LEGO-ificação de componentes electrónicos?

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
Responder
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

LEGO-ificação de componentes electrónicos?

Mensagem por CyberX »

Bom dia a todos!

Desculpem-me os puristas mas estou a tentar arranjar forma de integrar uma ficha de alimentação numa parede LEGO. Dependendo do sucesso outras integrações virão.

Neste caso em concreto o objectivo é fornecer energia a uma bateria LEGO Power Functions Li-Po. A ficha desta bateria é do tipo 3.5x1.35 mm mas não consegui arranjar nenhum ficha para painel, apenas de outros tamanhos (aparentemente a malta dos Arduinos usa imenso o 5.5x2.1 mm por isso isso adoptei esse). Decidi fazer um adaptador para poder utilizar um adaptador de corrente vulgar, com estas 2 peças:

Imagem

(a segunda peça vem com os adaptadores de corrente da Hama à venda na Mediamarkt)

A ficha de painel tem mais ou menos o tamanho de um brick 2x1, decidi envolvê-la num qualquer material de modo a ficar parecida com um brick 2x2, um pouco mais alto [acabou ficando com uma altura de 5 plates].

O sugru parece estar na moda embora ainda não o tenha visto em Portugal e como recebi uma embalagem do Reino Unido decidi experimentar. Colei por cima da ficha um plate 2x1 (asneira: usei Super Cola, pelos vistos corrói o plástico, não tive cuidado, ficou feio mas siga), fiz uma estrutura envolvente para molde, besuntei com água e sabão para o sugru não colar, enchi com um bocado da massa e esperei um dia, não ficou mau, estou agora à espera que a tinta seque para ver como se comporta - apesar de toda a gente dizer que a tinta acaba por se soltar do sugru.

Imagem

Imagem

Mas o sugru tem a consistẽncia da borracha e eu preferia algo rígido, mais parecido com o ABS. Na Hobbykit onde comprei a tinta preta Tamyia têm uma pasta epoxy também da Tamyia, a pessoa que me atendeu diz que fica rígido e dá para lixar e pintar, alguém tem experiência?

Além disso a PTRobotics tem um plástico que derrete em água quente (60ºC), o Polymorph.

Ou recomendam-me algum outro material/método?
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Re: LEGO-ificação de componentes electrónicos?

Mensagem por csiquet »

Podes sempre desenhar e (mandar) imprimir a peça desejada.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Podes sempre desenhar e (mandar) imprimir a peça desejada.
:) Eu e o CAD temos um relação muito fria. E além disso perdia a piada toda não ter de misturar, amassar, sujar...

Mas é uma boa hipótese, é verdade. Sobretudo se quiser fazê-lo várias vezes.

Como isto do LEGO está a dar-me cabo do orçamento, comprar uma impressora 3D [este ano] está fora de questão. Tens experiência pessoal de algum site que imprima pedidos únicos/pequenos?
Jorge Pereira
csiquet
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2008, 16:50
Contacto:

Mensagem por csiquet »

Nem por isso. Só conheço alguém que montou uma impressora.
Talvez encontres algum site que faça isto na lista deste post: http://www.plug.pt/forum/http://localho ... #msg127423
Podes falar com o nosso presidente, ele já mandou imprimir peças customs.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Peça - primeira versão

Mensagem por CyberX »

Ao fim de algumas demãos de tinta já tenho peça.

Imagem

O sugru depois de curar fica género borracha dura, é fácil cortar com x-acto já lixar nem por isso, o melhor que consegui foi passar uma borracha de lápis, numa próxima vez tenho de fazer com mais cuidado. A tinta Tamyia agarra bem ao LEGO mas ao sugru é uma desgraça, só mesmo se muito grossa.
Apesar de a peça não ser rígida aguenta-se razoavelmente bem quando encaixada por cima de uma peça LEGO - passava bem por uma peça chinesa ;)

Imagem

Imagem

Agora só me falta dar um tratamento semelhante ao jack 3.5x1.35mm e depois soldar um par de condutores.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Tamiya Epoxy Putty

Mensagem por CyberX »

Bom dia.
A segunda peça foi LEGOlizada com epoxy em vez de sugru.

Imagem

(faltou algum trabalho de canivete)

Tentei primeiro com uma barra da Pattex (massa de reparação) mas fica granulosa (como se tivesse areia) e cura num instante (tem-se um minuto para misturar, outro para moldar e já está a ficar rija demais). Regressei à Hobbykit e comprei uma embalagem de Tamiya Epoxy Putty (Smooth Surface) por €8. Dá para trabalhar nas calmas (ao fim de hora e meia ainda estava macia e quando removi do molde ao fim de umas 12 horas ainda não estava totalmente rija), não fica granulosa e ao contrario do sugru dá para lixar e pintar (apesar de ficar sempre ligeiramente flexível / comprimível).

Embora não faça «click» encaixa bem em plates LEGO, sem se soltar:

Imagem

Imagem

O molde foi feito com peças LEGO besuntadas com vaselina. Sai bem com água e sabão mas como abusei vou ter de usar uma escova de dentes para tirar as partes mais entranhadas.

Imagem

Agora só falta mesmo soldar um par de condutores.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Conclusão - extensão funcional

Mensagem por CyberX »

Boa tarde.

E terminei:

Imagem

Imagem

Com um adaptador Hama da Mediamarkt na posição 12V tenho 12.88 V em vazio (o mesmo multímetro mostra 10.56 V em vazio com o carregador LEGO). Li algures no Eurobricks que a bateria Power Functions Li-Po aceita entre 10 a 18 Volt por isso tudo OK (este carregador permite até 1 A, recarregar a bateria supostamente consome cerca de 700 mA).

Como o epoxy não é transparente quase não se percebe que está a carregar:
Jorge Pereira
Responder