[quote="JMCampos"]
Ao fim e ao cabo, não vejo grande sacrilégio no emprego da palavra... desde que em minúsculas. Trata-se de um processo normal pelo qual um nome próprio acaba, pelo uso, por ser transposto para nome comum (isto deve ter uma qualquer designação esquisita em Gramática, mas disso eu já não sei

).
É como dizer "as lambretas", "as giletes", "os x-actos", "os cimbalinos" ...
"LEGOS" ou "Legos" (com maiúscula) é que não, seguramente!
[/quote]
Pois, mas é exactamente isso que é o perigo: deixas de chamar a "coisa" pelo nome, e passas a tratar o produto pela marca mais famosa. No fim, as pessoas não distinguem o original do clone/cópia... e depois acontece isto:
"o que é que queres?" tu respondes, naturalmente "LEGO".
Para ti quer dizer "jogo de construção da marca LEGO"
mas para a outra pessoa que vulgarizou a palavra, "lego" quererá dizer qualquer jogo de construção...
essa pessoa vai às compras e como não distingue LEGO como marca mas como protuto, compra-te mega-blocks ou qualquer outra marca... e tu... ficas com o produto que querias, mas não a marca que querias!
é este o grande perigo que existe quando se "banaliza" o nome da marca.
Para veres o quão perigoso isto é e o quanto as marcas lutam para que isto não aconteça, a TetraPack há uns 15 anos comprou uma edição INTEIRA de dicionários para que eles não fossem distribuídos... só porque nesse dicionário a palavra "tetrapack" e "tetrabrick" estavam definidos como "embalagem"...
Eu já tenho falado nisto aqui no fórum e volto a dizer: o que é importante é fazermos BEM! Se insistirmos em fazê-lo, a marca vai apreciar esse esforço e é assim que se conquista a confiança: é com as pequenas coisas que valem muito!