WIP - Motorização do Hauler 8264

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Registado: 10 nov 2008, 15:40
Contacto:

WIP - Motorização do Hauler 8264

Mensagem por Mortymore »

Conforme o tempo o permite, tenho andado a tentar controlar remotamente a deslocação do Hauler 8264.

Talvez motivado pelas generalidade das implementações que tenho visto na net, e também porque realmente a motorização dedicada de cada uma das rodas da cabine, me parece o mais fácil de implementar, tentei fazê-lo de igual forma.

Um exemplo:

Imagem

Note-se que este camião não vira as rodas lateralmente para mudar de direcção, mas dobra a cabine em relação ao atrelado (via uma turntable), à semelhança do Front Loader 8265 que também se dobra ao meio para curvar.
Portanto não é possível implementar um comum sistema de direcção, que vire as rodas. Logo, um motor aplicado a cada uma das rodas, permite executar uma viragem se apenas um deles for accionado, como se fosse para controlar um sistema de tracção com lagartas, com a desvantagem que não convém no caso do Hauler, colocar as rodas a girar cada uma para seu lado, como se pode fazer por exemplo com uma escavadora motorizada do tipo da 8294, que nesse caso giraria sobre si própria.

Um video exemplo:

Isto tudo para dizer que estive a perder o meu tempo a motorizar o Hauler ao estilo do que tenho visto, e a verdade é que tendo testado o seu deslocamento assim que me foi possível (o que aconteceu hoje mesmo antes de ir almoçar), verifiquei que esse tipo de motorização resulta em movimentos desajeitados, bruscos, e não é nada fácil de controlar.
O resultado é que estive a trabalhar para o boneco e vou ter que repensar e refazer a motorização, provavelmente passando por conseguir um sistema de direcção por acção sobre a turntable, ou até recorrendo a um LA, e a tracção de forma mais convencional, provavelmente atacando um diferencial.

Não perca as cenas dos próximos capítulos, onde um Hauler que se recusa a ser motorizado, sobrevoa o espaço aéreo de toda uma sala, acabando por embater violentamente numa parede.  >:D

Abraço

Nota: Imagens e video by NXT Liftboy
Conchas
Direcção
Direcção
Registado: 26 jan 2007, 15:20
Contacto:

Re: WIP - Motorização do Hauler 8264

Mensagem por Conchas »

Conclusões interessantes, sem dúvida!

Obrigado por partilhares. :)
FCorreia

#EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG

We are working to build a better :plug:
LEGO Fan, a lifelong experience - Play Well (Leg Godt)

Oeiras :brincka: 2026, 24-26 de Abril
AGarcia
Administrator
Administrator
Registado: 03 mai 2009, 22:47
Contacto:

Mensagem por AGarcia »

Gostei!  :fixe:

Venha então o próximo capítulo...
Sócio nº 101 - #EUusoOmeuLUGBULKnosEVENTOSdaPLUG
nmaio
Sócio
Sócio
Registado: 30 abr 2009, 21:29

Mensagem por nmaio »

Vais levar para Tomar?
Se levares eu faço antes o modelo B do 8264. :fixe:
AVCampos
Sócio
Sócio
Registado: 27 fev 2007, 19:26
Contacto:

Mensagem por AVCampos »

É uma solução muito interessante, sem dúvida! :fixe: Com um motor para cada roda em vez de um para andar e outro para virar, pode ser mais brusco nos movimentos mas tem o dobro da força: tem dois motores a puxar em vez de um a fazer o trabalho todo e outro a mexer só quando é para curvar. :)
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

@nmaio

Levo para Tomar se conseguir acabar o MOD.

@AVCampos

É verdade que com um motor em cada roda o Hauler tem mais força, mas sinceramente não estou a contar que vá transportar tijolos ou 1 Kg de açúcar como já vi a carregarem-lhe em cima para demonstração (basta ir ao youtube ver versões motorizadas do Hauler). O que se vê também nesse videos é o rodado traseiro todo derreado.  :notcool:
Para além do mais os tipos estão a usar material ilegal, uma vez que os tijolos e o açúcar não são LEGO.  ;D

Para mim, desde que carregue um punhado de bricks ou 4 ou 5 rodas, está muito bom.  :dontcare:

O que fiz entretanto no Hauler foi voltar a montá-lo no formato original, porque depois de tanta mudança já a estava a ficar perdido, e estive a dedicar-me a trocar o LA usado para elevar o balde (ou lá como se chama  ::)), por uma piston pneumático (ou lá como se chama  ::)), com a ajuda do MOD do modelo B do Tractor 8049 que ainda tinha montado.
Fez-me lembrar quando um tipo encosta 2 carros e liga cabos de uma bateria para a outra para dar um cheirinho de carga a uma delas.
Entretanto também já desmontei e mandei o 8049 para peças, e fica para amanhã (ou quando for possível) integrar o motor no Hauler 8262.

Ao aplicar um sistema pneumático no balde, já não há o problema de forçar o motor e o actuador linear se se deixar mais tempo ligado que a conta, e por outro lado liberto o actuador linear que não sei se não me virá a ser necessário para implementar a direcção no Hauler.

Tirei algumas fotos mas ainda não tive oportunidade pachorra para as colocar na web.  :whistle:

Abraço

PS: Entretanto se vir que isto vai dar em alguma coisa apresentável, crio um tópico na secção destinada a MOD/MOC.
Última edição por Mortymore em 03 jun 2010, 01:55, editado 1 vez no total.
Mortymore
Hero Member
Hero Member
Contacto:

Mensagem por Mortymore »

Já mexe.  :bailinho:

Worm gear a atacar a turntable, com o motor de direcção numa posição... invulgar.  ::)

Tive que desmultiplicar a tracção porque o animal à 1ª tentativa parecia um fórmula 1.  :P

Ficou com sistema pneumático motorizado para levantar o balde, e com um comutador para poder desligar o motor qd não está a operar.

A montagem sinto podia ser mais sólida, pois tive que reforçar a estrutura porque não estava a consegir boa tracção, mas como tenho poucas peças e com SET/MOD/MOC montados, fico um bocado limitado.  :dontcare:

Amanhã vou ver se consigo meter fotos e talvez 1 video.

Bom trabalho para os que vão amanhã fazer a montagem para Tomar.

Abraço

CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS
Última edição por Mortymore em 05 jun 2010, 23:17, editado 1 vez no total.
Responder