Cartão de Cidadão

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Contacto:

Cartão de Cidadão

Mensagem por Cassiebsg »

Boas

Há por aqui alguém que tenha este bicho raro e misterioso??
É que tenho que renovar o meu BI este ano, mas parece que agora só fazem CCs...  :dontcare:

Se alguém por aqui que o tenha e saiba se ele funciona tão bem em aeroportos como forma de identificação como o antigo BI funciona... gostaria de saber. É que não tenho passaporte, e se o CC não dêr, fico com um grande problema...  :-\
There are those who believe that life here began out there...
Hyphos
Administrator
Administrator
Registado: 26 jul 2006, 20:00
Contacto:

Re: Cartão de Cidadão

Mensagem por Hyphos »

Tenho andado a tratar do CC do meu filho mais novo, já não existe o BI, ou seja não não o pode renovar, agora só mesmo o CC que além de ser o BI é tambem uma outra carrada de cartões que cada vez que esses caduquem ficam no CC, nomeadamente o Cartão de Utente de Saude, Nº de contribuinte cartão de eleitor. Como as filas são enormes aconselho-te qd fores tira o CC por causa do BI incorpora logo os outros.
Paulo "Jones" Brown
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Posso incorporar, mas não me fazem falta nenhuma, pois já há 5 anos que não vivo em PT, e não tenho grandes intenções de voltar... ou seja, não voto em PT, não pago impostos em PT, não utilizo os serviços de saude, etc...

Se não fosse o facto de necessitar de um cartão de identidade para viajar, nem me chateava, ficava pronto quando ficasse... e tirar o passaporte na mesma altura parece-me idiotico pois, depois caducam na mesma altura e fico sem identificação à mesma.  :(

O que estou mesmo a ver acontecer, é meter a renovar e quando regressar venho ilegal, pq o cartão ainda não está feito.  >:(
deda
Hero Member
Hero Member
Registado: 02 abr 2009, 21:20

Mensagem por deda »

O CC funciona tal como o BI e os outros cartões todos.Agora perguntas se serve para os aeroportos penso que sim,porque se fores para algum país fora da união europeia aí tens  de tirar o passaporte.Agora se fores para algum país da união europeia aconselho-te a uma coisa a tirar o cartão europeu de seguro de doença.Vais ao site da segurança social mandas os elementos que te pedem num e-mail, e mais uma coisa pôe a data que vais e a data que vens de regresso mas aí com uns dias  bons a mais.O cartão tem uma validade de dois tres anos.Mas tira já com tempo ok  :fixe:
deda
Hero Member
Hero Member

Mensagem por deda »

Afinal se nem vives em portugal nem queres voltar fazes uma coisa tiras á mesma o CC, e quando fores viajar levas um talão em como estás a tirar o CC,
e no país onde vives torna-te cidadão desse país e tens duas nacionalidades.
E dizes quando fores o tirar dizes a morada por onde queres que o enviem. :-X
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

O tempo que demora a receber o CC deve depender de algumas coisitas, mas julgo que a naturalidade lá terá a sua importância pois fui tirar o CC juntamente com o meu filho e ele recebeu-o na semana seguinte. Eu ainda estou há espera do meu e já lá vão uns 2 meses.
Só entendo esta diferença pelo facto de eu ter nacido em Moçambique.

Mas dá a morada do país onde resides que é mais certo. Não vá isso demorar mais do que o previsto.

Abraço
Jollyroger
Sócio
Sócio
Registado: 09 ago 2007, 22:49

Mensagem por Jollyroger »

Gostava de ser o último cidadão Português a ter um cartão do cidadão (por favor não chamem CC a isto, confunde-se com um 10182), mas a verdade é que é de todo conveniente tratar dele.

Mesmo que não precises de uma identificação Portuguesa actualizada, pode a qualquer altura surgir uma necessidade específica que te obrigue (nessa altura sem tempo) a tratar do cartão. Por exemplo, se perderes o número de contribuinte, e de repente precisares dele para abrir uma conta no banco, para tratar dos papéis relcionados com um imóvel ou uma herança, etc, vais ter que tratar obrigatóriamente do cartão do cidadão.

Como resides no estrangeiro, já há vários consulados a tratar do cartão. Outra hipótese é, vindo a Portugal, tratar em QUALQUER Conservatória do Registo Civil (há de tudo, desde as que te tratam do cartão num quarto de hora, até aquelas aberrações onde é preciso marcar dia e hora para o fazer).
ups
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 10 jun 2006, 22:05

Mensagem por ups »

Tambem é possivel tirar um BI dos antigos para casos mais urgentes (o CC ainda demora algum tempo a ser feito e é imprevisivel).

No entanto, este BI à moda antiga tem uma validade de apenas 1 ano pelo que será inevitavel o CC.
Sugiro sao muitas doses de paciencia.. o processo e demorado e os locais onde sao feitos costumam estar a pinha.
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Pois lá terá que ser... não tenho nada contra o bicho, apenas que pelo que já li demora eternidades a ser feito e não há possibilidade de pedir com urgência...  :notcool: Mas pelo sim pelo não, vou tentar manter o meu BI que só caduca em Setembro, assim até lá ainda tenho um valido e espero que o novo até lá seja feito... Depois os meus pais que o levantem e me enviem por correio registado.  ;)

Em termos de tempo gasto em filas de espera, o que me rende mais no norte? Ir à loja do cidadão (que nunca usei) em Viseu ou ir por exemplo ao Registo Civil do Porto ou Coimbra?
Se fosse a LX não tinha duvidas, sempre o tenho renovado no Arieiro sem grandes problemas ou tempo de espera, mas no norte não faço ideia. Alias, até à pouco tempo nem sabia se o tinha que fazer em LX ou se podia fazer noutro lado qualquer.

Ir cá ao consulado/embaixada seria uma boa ideia, se eu morasse na capital ou perto... mas cada fez que lá vou gasto no mínimo uns 50 euros só em transportes.  :o

deda, obrigado peloa sugestão, mas não quero ter dupla cidadania... só se for Portuguesa e Europeia... ou será que essas já tenho?  ;) :D
deda
Hero Member
Hero Member

Mensagem por deda »

Eu só disse por uma questão de facilitar a coisa mas não há como termos a nossa nacionalidade Portuguesa.Despacha-te a tirar o CC e diz  que tens muita pressa em tê-lo pode ser que assim seja mais rápido.Vai como sabes loja do cidadão.Não te esqueças do cartão europeu de seguro de doença.ok
:fixe:
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

No Porto se fores à Loja do Cidadão demoras muito mais tempo do que se fores ao Registo Civil que tem sempre muito pouca gente além de que não ficas a respirar aquele ar saturado.  :notcool:
Carlos Ribeiro
Nuno Lino
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 20:31

Mensagem por Nuno Lino »

[quote="Cassiebsg"]
deda, obrigado peloa sugestão, mas não quero ter dupla cidadania... só se for Portuguesa e Europeia... ou será que essas já tenho?  ;) :D
[/quote]

Os Dinamarqueses acho que não têm a figura da dupla nacionalidade. Nos casos em que isso podia acontecer, quando chegam aos 18 anos têm de optar por uma nacionalidade.

Eu tirei o CC e foi rápido, demorou cerca de 1 semana. Foi no Registo Civil de Évora. Eles aqui só distribuem 40 senhas por dia para tirar o CC. É preciso ir cedo para apanhar senha.

Nuno Lino
Sócio Fundador n.º 5 da PLUG
Imagem
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Dá-me mais jeito Viseu, mas se é mais rápido no Registo Civil do Porto, então prefiro ir lá... ;)
Obrigado pela dica e obrigado a todos pela ajuda. :fixe:

Pois, tb acho que isso de dupla nacionalidade cá não há... ou melhor, há até aos 18... depois tem que se escolher.
deda
Hero Member
Hero Member

Mensagem por deda »

Já que se está a falar no CC podiam-me dizer qual o valor? :fixe:
ups
Sr. Member
Sr. Member
Registado: 10 jun 2006, 22:05

Mensagem por ups »

Acho que não podem ser terceiros a levanta-lo. No acto de levanamento são preciso definir alguns codigos e são confirmado so dados biometricos. E bem capaz que demore mais tempo o levantamento do que a recolha inicial de dados.

Ahhh e o Registos Civil do Porto nao e mais rapido.
No site http://www.cartaodecidadao.pt/index.php?lang=pt consegues ter uma ideia dos tempos de espera.
Responder