Já cá tenho o Crane Truck 8258

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
jrukim
Sócio
Sócio
Registado: 01 out 2007, 21:32

Já cá tenho o Crane Truck 8258

Mensagem por jrukim »

De realçar a sofisticação de engrenagens e um construção deveras complicada para me entreter durante muitas horas
:clapping: São ao todo 187 paginas de construção

Desilusão: De PF tem apenas um motor e um interruptor para o ligar. Não tem comando nem IR
Abraços do velhote
Jaime
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Re: Já cá tenho o Crane Truck 8258

Mensagem por AVCampos »

Boa! :jump:

Segundo a review no SeTechnic, ele bate o recorde do número de engrenagens num set da LEGO, recorde esse enteriormente detido pelo magnífico 8480. 8)

Aposto que não se vai arrepender da compra. :fixe:
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

E pode sempre adicionar o comando e receptor na mesma. ;)
Certamente não foi surpresa, pois é claro em todo o lado o que vem incluído com o set.
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Não sei é se haverá espaço para pôr mais motores mais os respectivos mecanismos para os ligar às alavancas... aquilo já é tão atravancado! :-X Ou então manda-se todo o mecanismo às urtigas e liga-se cada funcionalidade a seu motor próprio. :D
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

[quote="AVCampos"]
...Ou então manda-se todo o mecanismo às urtigas e liga-se cada funcionalidade a seu motor próprio. :D
[/quote]

A minha opção preferida.  ;D

Ainda antes de ter comprado o Cherry Picker 8292 andei pela web a ver imagens dele, e nomedamente pelo youtube a ver uns videos, e o mais popular na altura que mostrava um 8292 motorizado era o seguinte:

Para quem não sabe, convém esclarecer que o Cherry Picker na versão original tem um cesto colocado num braço elevatorio, que é movido à custa de 1 só motor, e com uma alavanca permite comutar entre a opção de baixar-elevar o cesto, ou rodar direita-esquerda.
No video anterior, pode perceber-se mais ou menos a meio do mesmo, que o senhor manteve o sistema de engrenagens original, ao qual adaptou um motor extra, e vê-se a alavanca a mudar de posição. Assim, em vez de andar à mão a comutar entre as 2 opções de movimento do cesto, a comutação passou a ser feita remotamente com a ajuda do tal motor extra.

Quando finalmente tive oportunidade de comprar o Cherry Picker, ao mesmo tempo comprei mais um motor, receptor e controlo IV, e fiz uma primeira abordagem ao controlo do cesto, mas de forma diversa. Coloquei de parte o tal sistema de comutação, e "ataquei" cada um dos 2 movimentos possíveis com o seu motor.
O resultado è que devo ter até poupado algumas peças, e usei na mesma 2 motores para movimentar o cesto, mas o principal é que posso executar os 2 movimentos em simultâneo, cima-baixo e direita-esquerda, sem ter que optar alternadamente por um deles por via da comutações engrenagens.
O resultado pode ser visto aqui:

Portanto, se tivesse "guito" para comprar o "big truck" 8258 certamente que não descansaria enquanto não o motorizasse o mais possível, mas com motores o mais dedicados possível para cada função, pois o resultado final aposto que é mais agradável e funcional.
Outra coisa que esse brinquedo está mesmo a pedir é depois um atrelado à maneira, e ficaria um belíssimo MOD, praticamente MOC.
Uma alternativa mais simples para um MOD, seria ainda prescindir do guincho com braço articulado, encurtar a traseira da cabine e ficar apenas com o engate para o atrelado, a construir.
A verdade é que se comprasse esse set creio que após umas invenções no modelo A, a manter algo construído, ia acabar por optar pelo modelo B que me parece muito bom, e bem bonito.

Para já, contentava-me com umas fotos à maneira do novo brinquedo do jrukim.  ;)

Abraço
Última edição por Mortymore em 29 jul 2009, 23:03, editado 1 vez no total.
Mitoxx
Newbie
Newbie
Registado: 22 ago 2009, 10:00

Mensagem por Mitoxx »

Boas

Tenho vindo a seguir este tópico por estar relacionado com a minha próxima construcção. Não se tratando de uma novidade de prateleira, decidi voltar à carga no set 8868 de 1992, um camião com grua pilotada atrás, baptizado de Airtech Claw Rig, que desmontei para limpar e agora, passados muitos anos, vai voltar à sua forma original.

Tal como o Crane Truck 8258, o Airtech Claw Rig é complexo, com vários mecanismos. Mas ao contrário do camião actual, o Airtech depende de um sistema de ar comprimido para o movimento do braço mecânico.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

Olá Mitoxx, andaste portanto a fazer trabalho de restauro. :D

Se és fã desse set, certamente que AVC irá ser teu amigo e falar sem parar sobre o mesmo... ;)

Pessoalmente e embora goste ainda de muitos sets antigos, não tenho nenhume predilecção especial pelo 8868, embora o reconeça como um set bastante invovador para a époce. Enfim gostos...

PS: Vejo também que este é o teu primeiro tópico aqui no fórum. Não quererás entretanto fazer a tua apresentaçãoo mais formal, no tópico das apresentações ???

Bem-vindo, ao fórum da :plug:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Não ligues ao Conchas! Ele não percebe nada de LEGO, e muito menos de Technic. :D (ya right)

Citando a Technicopedia:
If you don't have this set, you need to mortage your house, ransom your pets, or sell your liver.  Do whatever it takes to get this model.  You will not regret it.
Mas, para dizer a verdade, só o quis pelas peças pneumáticas... ainda não o desmontei só por falta de tempo e espaço. :-[
Mitoxx
Newbie
Newbie
Registado: 22 ago 2009, 10:00

Mensagem por Mitoxx »

Tenho o set desde a altura em que saiu para o mercado, sendo o meu preferido pela complexidade. Mas quanto mais complexo melhor, e depois de (re) monta-lo, vou investir notro. Quem sabe o afamado 8258.
Em relação à apresentação, irei faze-la de seguida.

Saudações
Responder