[quote="AVCampos"]
Sim, não há muito mal em uma pessoa escrever "legos",[/quote]
Só concordo em parte... no fundo, trata-se de uma palavra "inventada", derivada de uma marca. Uma pessoa comum até pode dar esse erro, mas não um jornalista que se diz "profissional".
[quote="AVCampos"]
tal como não há muito mal em acrescentar indevidamente hífenes nos verbos como "nós faze-mos MOCs"... [/quote]
absolutamente errado!

Cometer estes erros abomináveis é deturpar vergonhosamente a língua e a mensagem que se pretende transmitir...

além de se correr o risco de poder alterar o sentido da frase.
interiorizem isto:
<xxx>-[glow=red,2,300]mos[/glow] é SEMPRE errado;
ex:
começar-mos começarmos;
faze-mos fazemos (este ainda mais grave porque em vez de se ler "
fazêrmos", lê-se "
fÁze-mus")
sendo <xxx> um qualquer verbo, os hífens são usados para simplificar a linguagem
<xxx>[glow=red,2,300]-nos[/glow] é "<xxx> a nós mesmos".
<xxx>[glow=red,2,300]-te[/glow] é "<xxx> a ti mesmo"
<xxx>[glow=red,2,300]-me[/glow] é "<xxx> a mim mesmo"
A confusão do hífen é sempre a mesma: confundirem "xxxmos" com "xxx-nos" e "xxxnos".
ex: encontra-nos, encontramos, encontrámos e encontra-mos
encontra-nos = 3ª pessoa singular, presente: encontrar a nós mesmos.
ex: ele encontra-nos no metro
encontramos = 1ª pessoa plural, presente:
(nós) encontramos o grupo no metro.
encontrámos = 1ª pessoa plural, passado:
(nós) encontrámos o grupo no metro depois do concerto.
encontra-mos =
erro!
[glow=red,2,300]Na dúvida, não usem hífen!!!![/glow]
Chamem-me chato, não me preocupa. Preocupa-me muito mais é ver que cada vez mais as pessoas preocupam-se menos em fazer as coisas como deve ser, quando deviam sempre procurar a melhoria e a evolução. E porque não gosto de só "dizer mal", mas também fazer algo para resolver as coisas, sempre que posso, procuro ajudar a melhorar os outros. É por isso escrevo estas "pequenas" ajudas: para benefício de todos!
[quote="AVCampos"]
mas outra coisa é uma instituição em que é suposto saber escrever e que, como meio de comunicação social, tem a responsabilidade de não "ensinar" mal as populações, dar erros destes.

[/quote]
Aqui ainda mais grave é. É a falta de profissionalismo do jornalismo (e de todas as profissões relacionadas com comunicação social em geral), que deviam ser a classe que devia defender mais veementemente a escrita correcta, não o faz. São escandalosamente permissivos demais!

Nem sequer usam como deve ser as ferramentas de correcção ortográfica disponíveis hoje em dia, que tornaram o seu trabalho tão facilitado que continua a surpreender a quantidade de erros e calinadas que se encontram na "Imprensa de referência"... É inacreditável como é que se escreve cada vez pior, quando os correctores ortográficos estão cada vez melhores!