Eu acho que poderia ter pelo menos uma componente cívica que bem falta faz no nosso país, mas enfim...
Quanto a mais Matemática e Português, é certo que não sei como andam nos dias de hoje, mas creio que o grande problema, nomeadamente da Matemática, nunca foi ser pouca, foi nunca ter sido melhor compreendida. Talvez se em vez de apenas se ensinar como fazer, se começasse paralelamente a mostrar para que serve o que se anda a fazer, os alunos se sentissem mais motivados.
Por cá um professor de física não leva a turma à feira popular para explicar as forças envolvidas num percurso de montanha russa. Limita-se a mandar TPC. As aulas práticas nunca se fazem num laboratório, decorrem apenas na sala das teóricas a fazer exercícios, que por certo são essenciais, mas nunca o suficiente. E claro... depois as ferias são longas e malta no ano a seguir já não se lembra de metade. Há sentidos que nunca são estimulados e se o fossem por certo mais coisas nos ficavam na memória. Mas o nosso ensino fica mais barato se assentar apenas na compra de livros, papel e lápis...
Mas cada um terá a sua opinião e eu respeito a de todos.
Abraço
PS:
[quote="Jorge Reis"]
Era mais uma disciplina para os alunos perderem tempo e até quem sabe reprovar

[/quote]
Mas os alunos hoje em dia ainda reprovam?
Tinha até a ideia que o M.E. tinha dado tanto que fazer aos professores caso pretendessem chumbar um aluno, que dessa forma até conseguiu contar com a "colaboração" dos mesmos para por termo aos chumbos.
[quote="Jorge Reis"]
Ensinem bem o que tem de ser ensinado, para as médias nacionais subirem um pouco.
[/quote]
E é preciso ensinar bem para as médias subirem? Pensei que os exames nacionais que agora se fazem já tinham erradicado o problema das médias baixas.
No meu tempo a média de uma específica de Matemática 10-12 andava pelos 25%, mais coisa menos coisa. O ano passado parece-me que a média do exame nacional foi de uns 14 em 20. Ou estarei confundido!?
Talvez por isso a minha foi apelidada de geração rasca, e agora devemos ter uma geração de génios. Mas também com exames feitos ao Domingo ou enviados por mail... nada me espanta.
Mas que sei eu afinal...

Não liguem ao que digo (ou escrevo)