Comando 8885 - problemas

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
aparicio
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 26 jun 2009, 09:50

Re: Comando 8885 - problemas

Mensagem por aparicio »

[quote="Mortymore"]
Este é o esquema da saída de infra-vermelhos do comando 8885

Imagem

O sinal gerado pelo controlador do comando é enviado ao transístor PNP de referência C8550, e este se encarregará de activar o LED emissor de infravermelhos, passando pela resistência limitadora de corrente de 6.8 Ohm.

Se o controlador do comando suportasse a corrente exigida pelo LED IV não era necessário o transístor.

Diz o datasheet do transístor C8550 (PNP) que ele foi feito com o objectivo de realizar a montagem de amplificadores de classe B, numa montagem push-pull, com potência até 2Watt.
Então fui à procura do seu par NPN, e descobri ser o C8050, e o datasheet deste está um pouco mais completo pois trás as curvas características.

Fica esta informação para quem eventualmente estiver interessado.

NOTA: Os links associados às referências dos transístores, conduzem aos respectivos datasheets.

Abraço
[/quote]

De facto fui logo a acelerar e nem reparei que tinhas testado com um comando bom para servir de referência :-[

Já comparaste os sinais na base do transístor de saída dos comandos? O problema pode nem estar no led emissor de IR. Ou seja em vez de estar no desmodulador, deve estar no modulador :)
Eu faria isso antes de começar a trocar leds.

Na página que indicas o autor apresenta uns diagramas com os sinais enviados. O sinal na base desses transístores deve apresentar um padrão análogo.

Teoria da conspiração para a ausência de recepção de sinal no teu set-up de prova:
1. O detector IR que estás a usar funciona com um comprimento de onda x +- tolerância;
2. Os leds emissores colocados nos comandos da Lego não são sempre iguais entre si, ou seja emitem todos em comprimento de onda xL +- tolerânciaL;
3. Ambos os leds do emissor estão bons (o problema está na modulação), mas um deles, o do comando avariado, funciona num comprimento de onda que o detector do teu set-up não apanha.
É só uma teoria da conspiração :)
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Foi também a teoria que propus! O estranho é que o comando costumava funcionar, e depois deixou de funcionar... ??? Nunca li nem ouvi nada acerca de LED's mudarem o comprimento de onda que emitem (a não ser os multicolores, mas esses são outra história), mas não nego à partida uma ciência que desconheço. :dontcare:
aparicio
Jr. Member
Jr. Member
Registado: 26 jun 2009, 09:50

Mensagem por aparicio »

[quote="AVCampos"]
Foi também a teoria que propus! O estranho é que o comando costumava funcionar, e depois deixou de funcionar... ??? Nunca li nem ouvi nada acerca de LED's mudarem o comprimento de onda que emitem (a não ser os multicolores, mas esses são outra história), mas não nego à partida uma ciência que desconheço. :dontcare:
[/quote]

Eu não acho que o led tenha mudado de comprimento de onda. Acho é que o modulador deve ter-se avariado e que o set-up de testes usado pode não estar a conseguir captar todos os sinais presentes, leia-se - o receptor IR usado nos testes pode não funcionar no comprimento de onda do led do comando avariado.

Se em vez de usar um led detector IR genérico ele visse o sinal à saída do desmodulador as dúvidas em relação a isso acabavam (e teríamos umas belas fotos de um receptor aberto  :jump: :whistle:)
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Não estou certo de ter percebido exactamente o que é que achaste que estava um mimo, mas posso deixar aqui uma imagem com maior detalhe dos comandos, que ainda cheguei a tirar.

Imagem

Abraço
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

O overlay com a foto do controlo remoto e título. ;)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Peço desculpa não ter comentado ou outros posts, mas há 2 horas atrás abri este tópico e a última mensagem que lá estava era a do Conchas, a que respondi agora (passado umas 2 horas), e só agora também vejo que entretanto houve mais participações.

Então vou tentar resumir o essencial para não haver confusões:

1) O comando bom, funciona com os receptores LEGO e o meu básico receptor para teste acusa perfeitamente os sinais enviados pelo comando.

2) O comando mau, não faz piscar qualquer dos 2 receptores LEGO que tenho, por isso, nem se trata de má recepção de códigos... é mesmo recepção nula. Isto é igulamente confirmado pelo meu receptor improvisado.

Portanto, relembro, que de momento o que importa é a recepção de sinal, seja lá ele o que for.
Posteriormente, preocupar-me-ei se o que é enviado é bem interpretado pelo receptor ou não, mas para já isso não tem qualquer importância.

O receptor que tenho improvisado não passa de um receptor IV que terá um filtro integrado, e até admito que devido a algum desvio por parte do LED emissor, o meu receptor podesse estar a atenuar de tal forma os sinais de comprimento de onda no qual se situa actualmente o LED do comando avariado, que o meu receptor simplesmente os estivesse anular, apesar do comando os enviar. A verdade é que o mesmo se passa com os receptores 8884 da LEGO, o que torna o LED que lá está absolutamente inútil, mesmo que esteja a trasmitir sinal, pois não o está a fazer em condições de poder ser recebido. E relembro... para já não importa o que é que está a ser recebido... tinha é que receber alguma coisa.

[quote="Conchas"]
O overlay com a foto do controlo remoto e título. ;)
[/quote]

Mariquices minhas...  ;D

Abraço

PS: Não tenho a certeza, mas julgo que o receptor que estou a usar para testes é um SFH5110-38 (se não for exactamente este é um equivalente) e como se pode ver pelo datasheet, a máxima sensibilidade é atingida com um comprimento de onda de 940nm, mas a largura espectral vai dos 830nm aos 1100nm. Portanto o LED IV do comando 8885 tem que funcionar nesta gama de comprimentos de onda, uma vez que o comando em bom estado comunica perfeitamente com o meu receptor.
Última edição por Mortymore em 25 set 2009, 17:14, editado 1 vez no total.
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

[quote="Mortymore"]
E relembro... para já não importa o que é que está a ser recebido... tinha é que receber alguma coisa.[/quote]
Mas recebe sim, já que passou o teste da câmara (vê-se o LED aceso através duma câmara, por exemplo de telemóvel)... por isso é que a minha hipótese favorita é a de que de alguma forma o LED passou a transmitir num comprimento de onde filtrado tanto pelo receptor da LEGO como pelo que enjorcaste.
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

[quote="AVCampos"]
Mas recebe sim, ...
[/quote]

Parece-me que estamos apenas a interpretar as coisa de forma distinta, mas está lá tudo  ;D

Os ultrasons emitidos por um morcego também me chegam aos ouvidos, mas como não tenho a sensibilidade para os sentir e por conseguinte ouvir, entendo que não os estou a receber.

Da mesma forma o LED pode estar a transmitir, mas se o faz num formato  tal (comprimento de onda) que os receptores não têm sensibilidade para ser excitados, é o mesmo que não os estarem a receber.

Pelo que se deduz dos exemplos anteriores, que a câmara fotográfica fala a linguagem dos morcegos.  :D  :D  :D

Abraço
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Exacto! Ou seja, o "morcego avariado" lançava gritos que o "ouvido receptor" escutava, e depois passou a gritar ultra-sons e o "ouvido" deixou de os conseguir escutar. ;)

Provavelmente, se de alguma maneira conseguires determinar o comprimento de onda em que o LED está a transmitir (assim de repente não em elmbro de nenhum equipamento de laboratório que faça isso) e usares um receptor compatível, já deverás apanhar alguma coisa.
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Mensagem por Conchas »

[quote="AVCampos"]
...se de alguma maneira conseguires determinar o comprimento de onda em que o LED está a transmitir (assim de repente não em elmbro de nenhum equipamento de laboratório que faça isso)[/quote]

OSA - Optical Spectrum Analyzer

Tenho aqui vários! :whistle:
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Sanjoanense :brincka: 2026, 3-5 de Outubro
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

[quote="Conchas"]

OSA - Optical Spectrum Analyzer

Tenho aqui vários! :whistle:
[/quote]

E nenhum te está a estorvar?  :whistle:  ;D

Bom... assim de repente, talvez isto funcionasse:
Se em vez de uma coisa tão elaborada como o SFH5110-38 que tem filtros incluídos para eliminar radiações indesejadas, usasse um simples LED receptor IV, que terá um espectro mais alargado de recepção e poderia eventualmente receber o sinal do comando mau, mais alguns ruídos ambientes à mistura, então poderia-mos tentar criar um filtro ajustável, que se regularia até obter uma sensibilidade óptima, o mais limpa possível de ruído, pois ao comprimento de onda está associada um frequência de acordo com a fórmula:

Imagem

Sabendo para que frequência se ajustou o filtro passa-banda, tinha-se uma ideia do comprimento de onda associado.

Abraço
Última edição por Mortymore em 25 set 2009, 17:44, editado 1 vez no total.
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

[quote="aparicio"]
2. Os leds emissores colocados nos comandos da Lego não são sempre iguais entre si, ou seja emitem todos em comprimento de onda xL +- tolerânciaL;
[/quote]

Essa  é a minha esperança.
Uma troca acertada de LEDs poderia resolver a questão.

[quote="aparicio"]
3. Ambos os leds do emissor estão bons (o problema está na modulação), mas um deles, o do comando avariado, funciona num comprimento de onda que o detector do teu set-up não apanha.
[/quote]

Esse é o meu receio.
Se o problema é na modulação, devido a uma alteração na frequência de transmissão, então o problema é do controlador, o que torna o comando irreparável, pois o controlador está implantado directamente na PCB.

Ainda hei-de medir com detalhe os sinais transmitidos por ambos os comandos, e em diferentes canais, pois isso altera necessariamente a frequência da portadora, para ver se encontro diferenças, pois ainda não tive oportunidade para esmiuçar isso.  :D

Quanto á medição dos sinais na base do transístor, não me parece relevante, pois se estão presentes no LED, têm que estar presentes na base do transístor ainda que mais "pequeninos", pois é de lá que vem o sinal. Não estou a ver o transístor a apresentar no colector o mesmo sinal que tem presente na base, mas a uma frequência diferente, pois isso sim, poderia ser o que de mau o transístor estivesse a fazer, caso de facto o problema seja uma adulteração na frequência de transmissão.
Mas de qualquer forma, e porque há ursos que andam de bicicleta, vou comparar os sinais na base e colector.

Desculpem andar a responder ás "mijinhas" mas estou no trabalho. (nota-se não !?  ;D)

Abraço
Última edição por Mortymore em 25 set 2009, 22:46, editado 1 vez no total.
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

[quote="aparicio"]
...
Já comparaste os sinais na base do transístor de saída dos comandos?
...
[/quote]

Esta é uma imagem onde se vê no canal1 o sinal presente na base do transísitor C8550, e no canal2 o sinal presente no colector. Os sinais foram recolhidos do comando que está avariado, mas como se pode ver, o problema não será do transístor.

[img width=500]http://www.brickshelf.com/gallery/Morty ... test07.jpg[/img]

Agora vou deixar 2 fotos das entranhas do comando 8885, para quem tiver curiosidade, pois para remover a placa é necessário dessoldar os contactos das pilhas e isso sei que não estará ao alcance de todos.
Desculpem a qualidade não ser grande coisa, mas a máquina já é velhinha e o fotografo não é melhor.

[img width=500]http://www.brickshelf.com/gallery/Morty ... test09.jpg[/img]

[img width=500]http://www.brickshelf.com/gallery/Morty ... test11.jpg[/img]

Na imagem seguinte pode ver-se que os LEDs IV de ambos os comandos acendem.

[img width=500]http://www.brickshelf.com/gallery/Morty ... test08.jpg[/img]

Abraço
Responder