Eliminador de Pilhas

Para os mais especializados em mecânica e electrónica em LEGO.
CyberX
Sócio
Sócio
Registado: 10 mar 2014, 20:09
Contacto:

Re: Eliminador de Pilhas

Mensagem por CyberX »

Há uns tempos correu o boato que as pilhas IKEA eram Eneloop.

Mas entre IKEA USA, UK, Sweden e PT nunca consegui perceber se era apenas boato, realidade local ou global. Se te dás bem com elas, força!

Eu já usei MediaMarkt, Auchan, Continente, Duracell, Evermax, Evergreen e sei lá mais o quê... ao fim de uns meses kaput.
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
vascolp
Newbie
Newbie
Registado: 03 mai 2021, 08:05

Mensagem por vascolp »

Os que tenho são muito parecidos com os da primeira mensagem do @AVCampos, de 1.2A.
Mas nunca os tinha usado muito, praticamente foram estreados na Brincka.
Hoje estive a usa-los bastante para alterar umas coisas no código da plataforma stewart e fiquei com a sensação que tinha mais dificuldade em ligar do PC aos TechnicHubs, do que usando pilhas recarregáveis.
Então medi a tensão em vazio (por código Pybricks) e dava 9.3V.
Mudei a tensão do transformador para 7.5V e a coisa funciona bastante bem. A plataforma tem 3 motores por hub que trabalham bastante ao mesmo tempo e nunca senti problemas.
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Em geral os transformadores desse tipo, com selector de tensão, são de baixa eficiência, com grandes perdas (pelo menos os baratos, que em geral não têm nenhum regulador de tensão e sim um transformador com um enrolamento com vários pontos de saída ligados ao selector, que depois encaminha para um circuito simples de ponte rectificadora e condensadores).

Como a potência é limitada, aumentando a tensão sobra menos folga para estabilizar a corrente e por isso puxando pela corrente começas a ter um sinal de saída no condensador muito irregular... e com muitas harmónicas, que podem interferir com o BT (especulação). Talvez por isso, ao baixares para 7.5 tenha melhorado.

Se tiveres um multímetro podes ver a tensão e a corrente à saída do transformador? A minha experiência há uns anos era que 7.5 não eram nada 7.5, idem para 9... sempre bastante mais. Mas gostava mesmo era de saber a corrente consumida... os motores grandes Powered Up puxam corrente que é uma coisa maluca, queimei um regulador nas minhas primeiras experiências com a gaita de foles e tive de repartir os 8 motores por 4 hubs.
Jorge Pereira
CyberX
Sócio
Sócio
Contacto:

Mensagem por CyberX »

Esqueci-me de referir que uso o gira-discos com 9.4 - 9.6 Volt sem problema. 4 motores médios Power Up (do tipo que vem no Spike). Com os PID modificados quer para não acelerar muito quer para reduzir o erro na velocidade final, isso talvez baixe um pouco os picos de corrente (sobretudo no início).

Os motores LEGO em geral podem ir até aos 12V. O Technic Hub suporta provavelmente mais de 10V mas não me apetece descobrir se sim ou se não :D

Ainda assim estou a considerar distribuir os 4 motores por dois hubs a ver se melhora (e também para libertar portas para umas ideias).
Jorge Pereira
Responder