqueles tópicos que me fazem chorar, quando do meu tema favorito, só tenho os de 2006  :'(
spacemarine
Sócio
Sócio
Mensagens: 2675
Registado: 25 set 2006, 21:35

Re: Comboios 12V - Manutenção e curiosidades

Mensagem por spacemarine »

Por acaso tenho planeada uma cidade lego 80`s só com comboios 12V para a nossa próxima exposição na Lourinhã, assim todos poderão ver o funcionamento destas "coisas" fenomenais :jump: Duas unidades 7745 e uma unidade 7755 :jump:
Responder