tens jeito para a culinária?

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
Super Pinga
Hero Member
Hero Member
Registado: 26 jul 2006, 23:37

Re: tens jeito para a culinária?

Mensagem por Super Pinga »

[quote="AVCampos"]
[quote="Super Pinga"]
O "Frango Troväo" é uma (a)variaçäo do "Frango Tandoori", que estava a assar em forno industrial quando este estoirou com um estrondo semelhante a um troväo!!! ;D[/quote]
Quero saber da história toda! E não cortes nos pormenores sórdidos, como quanto tempo foi preciso despender para tirar os bocadinhos de víscera de frango das paredes! :expectation:[/quote]
O que estoirou foi mesmo o forno, e näo o frango. Esse... bem, contarei a história em pormenor, quiçá em vinheta Lego--
--boa ideia!!!  :clapping: :fixe:

Quanto à provocaçäo barata da Deda, nem vou digná-la com uma resposta, apenas afirmarei, como boa verdade, que cozinho desde os 15 anos, e tomara ela ter tido a mesma professora que eu. Näo é por acaso que hoje em dia os meus cozinhados säo apreciados e famosos de Portugal ao Vietname, da Finländia à Nigéria. À minha avó agradeço.
deda
Hero Member
Hero Member
Registado: 02 abr 2009, 21:20

Mensagem por deda »

no comments a tua resposta.Mas mestras de cozinhar tive, e esse eram mestras
a cozinhar as  minhas duas avos  :-X >:(
Última edição por deda em 29 ago 2009, 10:48, editado 1 vez no total.
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Caracóis para petisco

Um Hipermercado que abriu recentemente aqui na zona, no qual infelizmente ainda não encontrei LEGO à venda, teve por outro lado a feliz ideia de vender caracóis em sacos que devem rondar o 1Kg.
Sei que aqui por perto há uma empresa que deles faz cultura mas vende-os em baldes com cerca de 5Kg, o que é muito caracol para fazer apenas um petisco para 2...4 pessoas que queriam passar uma tarde de Verão a conversar, a beber umas bjecas ou um "tinto americano" (Coca-Cola).

Então lá fui comprar um saquinho dos bichinhos que põem os pauzinhos ao Sol, e vou deixar aqui a forma como os arranjei.

1,2Kg de caracóis (era aproximadamente o peso do saco que comprei)
1 cebola média
2 ou 3 dentes de alho grandes
2 ou 3 malaguetas pequenas (daquelas secas que se vendem em saquinhos)
2 folhas de louro
2 ou 3 pitadas de pimenta branca em pó
orégãos (em quantidade generosa)
azeite (um fiozinho)
sal (talvez 1 punhado... depende do tamanho da mão)

Ainda antes de abrir o saco de rede onde vinham os caracóis, coloquei-o dentro de uma bacia e fui-os passando por água para os lavar. A sujidade que continham devia-se essencialmente a bocadinhos de ervas por onde devem ter andado, porque de resto pareceu-me que devem ter levado "tratamento" prévio pois não largaram baba, mas se for necessário pode juntar-se um pouco de vinagre para acelerar esse processo de lavagem. Depois de me parecerem lavados, abri o saco e despeje-os na bacia e ainda levaram mais umas enxaguadelas.

Entretanto coloquei numa panela a cebola cortada aos gomos, as folhas de louro a que tirei previamente o veio central, os alhos cortados ás rodelas, 3 pitadas de pimenta branca em pó, 3 malaguetas, e por cima disto tudo espalhei orégãos generosamente e depois reguei com um fio de azeite (não juntar já o sal). De seguida despejei alguma água na panela e depois coloquei lá dentro os caracóis. Ajustei a quantidade de água acrescentando mais alguma por forma a que esta estivesse 2 a 3 dedos acima no nível dos caracóis.

Só então acendi o lume, que deve ser sempre brando, pois isso fará com que os caracóis saiam mais da casca e sejam posteriormente mais fáceis de retirar com o palito.
Quando levantou fervura, juntei um punhado de sal (não foi muito sal porque não tenho a mão grande, nem o punhado foi ganancioso).

Se os caracóis não tiverem passado por um processo prévio de libertação de "ranhoca", pode formar-se alguma espuma durante a cozedura, que deve ser removida de tempos a tempos com uma espumadeira, no decurso das 1.5 a 2 horas que os caracóis vão estar a banhos na panela. Os que comprei estariam já "limpinhos" porque nunca se formou espuma.

Depois de terem cozinhado e arrefecido um pouco, andei à cata dos gomos de cebola e do louro, que removi.

Se os caracóis não forem para comer na hora, devem depois ser um pouco aquecidos.
Por outro lado a bebida que os acompanhar deve estar bem fresquinha.
Servem-se em pratinhos ou tijelas pequenas, regados com algum molho, e auxiliados por outro prato ou tijela igual, onde se vão depositando as cascas. Não esquecer de fornecer palitos.  :P

Abraço
Última edição por Mortymore em 02 set 2009, 18:44, editado 1 vez no total.
Suntzu
Hero Member
Hero Member
Registado: 12 nov 2008, 17:11

Mensagem por Suntzu »

Mortymore

Caracóis comigo é assim:

1- Vou ali à cozinha buscar um tuperware
2- Chamo o elevador carrego no zero.
3- Saio do prédio e atravesso a rua
4- Entro na cervejaria
5- Peço uma dose de carracois
6- Pago
7- Volto pa casa.
8- Está pronto

Ufff :whistle: :whistle:
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Mensagem por Jorge Reis »

[quote="Suntzu"]
Mortymore

Caracóis comigo é assim:

1- Vou ali à cozinha buscar um tuperware
2- Chamo o elevador carrego no zero.
3- Saio do prédio e atravesso a rua
4- Entro na cervejaria
5- Peço uma dose de carracois
6- Pago
7- Volto pa casa.
8- Está pronto

Ufff :whistle: :whistle:
[/quote]

Bem melhor assim :whistle: :whistle:
Imagem
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

A preguiçosos como vocês desejo muito LEGO já montado e colado.  :P

;D  ;D  ;D  ;D

Abraço
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Mortymore"]
e colado.  :P[/quote]
VÁ DE METRO, SATANÁS! (com a extensão da Alameda a S. Sebastião até fica mais fácil ;D) :notcool: :notcool:
deda
Hero Member
Hero Member

Mensagem por deda »

Quanto ao que dizes dos caracois acompanha com paozinho torrado com manteiga que é um espanto. :fixe:
deda
Hero Member
Hero Member

Mensagem por deda »

Essa ranchoca de que falas é  a baba do caracol que por sinal e um creme optimo para a nossa pele.Eu tenho vendido muito esse creme e este e testado dermatologicamente.Por isso não há que recear em usa-lo ate eu uso.
;D :fixe:
BionicDroid
Hero Member
Hero Member
Registado: 20 jun 2006, 04:39

Mensagem por BionicDroid »

Altamente, já sei como um dia destes confeccionar os meus caracóis, obrigado Mortymore, agora só falta mesmos os caracóis, alguém sabe na zona do Porto onde existem dessas caracoletas, é que aqui só mesmo daqueles grandalhões de quintal, uma vez em puto fiz com essas santolas do quintal e não apreciei muito mas também na altura não percebia nada de temperos a não ser sal, limão,  pimenta, mas ainda me lembro que gastei muitas águas em fervura até que os gajos deixassem de largar aquela baba, depois de tantas águas lá enchi o prato que mais parecia um prato cheio de cascas de nozes devido ao seu tamanho já que quando fui à caça deles só apanhava os mais gordos, logo mais xixa, bolas, depois acabei por comer apenas meia dúzia deles pois ficaram insábidos de tantas águas fervidas e duros como rojões  :D
Carlos Ribeiro
Responder