ensino de braille linguagem gestual e escrever com as duas maos o que acham ?

Para conversar sobre tudo e sobre nada.
deda
Hero Member
Hero Member
Registado: 02 abr 2009, 21:20

ensino de braille linguagem gestual e escrever com as duas maos o que acham ?

Mensagem por deda »

Talvez fosse um dedo de conversa no tópico que educação temos mas preferi
abrir um tópico.Eu acho importante que se devia ter este tipo de ensino nas escolas.Este ensino pode propocionar a independecia de alguém que daqui
a manhã possa ter algo que a impeça de falar de ver ou ate de escrever com
uma das mãos.Digo isto porque a minha amiga isabel sabe ler braille,devido
ao seu tio ser quase invisual, e ela interessou-se por estas coisas.Se tiverem algo para opinar sobre isto e se o entenderem  façam. :)
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Re: ensino de braille linguagem gestual e escrever com as duas maos o que acham ?

Mensagem por Mortymore »

Acho que seria interessante como disciplina opcional, acessível a todos os que a pretendessem frequentar.
Talvez até devesse haver uma caderia onde tal fosse ensinado, em cursos superiores relacionados com novas tecnologias, pois para um Eng. informático, electrónico, ou quaisquer derivados, o conhecimento do alfabeto Braile e das limitações dos invisuais, pode vir a ser muito importante, mas até alargaria o ensino de forma a conscencializar os nossos futuros criadores, para o conhecimento de diversas outras limitações devidas a deficiências fisícas, senão veja-se o que pode acontecer por ingnorância de quem implementa sistemas todos XPTO e se esquece de pensar em quem pode não cumprir todos os requisitos físicos, como o senhor que se viu impedido de fazer um depósito bancário por não ter braços, e por conseguinte não poder confirmar digitalmente a sua identidade, sendo que o sistema requeria uma impressão digital para a comprovar. Quem não tem braços... não pode ter impressões digitais. Mas o iluminado que implementou o sistema nunca se lembrou de uma possibilidade destas.

No meu local de trabalho, temos um teclado e uma impressora Braile, que ninguém usa porque não há quem tenha formação para tal. É o país que temos.  :'(

Abraço
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Registado: 18 fev 2009, 15:47
Contacto:

Re: ensino de braille linguagem gestual e escrever com as duas maos o que acham ?

Mensagem por Cassiebsg »

Pois, sempre achei que devia ser disciplina a implentar na primária. Não sei se como opcional ou não, pq o mais certo é que se for opcional, vai haver poucos a escolher e como consequencia as escolas não vão ter professores para essa opção... resultando que quem queira ter esta disciplina acabe por não a ter pois se não tem que mudar para uma escola que tenha.
There are those who believe that life here began out there...
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Talvez, pelo menos obrigatório no secundário para a área da saúde, e facultativo para os demais cursos. Certamente que o ideal seria todos termos esse conhecimento aquirido, mas parece-me que não seria boa ideia passar do 8 ao 80.
Assim pelo menos nas escolas secundárias onde houvesse saúde, estaria garantido o ensino do Braille.

Abraço
deda
Hero Member
Hero Member

Mensagem por deda »

Concordo plenamente com voçês e penso que seria disciplinas como outras quaisquer.Assim se daria valor a quem tem dificuldades e que em outros aspectos, como nos passseios das nossas cidades e predios. :)
Jorge Reis
Sócio
Sócio
Registado: 26 jul 2006, 22:54

Mensagem por Jorge Reis »

Era mais uma disciplina para os alunos perderem tempo e até quem sabe reprovar :o

Ensinem bem o que tem de ser ensinado, para as médias nacionais subirem um pouco.

Que tal mais Matemática e Português?
Imagem
Roger_the_gogogo
Hero Member
Hero Member
Registado: 13 set 2006, 21:17
Contacto:

Mensagem por Roger_the_gogogo »

Acho que é daquelas coisas que só precisam de ser aprendidas quando necessário.
- Sócio nº33 -
Rogério Ribeiro

"Drawing is just painting with your pencil, painting is just drawing with your paint brush"

BrickTownTalk   Co-blogger   http://bricktowntalk.blogspot.com/
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Eu acho que poderia ter pelo menos uma componente cívica que bem falta faz no nosso país, mas enfim...

Quanto a mais Matemática e Português, é certo que não sei como andam nos dias de hoje, mas creio que o grande problema, nomeadamente da Matemática, nunca foi ser pouca, foi nunca ter sido melhor compreendida. Talvez se em vez de apenas se ensinar como fazer, se começasse paralelamente a mostrar para que serve o que se anda a fazer, os alunos se sentissem mais motivados.
Por cá um professor de física não leva a turma à feira popular para explicar as forças envolvidas num percurso de montanha russa. Limita-se a mandar TPC. As aulas práticas nunca se fazem num laboratório, decorrem apenas na sala das teóricas a fazer exercícios, que por certo são essenciais, mas nunca o suficiente. E claro... depois as ferias são longas e malta no ano a seguir já não se lembra de metade. Há sentidos que nunca são estimulados e se o fossem por certo mais coisas nos ficavam na memória. Mas o nosso ensino fica mais barato se assentar apenas na compra de livros, papel e lápis...

Mas cada um terá a sua opinião e eu respeito a de todos.

Abraço

PS:

[quote="Jorge Reis"]
Era mais uma disciplina para os alunos perderem tempo e até quem sabe reprovar :o
[/quote]

Mas os alunos hoje em dia ainda reprovam?
Tinha até a ideia que o M.E. tinha dado tanto que fazer aos professores caso pretendessem chumbar um aluno, que dessa forma até conseguiu contar com a "colaboração" dos mesmos para por termo aos chumbos.

[quote="Jorge Reis"]
Ensinem bem o que tem de ser ensinado, para as médias nacionais subirem um pouco.
[/quote]

E é preciso ensinar bem para as médias subirem? Pensei que os exames nacionais que agora se fazem já tinham erradicado o problema das médias baixas.
No meu tempo a média de uma específica de Matemática 10-12 andava pelos 25%, mais coisa menos coisa. O ano passado parece-me que a média do exame nacional foi de uns 14 em 20. Ou estarei confundido!?
Talvez por isso a minha foi apelidada de geração rasca, e agora devemos ter uma geração de génios. Mas também com exames feitos ao Domingo ou enviados por mail... nada me espanta.

Mas que sei eu afinal...  :-\ Não liguem ao que digo (ou escrevo)  :-X
Última edição por Mortymore em 05 set 2009, 23:19, editado 1 vez no total.
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores »

Algo que se devia aprender era sobrevivência sob as mais difíceis condições, quando se fica sem os recursos da cidade ou da civilização. Isso sim, seria mais útil que qualquer disciplina:

-Aprender a caçar
-Escolher os alimentos mais nutritivos entre plantas e animais
-Construir abrigos
-Fabricar objectos úteis

Mas não, temos de aprender Matemática, Filosofia, História, etc, etc, etc... :P

Um desastre natural? Um acidente nuclear? A 3ª Guerra Mundial? Sobrevivência nessas condições é mais importante que qualquer disciplina.

Suponho que há 20-30 anos atrás, seria muito mais importante...Mas quem sabe o que o futuro reserva?
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
deda
Hero Member
Hero Member

Mensagem por deda »

Eu não digo que só se tenh aque aprender estas coisas tambem e importante
aprender portugues matematica,mas seria util seria porque aprender não ocupa lugar.Nós temos que saber e fazer de tudo um pouco, porque o que podemos aprender nos traz sempre um pouco de cultura. :)
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

[quote="pesgores"]
-Aprender a caçar
-Construir abrigos
-Fabricar objectos úteis
[/quote]

Quanto a caça não sei, mas para o resto já ouviste falar dos Escoteiros?  :whistle:
pesgores
Hero Member
Hero Member
Registado: 03 fev 2008, 23:56
Contacto:

Mensagem por pesgores »

[quote="Cassiebsg"]
[quote="pesgores"]
-Aprender a caçar
-Construir abrigos
-Fabricar objectos úteis
[/quote]

Quanto a caça não sei, mas para o resto já ouviste falar dos Escoteiros?  :whistle:
[/quote]

Escoteiros são uma actividade extra-curricular. Deviam era ensinar o que eu disse na escola.
[align=center]Cogito, ergo vinco. (Penso, logo venço).
Pesgores: a comportar-se como um idiota desde 13/9/2004
Sócio PLUG nº71
[/align]
Cassiebsg
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Cassiebsg »

Andas a ver filmes a mais. ;D
Namath
Hero Member
Hero Member
Registado: 16 set 2006, 17:29

Mensagem por Namath »

[quote="pesgores"]
-Aprender a caçar
-Construir abrigos
-Fabricar objectos úteis
[/quote]

Ah Rambo!
PocasNuckie
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2007, 19:12
Contacto:

Mensagem por PocasNuckie »

[quote="pesgores"]
Algo que se devia aprender era sobrevivência sob as mais difíceis condições, quando se fica sem os recursos da cidade ou da civilização. Isso sim, seria mais útil que qualquer disciplina:

-Aprender a caçar
-Construir abrigos
-Fabricar objectos úteis

Mas não, temos de aprender Matemática, Filosofia, História, etc, etc, etc... :P

Um desastre natural? Um acidente nuclear? A 3ª Guerra Mundial? Sobrevivência nessas condições é mais importante que qualquer disciplina.

Suponho que há 20-30 anos atrás, seria muito mais importante...Mas quem sabe o que o futuro reserva?
[/quote]

Liga a TVCabo, mete no Discovery Channel e vê o programa "Sobrevivência" (em Inglês "Ultimate Survival") que o artista do Bear Grylls ensina-te isso tudo.

Acho é que depois de veres o programa, vais perder a vontade de querer aprender por ti próprio.  ;D

Pocas
Imagem
Responder