mas vou contar uma história que me aconteceu quando eu era miudo.:
Vinha com a minha mãe a descer a Calçada dos Cesteiros em Lisboa (perto da feira da Ladra), e debaixo de um carro estacionado estava uma carteira de Homem em pele com aspecto de ser boa e cara.
Ao abrir a carteira vimos que não tinha dinheiro mas estava cheia de documentos de um militar de carreira que estava em serviço no Tribunal Militar (fica em Santa Clara na parte de cima onde se realiza a Feira da Ladra).
Fui com a minha mãe á porta do tribunal perguntar ao militar que fazia guarda á porta se conhecia aquele graduado e ele foi imediatamente chamá-lo lá dentro.
quando o dito senhor chegou á porta e nos viu com a sua carteira em mãos, em vez de ficar feliz e nos agradecer pelo achado, ainda sugeriu com tom provocador que nós teria-mos sido possivelmente os autores do roubo e estava-mos a devolver a carteira "sem o dinheiro" com a intenção de disfarçar a nossa culpa!
Moral da história:
Quando eu encontrava uma carteira na mesma situação daquela fazia vista grossa e passava á frente com medo que se voltasse a repetir a história