[MOC] Teste a Trepador

As nossas criações: MOCs, MODs, técnicas de construção.
Responder
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

[MOC] Teste a Trepador

Mensagem por AVCampos »

Aqui está um MOC que pode ser considerado "meio MOC".

Imagem

O próximo passo na evolução dos meus MOCs para trepar terrenos difíceis, a seguir ao FExplorer (sem braços) e ao Croc (com 2 braços) é algo com 4 braços... mas é muito, muito complicado criar um mecanismo que faça rodar esses braços e levantar o próprio peso sem se auto-destruir. :-X Por isso, e para estudar a rigidez dos braços em si e a velocidade geral do veículo, construí um corpo simplificado, atrelei-lhe 2 dos braços que já tinha construído (a modularidade ajuda), meti-lhe uma câmara sem fios e uns faróis, e fiquei à mesma com um veículo funcional, com 31 studs (24.2 cm) de comprimento e largura. 8)

A minha conclusão principal: embora os braços sejam fortes e provavelmente capazes de aguentar o peso de um veículo completo, as lagartas ficam muito esticadas, o que faz esforçar os motores de tracção, o que por sua vez faz com que o bicho coma pilhas como quem come pipocas. Tenho de arranjar maneira de dar só um nadinha de folga, usando rodas mais pequenas ou fazendo ajustes na geometria dos braços. Para além disso, é buscar a iluminação mental para criar um mecanismo de rotação de braços à prova de bala (o mecanismo, não os braços)...

Mais imagens:
Imagem Imagem Imagem

Vídeo do bicharoco em movimento:

Página no Bricksafe: https://www.bricksafe.com/pages/AVCampo ... imber-test
Última edição por AVCampos em 15 mai 2026, 18:19, editado 1 vez no total.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Re: [MOC] Teste a Trepador

Mensagem por CyberX »

:fixe:

Parece-me complicado o teu objectivo... eu limitava-me a dar-lhe mais energia :D
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Há problemas que não se resolvem atirando-se-lhes watts para cima... :D O FExplorer, por exemplo, tem muito mais agilidade e autonomia e com motores mais gulosos (PF XL em vez de PF L).
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Mensagem por CyberX »

AVCampos Escreveu: 15 mai 2026, 16:22 Há problemas que não se resolvem atirando-se-lhes watts para cima... :D
Fake news! Primeiro faz-se overclocking ou overpowering, depois é que se estuda optimização de algoritmos ou ajuste de geometria
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
AVCampos
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

Agora é que estou a ver como é que descobriste o teu gosto pela pirotecnia.
Responder