[quote="Conchas"]
No meio de tanta experiência, o dificil vai ser escolheres o que levar para demonstrar em Oeiras...

[/quote]
Não estou a pensar levar o heli para Oeiras, não passa de mais uma das milhentas curiosidades que me passam pela cabeça. Tivemos duas paragens de datacenter nos últimos 2 fins de semana e nas horas mortas pus-me a ensaiar o heli aqui no escritório, foi produtivo, mas agora já só posso mexer nisto à hora de almoço e mesmo assim dá demasiada bandeira.
Mas o controlo universal sim, mantenho a ideia da timeline evolutiva do MINDSTORMS e continuo a trabalhar na gateway para o Pocas poder conduzir o 42065 com o teclado dele. Já tenho um Scout, um RCX, e um Spybotics a funcionar por IR, posso por de parte um EV3 tb, não sei se o NXT reage ao IR mas se reagir e tiver tempo posso tb levar o meu.
Paralelamente aos MINDSTORMS por IR tenho um CyberMaster (por RF) e um Code Pilot e um Micro Scout por VLL, a linha evolutiva pré-MINDSTORMS (Interface A e B) mais o Control Center e uma pseudo linha evolutiva IR com o Dozer DUPLO, o Manas, um Nitro RC, o Wall-E e o 42065 (A e B)
Nota: Não tenho os sets referidos completos, apenas as partes electrónicas.
[quote="AVCampos"]
Fazendo o controlo pelo EV3 e portanto sem este loop de feedback, que utilização pretendes dar ao controlo do helicóptero?
[/quote]
Já pensei nisso várias vezes, vou sempre parar à Computer Vision. Algures na Net vi tipos a usar webcams Arduinos ligados ao PC, com um algoritmo básico faziam o helicoptero manter-se no centro da imagem vista pela webcam.
Teoricamente posso fazer o mesmo no EV3 mas não com a LEGOcam (não tem resolução suficiente) e seria MUITO lento.
O ideal seria algo como a
PixyCam ou a nova versão da Mindsensors mas não estou para aí virado (tenho a PixyCam mas nunca lhe dei a atenção devida).
Também já pensei em controlo manual com um BOOST em vez de um comando Wii. Quando/se tiver o Yaw e o Pitch a funcionar vou experimentar usar o sensor de ultrasons para o Throttle e o tilt sensor interno do BOOST Move Hub (ou o WeDo 2.0 Smart Hub com o Tilt Sensor externo).
O problema é a bateria gastar-se em 5 minutos mas ao fim de 2 ou 3 já não há repetitibilidade nos comandos... o meu primeiro script para este último video, todo afinadinho no PC, quando o fui correr no EV3 com o helicoptero plenamente recarregado colou o helicoptero ao tecto e por lá ficou uns 6 segundos.