Há uns tempos correu o boato que as pilhas IKEA eram Eneloop.
Mas entre IKEA USA, UK, Sweden e PT nunca consegui perceber se era apenas boato, realidade local ou global. Se te dás bem com elas, força!
Eu já usei MediaMarkt, Auchan, Continente, Duracell, Evermax, Evergreen e sei lá mais o quê... ao fim de uns meses kaput.
Eliminador de Pilhas
Re: Eliminador de Pilhas
Jorge Pereira
«De génio, criança e louco... porquê só 1 pouco?»
Os que tenho são muito parecidos com os da primeira mensagem do @AVCampos, de 1.2A.
Mas nunca os tinha usado muito, praticamente foram estreados na Brincka.
Hoje estive a usa-los bastante para alterar umas coisas no código da plataforma stewart e fiquei com a sensação que tinha mais dificuldade em ligar do PC aos TechnicHubs, do que usando pilhas recarregáveis.
Então medi a tensão em vazio (por código Pybricks) e dava 9.3V.
Mudei a tensão do transformador para 7.5V e a coisa funciona bastante bem. A plataforma tem 3 motores por hub que trabalham bastante ao mesmo tempo e nunca senti problemas.
Mas nunca os tinha usado muito, praticamente foram estreados na Brincka.
Hoje estive a usa-los bastante para alterar umas coisas no código da plataforma stewart e fiquei com a sensação que tinha mais dificuldade em ligar do PC aos TechnicHubs, do que usando pilhas recarregáveis.
Então medi a tensão em vazio (por código Pybricks) e dava 9.3V.
Mudei a tensão do transformador para 7.5V e a coisa funciona bastante bem. A plataforma tem 3 motores por hub que trabalham bastante ao mesmo tempo e nunca senti problemas.
Em geral os transformadores desse tipo, com selector de tensão, são de baixa eficiência, com grandes perdas (pelo menos os baratos, que em geral não têm nenhum regulador de tensão e sim um transformador com um enrolamento com vários pontos de saída ligados ao selector, que depois encaminha para um circuito simples de ponte rectificadora e condensadores).
Como a potência é limitada, aumentando a tensão sobra menos folga para estabilizar a corrente e por isso puxando pela corrente começas a ter um sinal de saída no condensador muito irregular... e com muitas harmónicas, que podem interferir com o BT (especulação). Talvez por isso, ao baixares para 7.5 tenha melhorado.
Se tiveres um multímetro podes ver a tensão e a corrente à saída do transformador? A minha experiência há uns anos era que 7.5 não eram nada 7.5, idem para 9... sempre bastante mais. Mas gostava mesmo era de saber a corrente consumida... os motores grandes Powered Up puxam corrente que é uma coisa maluca, queimei um regulador nas minhas primeiras experiências com a gaita de foles e tive de repartir os 8 motores por 4 hubs.
Como a potência é limitada, aumentando a tensão sobra menos folga para estabilizar a corrente e por isso puxando pela corrente começas a ter um sinal de saída no condensador muito irregular... e com muitas harmónicas, que podem interferir com o BT (especulação). Talvez por isso, ao baixares para 7.5 tenha melhorado.
Se tiveres um multímetro podes ver a tensão e a corrente à saída do transformador? A minha experiência há uns anos era que 7.5 não eram nada 7.5, idem para 9... sempre bastante mais. Mas gostava mesmo era de saber a corrente consumida... os motores grandes Powered Up puxam corrente que é uma coisa maluca, queimei um regulador nas minhas primeiras experiências com a gaita de foles e tive de repartir os 8 motores por 4 hubs.
Jorge Pereira
Esqueci-me de referir que uso o gira-discos com 9.4 - 9.6 Volt sem problema. 4 motores médios Power Up (do tipo que vem no Spike). Com os PID modificados quer para não acelerar muito quer para reduzir o erro na velocidade final, isso talvez baixe um pouco os picos de corrente (sobretudo no início).
Os motores LEGO em geral podem ir até aos 12V. O Technic Hub suporta provavelmente mais de 10V mas não me apetece descobrir se sim ou se não
Ainda assim estou a considerar distribuir os 4 motores por dois hubs a ver se melhora (e também para libertar portas para umas ideias).
Os motores LEGO em geral podem ir até aos 12V. O Technic Hub suporta provavelmente mais de 10V mas não me apetece descobrir se sim ou se não
Ainda assim estou a considerar distribuir os 4 motores por dois hubs a ver se melhora (e também para libertar portas para umas ideias).
Jorge Pereira